Trabalho Completo Mudanças Na Direção Da São Paulo Alpargatas.

Mudanças Na Direção Da São Paulo Alpargatas.

Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Ciências Sociais

Enviado por: Amandavaz2002 19 setembro 2013

Palavras: 529 | Páginas: 3

Estudo de Caso 1:

Mudanças na direção da São Paulo Alpargatas.

1º Quais foram os principais desafios enfrentados por Fernando Tigre ao assumir a presidência da São Paulo Alpargatas?

Fazer a empresa crescer e voltar a ter lucro, pois a mesma com estratégias ultrapassadas para condições ambientais estava perdendo. A empresa sofria também com a concorrência, principalmente as chinesas.

2º Quais foram os fatores que contribuíram para a falta de motivação entre os trabalhadores?

Decisões estratégicas ultrapassadas, organização ineficiente, comunicações entre divisões eram falhas. Com isso os trabalhadores não tinham expectativas de futuro na empresa.

3º Quais características dos grupos de trabalho que Fernando Tigre encontrou quando assumiu a presidência da Alpargatas?Qual foi seu impacto no ambiente de trabalho?

Características de uma empresa que preservava uma herança e burocracia acentuadas, com níveis de formalização muito exagerados para se lidar num mercado muito exigente e sedento por novidades. Seu impacto foi notar a excessiva formalização da empresa, que era responsável pela existência de equipes pouco unidas.

4º Quais foram as medidas tomadas para mudar o comportamento dos funcionários?

Redução de 14500 em 1997, para 10500 em 2001. Com isso incentivou a mudança de comportamento e criatividade. O foco era apenas produção industrial, passou a ser uma visão de mercado e com maior atenção ao gosto do consumidor, maior variedade e personalização nos produtos para alcançar as vendas.

5º Distinga, entre as várias medidas adoradas, aquelas que podem ser consideradas fatores higiênicos e fatores motivacionais, segundo Herzberg.

Fatores higiênicos às divisões dos modelos de produtos, cada um responsável pela produção e vendas dos produtos. E os fatores motivacionais foram assim que os chefes de divisão tinham sua própria autonomia sobre as decisões em lançamento.

6º Quais das abordagens teóricas de motivação melhor ajudam a compreender o caso?

Os funcionários que aderiram à mudança política da organização viam na empresa um futuro, e possibilidade de crescimento profissional promissor.

7º Você considera Fernando Tigre um líder orientado para a tarefa ou para as pessoas? Justifique.

Sim, com certeza. Ele tomou medidas que contribuíram para melhorar o ambiente de trabalho na Alpargatas. Quando ele chegou, os funcionários andavam cabisbaixos, mas, com as mudanças aumentaram as responsabilidades e a pressão, ela manteve os que aceitaram os desafios e responderam com comprometimento e dedicação às exigências, assim foi possível incrementar a participação ativa de todos, usufruindo todo capital humano ocioso da organização.

8º Como a teoria de contingência de Fiedler pode ajudar a compreender a atuação de Fernando Tigre como líder?

De acordo com Fiedler, existem apenas duas maneiras de melhorar a eficácia do líder: mudar o líder para que ele se encaixe na situação ou modificara situação para que se torne adequada ao líder. Fernando Tigre acreditava que a informalidade nas relações interpessoais tivesse o poder de incentivar os empregados, tornando-os colaboradores de organização tão importante quanto seus superiores. Foi por isso que fechou o restaurante da diretoria no 12º andar da sede da empresa, onde os subordinados não tinham acesso. Relações mais simples e diretas dão a sensação de inclusão na empresa, fazendo com que todos se sintam responsáveis e contentes pelo sucesso dos novos empreendimentos. Uma contribuição para melhorar o ambiente de trabalho.