Trabalho Completo Pedagogia Dos Surdos

Pedagogia Dos Surdos

Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Língua Portuguesa

Enviado por: Maria 31 outubro 2011

Palavras: 3927 | Páginas: 16

...

mais valorizada que o trabalho manual.Assinale alternativa que possui a(s) afirmação(ções) correta(s):E)Apenas a II e III

5-Leia a citação abaixo e depois responda o exercício.“É um tipo de conhecimento que faz uso da razão para explicar a realidade. Ela surgiu se contrapondo a outra forma de conhecimento, o pensamento mítico”.A citação refere-se:A)Ao conhecimento filosófico6-Sobre o que estudamos com relação ao conhecimento científico, é correto afirmar que:I O cientista busca compreender a realidade de maneira racional, por meio de métodos rigorosos que permitam alcançar um tipo de conhecimento sistemático, preciso e com a maior objetividade possível.II O cientista busca compreender a realidade de maneira mítica, por meio de métodos mágicos que permitam alcançar um tipo de conhecimento mítico, impreciso e com a maior subjetividade possível.III O cientista busca unir a racionalidade e a fé, o mito e a ciência, por meio de métodos que interfiram na atividade de outros indivíduos ou grupos sociais.Assinale alternativa que possui a(s) afirmação(ções) correta(s):A)Apenas a I7-Atualmente, muitas crenças do senso comum foram superadas pela ciência. Leia as afirmações abaixo, depois assinale a alternativa correta.I A Lua tem o mesmo tamanho do SolII O Sol se move em torno da Terra

C) A I e a II pertencem ao senso comum.8-Sobre o método experimental, assinale a correta:I A palavra método vem de meta, “ao longo de”, e hodós, “via caminho”.II Método é o percurso que se segue a fim de se alcançar um fim determinado: aelucidação de um problema.III O método não objetiva alcançar um fim determinado, nem a elucidação de um problema.

Assinale a alternativa que possui a(s) afirmação(ções) correta(s):

D)Apenas a I e II9-Leia a citação abaixo e depois responda o exercício.

“....é a capacidade intelectual para pensar e exprimir-se correta e claramente, para pensar e dizer as coisas tais como são. (...) é uma maneira de organizar a realidade pela qual esta se torna compreensível. É, também, a confiança de que podemos ordenar e organizar as coisas porque são organizáveis, ordenáveis, compreensíveis nelas mesmas e por elas mesmas, isto é, as próprias coisas são racionais” (CHAUÍ, 1997, p.59). A citação refere-se:

B)Ao conhecimento racional10- Leia o texto a seguir, reflita com atenção e depois resolva o exercício.

“O carbúnculo, doença infecciosa provocada por bactéria, trazia inúmeros prejuízos aos criadores de gado quando, em 1881, o francês Louis Pasteur se ocupou com o assunto. Levantou a hipótese de que os animais poderiam ser imunizados caso fossem vacinados com bactérias enfraquecidas de carbúnculo. Separou então sessenta ovelhas da seguinte maneira: em dez não aplicou nenhum tratamento, vacinou as outras 25 e após alguns dias lhes aplicou uma cultura contaminada por carbúnculo; não vacinou as 25 restantes, mas lhes inoculou a cultura contaminada. Depois de algum tempo verificou que as 25 ovelhas não vacinadas morreram, as 25 vacinadas sobreviveram e, comparadas com as dez que não tinham sido submetidas a nenhum tratamento ficou constatado que a vacina não lhes prejudicara a saúde.”

(ARANHA & MARTINS, 2005)

De acordo com a citação acima, assinale a alternativa que melhor descreve a forma pela qual Pasteur adquiriu o conhecimento:

C)O conhecimento foi adquirido por meio do método experimental, pois Pasteurformulou uma hipótese e a testou em um experimento.12-Leia o texto a seguir e depois resolva o exercício.

“Na Índia, onde os casos de meninos-lobos forma relativamente numerosos, descobriram-se, em 1920, duas crianças, Amala e Kamala, vivendo no meio de uma família de lobos. A primeira tinha um ano e meio e veio a morrer um ano mais tarde. Kamala, de oito anos de Idade, viveu até 1929. Não tinha nada de humano e seu comportamento era exatamente semelhante àquele de seus irmãos lobos.” Esse fato serve para provar quais (qual) das ideias (ideia) abaixo:

I. A necessidade da educação como fator de humanização do homem.

II. O tornar-se humano independe do convívio social.

III. Os homens já nascem com uma natureza humana.

A)Apenas a I13-Ao estudarmos o conhecimento científico, vimos que o método experimental se caracteriza pelas seguintes etapas: observação, hipótese, experimentação e generalização. A esse respeito podemos afirmar que:

I Diante de um problema que desafia a inteligência o cientista elabora uma hipótese.

II Se a hipótese for bem feita não será necessária a sua verificação.

III O uso de instrumentos e a possibilidade de mensuração oferecem maior rigor ao conhecimento científico.

IV É realizada uma generalização apenas com a realização de uma única experiência.

Assinale alternativa que possui a(s) afirmação(ções) correta(s):

D)Apenas I e III14-O caso da americana Helen Keller é emblemático na condição de tornar-se humano. Nascida cega, surda e muda, mesmo vivendo entre seus familiares a menina permaneceu afastada do mundo humano até o sete anos de idade, quando a professora Anne Sullivan lhe tornou possível a compreensão dos símbolos, introduzindo-a no mundo propriamente humano. Sendo assim, o que significa tornar-se homem?

I O ser humano, apesar de ter a influência do outro e do processo de aprendizagem, pode por vias próprias adquirir o conhecimento necessário para interagir na sociedade.

II O homem não nasce homem, pois precisa da educação para se humanizar. Crianças que, ao crescerem longe do contato com seus semelhantes ou sem incentivo, permaneceram como animais.

III Para tornar-se homem basta o acesso ao trabalho. Ele não precisa se relacionar com os outros, basta ter acesso as ferramentas que lhe permitam modificar o seu meio.

Assinale alternativa que possui a(s) afirmação(ções) correta(s):

B)Apenas a II15-Leia o texto abaixo e depois responda o exercício.

“A ciência não é um sistema de enunciados certos ou bem estabelecidos, nem um sistema que avança constantemente em direção a um estado final. Nossa ciência não é conhecimento (episteme): ela nunca pode pretender haver atingido a verdade. (...) Entretanto, a ciência tem mais do que um simples valor de sobrevivência biológica. Ela não é apenas um instrumento útil. Embora não possa atingir a verdade (...), o esforço pelo conhecimento e a procura da verdade ainda são os motivos mais fortes da descoberta científica. (...) O velho ideal científico da episteme – do conhecimento absolutamente certo, demonstrável – mostrou ser um ídolo. A exigência da objetividade científica torna inevitável que todo enunciado científico permaneça provisório para sempre.” (Popper)

De acordo com a citação acima, assinale alternativa que possui a(s) afirmação(ções) correta(s):

I O cientista não busca um conhecimento objetivo.

II É uma característica de o conhecimento científico estar sempre sujeito a refutação.

III O conhecimento científico é sempre provisório, pois tem de estar sempre aberto a novas observações e interpretações do objeto.

IV Se a ciência encontrasse verdades finais e irrefutáveis, ela deixaria de ser um conhecimento que sempre avança.

D)Apenas II, III, IV16-Sobre o que foi estudado sobre o conhecimento científico, é correto afirmar que:I A ciência busca um conhecimento preciso e objetivo que possa ser comprovado.II O senso comum produz um conhecimento preciso e objetivo.III A ciência produz um conhecimento certo, irrefutável e definitivo.Assinale alternativa que possui a(s) afirmação(ções) correta(s):

A)Apenas a I

17-Fonseca (2000) apresenta o conceito de Marketing, segundo AMA (American Marketing Association): “toda atividade de negócios que leva o produto ou serviço do produtor ao consumidor final.”. As questões de marketing podem ser consideradas na escola:

I As ações da escola são o negócio, de interesse público, no qual o serviço será levado ao consumidor, que são os alunos da escola;

II O serviço é levado pelo produtor, que são os representantes da política educacional concretizada na escola;

III O serviço é levado ao consumidor, que são os professores da escola;

IV As ações da escola são o negócio, de interesse público.

Assinale a alternativa correta.

E) V, V, F, V

18-Leia atentamente o seguinte trecho, transcrito do livro “Mark-óbvio”, de Luciene V. Branco: “O que nos impede de aceitar idéias novas são os nossos paradigmas, ou seja, nossos regulamentos internos, que filtram as idéias que nos chegam. Mas eles também impedem que dados inesperados sejam aceitos, cercando-nos de preconceitos. Como as pessoas não têm exatamente os mesmos paradigmas, as verdades aceitas por uns não são aceitas por outros. Isso também vale para comunidades inteiras, que, por vezes, adotam de maneira coletiva certos paradigmas e preconceitos. A grande verdade é que nossos paradigmas nos impedem de ver o futuro, levando-nos a uma verdadeira paralisia, tornando-se uma disfunção que impede a visão de novas alternativas.” No que diz respeito à forma como a autora aborda os paradigmas, a alternativa que corresponde de maneira mais adequada a seu sentido é:E) É possível dizer que os paradigmas definem padrões de ação, julgamento e percepção da realidade. Nesse sentido, a convicção neles presentes exercem um efeito de inércia diante de situações que exijam mudanças, por exemplo, no trabalho educativo

19-Leia as seguintes afirmações a respeito da relação da propaganda com as pessoas no mundo contemporâneo.

I A propaganda, geralmente, trata todas as pessoas como crianças extremamente ingênuas e crédulas. O mundo é sempre um mundo de faz-de-conta: nele a margarina “faz” a família bonita, alegre e unida.

II De modo geral as pessoas são bastantes críticas quanto às mensagens que estão implícitas nas propagandas e é apenas por isso que a propaganda não tem tanto poder em nossa sociedade.

III Não é sempre que a propaganda vende um produto dizendo o que ele é e para que serve. Ela vende uma imagem (de felicidade, de sucesso, de saúde, etc) que é transmitida por meio do produto.

Assinale alternativa que possui a(s) afirmação(ções) correta(s):d) Apenas a I e III

20-O que é globalização?

E) Um fato presente nos planos econômico, político e cultural, através do intercâmbio de mercadorias, capitais, informações e idéias entre os vários países, reduzindo as fronteiras geográficas.

21-Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I A mídia reproduz e reforça ideologias já que reflete os interesses do sistema no qual está inserida.

II O noticiário da TV é objetivo e neutro, já que apresenta os fatos tal como aconteceram.

III Os meios de comunicação de massa podem influenciar seus telespectadores, tanto de forma positiva, como de forma negativa.

Assinale alternativa que possui a(s) afirmação(ções) correta(s):

D) Apenas a I e III22-Leia a citação abaixo e depois responda o exercício.

“é a atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de troca” (...) “é a análise, o planejamento, a implementação e o controle de programas destinados a realizar as trocas desejadas com mercados-alvo, com o propósito de atingir as metas da organização” (BRANCO,1998).

Trata-se do conceito de:C) Marketing

23-Leia as afirmações abaixo e depois assinale o que se pede.

I Notícias e informações transmitidas em tempo real.

II Empresas fabricarem produtos em outros países e não apenas no seu país de origem.

III Grande número de produtos importados oferecidos para o consumidor.

IV Toda população dos países subdesenvolvidos consumirem amplamente produtos importados.

Assinale alternativa que possui a(s) afirmação(ções) com as características da globalização:

C) Apenas I, II e III24-Leia a citação abaixo e depois responda o exercício.

“a fim de adquirir, não somente uma qualificação profissional mas, de uma maneira mais ampla, competência que tornem a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe. Mas também aprender a fazer, no âmbito das diversas experiências sociais ou de trabalho que se oferecem aos jovens e adolescentes, quer espontaneamente, fruto do contexto local ou nacional, quer formalmente, graças ao desenvolvimento do ensino alternado com o trabalho” (DELORS, 2003). A citação refere-se a qual dos pilares da educação:B) Aprender a fazer25-Leia as afirmações abaixo, sobre a globalização, e depois responda o exercício.

I Os países “globalizadores”, que conseguem assimilar as novas tecnologias e possuem as multinacionais mais avançadas, são os que mais se beneficiam com a globalização.

II Os países “globalizados” são mais expostos aos impactos negativos da globalização, pois geralmente importam mais do que exportam, ou então exportam produtos menos elaborados.

III Com a globalização, no mundo todo aumentaram o número de trabalhadores que trabalham com carteira assinada e têm seus direitos assegurados.

Assinale alternativa que possui a(s) afirmação(ções) correta(s):

C) Apenas a I e II26-Segundo Machado (2004): “É necessário distinguir o que precisa ser representado daquilo que não se justifica registrar”. Assim, a escolha da escala é fundamental para determinar o que será ou não evidenciado. Para o autor, a “escala determina, pois, em ‘esquecimento consciente’”. Além disso, “é possível abordar qualquer assunto em qualquer número de aulas; tudo depende da escolha de uma escala adequada”.O texto acima se refere a qual ação do professor:C) Mapear relevâncias27-Leia a citação abaixo e depois responda o exercício.

“combinando uma cultura geral, suficientemente vasta, com a possibilidade de trabalhar em profundidade um pequeno número de matérias. O que também significa: aprender a aprender, para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo de toda a vida” (DELORS, 2003). A citação refere-se a qual dos pilares da educação:A) Aprender a conhecer

28-Leia a citação abaixo e depois assinale a alternativa correta.

“é uma realidade presente, que se manifesta nos planos econômico, político e cultural, a partir de uma aceleração do intercâmbio de mercadorias, capitais, informações e idéias entre os vários países, ocasionando uma redução das fronteiras geográficas” (BARBOSA, 2003). A citação refere-se a:

D) Globalização29-Leia a citação abaixo e depois responda o exercício.

“desenvolvendo a compreensão do outro e a percepção das interdependências – realizar projetos comuns e preparar-se para gerir conflitos – no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz” (DELORS, 2003). A citação refere-se a qual dos pilares da educação:

C) Aprender a viver juntos

30-Leia trecho de Jacques Delors, acerca do respeito ao outro como um dos requisitos fundamentais da educação para o século XXI. Em seguida, responda a questão abaixo:

“A educação tem por missão, por um lado, transmitir conhecimentos sobre a diversidade da espécie humana e, por outro, levar as pessoas a tomar consciência das semelhanças e da interdependência entre todos os seres humanos do planeta. Desde tenra idade a escola deve, pois, aproveitar todas as ocasiões para esta dupla aprendizagem. Algumas disciplinas estão mais adaptadas a este fim, em particular a geografia humana a partir do ensino básico e as línguas e literaturas estrangeiras mais tarde. Passando à descoberta do outro, necessariamente, pela descoberta de si mesmo, e por dar à criança e ao adolescente uma visão ajustada do mundo, a educação, seja ela dada pela família, pela comunidade ou pela a escola, deve antes de mais ajudá-los a descobrir a si mesmos. Só então poderão, verdadeiramente, pôr-se no lugar dos outros e compreender as suas reações. Desenvolver esta atitude de empatia, na escola é muito útil para os comportamentos sociais ao longo de toda a vida. Ensinando, por exemplo, aos jovens a adotar a perspectiva de outros grupos étnicos ou religiosos podem evitar incompreensões geradoras de ódio e violência entre adultos. Assim, o ensino das histórias das religiões ou dos costumes pode servir de referência útil para futuros comportamentos”.

Levando-se em conta as ideias acima apresentadas, pode-se afirmar seguramente que:

C) O autor defende o argumento segundo o qual a história da religiosidade humana pode servir como referência importante contra a persistência de práticas violentas baseadas em incompreensões e valores intolerantes.31-Leia a citação abaixo e depois responda o exercício.

“para melhor desenvolver a sua personalidade e estar à altura de agir com cada vez maior capacidade de autonomia, de discernimento e de responsabilidade pessoal. Para isso, não negligenciar na educação nenhuma das potencialidades de cada indivíduo: memória, raciocínio, sentido estético, capacidades físicas, aptidão para comunicar-se” (DELORS, 2003). A citação refere-se a qual dos pilares da educação:

D) Aprender a ser32-São os valores que defendem a menor intromissão do Estado na dinâmica do mercado, devendo o poder público se voltar para um conjunto limitado de tarefas, tais como a defesa nacional, a regulação jurídica da propriedade e a execução de algumas políticas sociais. Seria o chamado “Estado mínimo”. Os governantes nas várias esferas passam então a fazer uso das políticas de abertura de mercado, eliminando os subsídios, corte de impostos e privatizações, colocando maior ênfase na busca de eficiência econômica e abrindo espaço para expansão do setor privado.

Escolha a alternativa que apresenta o conceito descrito acima:

C) Neoliberalismo

33-O caso da americana Helen Keller é emblemático na condição de tornar-se humano. Com poucos meses de vida ficou cega, surda e, consequentemente, muda, mesmo vivendo entre seus familiares a menina permaneceu afastada do mundo humano até o sete anos de idade, quando a professora Anne Sullivan lhe tornou possível a compreensão dos símbolos, introduzindo-a no mundo propriamente humano. Sendo assim, o que significa tornar-se homem?

I O ser humano, apesar de ter a influência do outro e do processo de aprendizagem, pode por vias próprias adquirir o conhecimento necessário para interagir na sociedade.

II O homem não nasce homem, pois precisa da educação para se humanizar. Crianças que, ao crescerem longe do contato com seus semelhantes ou sem incentivo, permaneceram como animais.

III Para tornar-se homem basta o acesso ao trabalho. Ele não precisa se relacionar com os outros, basta ter acesso as ferramentas que lhe permitam modificar o seu meio.

Assinale alternativa que possui a(s) afirmação(ções) correta(s):

B)Apenas a II34-Leia a citação abaixo e depois responda o exercício.

“....é a capacidade intelectual para pensar e exprimir-se correta e claramente, para pensar e dizer as coisas tais como são. (...) é uma maneira de organizar a realidade pela qual esta se torna compreensível. É, também, a confiança de que podemos ordenar e organizar as coisas porque são organizáveis, ordenáveis, compreensíveis nelas mesmas e por elas mesmas, isto é, as próprias coisas são racionais” (CHAUÍ, 1997, p.59). A citação refere-se:B) Ao conhecimento racional35-De acordo com os conteúdos estudados, assinale a alternativa correta.

D) Só os seres humanos produzem linguagem simbólica.

36-“O coração tem razões que a própria razão desconhece”. A frase de Pascal significa:C) “Razões”, na frase, são os motivos do coração37-Sobre o método experimental, pode-se afirmar que:

I A palavra método vem de meta, “ao longo de”, e hodós, “via caminho”.

II Método é o percurso que se segue a fim de se alcançar um fim determinado: a elucidação de um problema.

III O método não objetiva alcançar um fim determinado, nem a elucidação de um problema.

Assinale a alternativa que possui a(s) afirmação(ções) correta(s):D) Apenas a I e II38-Sobre o conceito razão instrumental, pode-se afirmar que:

I Razão instrumental foi um conceito criado por Darwin para explicar o processo de evolução da razão.

II Razão instrumental foi um conceito criado por Adorno e Horkheimer para explicar como a razão se tornou um instrumento de dominação, poder e exploração.

III A razão instrumental nasce quando o sujeito do conhecimento toma a decisão de que conhecer é dominar e controlar a natureza e os seres humanos.

Assinale alternativa que possui a(s) afirmação(ções) correta(s):

D) Apenas a II e III39-Atualmente, muitas crenças do senso comum foram superadas pela ciência. Leia as afirmações abaixo, depois assinale a alternativa correta.

I Tomar leite com manga faz mal.

II O Sol é menor do que a Lua

D) A I e a II pertencem ao senso comum.40-Leia a citação abaixo e depois responda o exercício.

“É um tipo de conhecimento que faz uso da razão para explicar a realidade. Ela surgiu se contrapondo a outra forma de conhecimento, o pensamento mítico”.

A citação refere-se:

A)Ao conhecimento filosófico41-Leia as seguintes afirmações a respeito da relação da propaganda com as pessoas no mundo contemporâneo.

I A propaganda, geralmente, trata todas as pessoas como crianças extremamente ingênuas e crédulas. O mundo é sempre um mundo de faz-de-conta: nele a margarina “faz” a família bonita, alegre e unida.

II De modo geral as pessoas são bastantes críticas quanto às mensagens que estão implícitas nas propagandas e é apenas por isso que a propaganda não tem tanto poder em nossa sociedade.

III Não é sempre que a propaganda vende um produto dizendo o que ele é e para que serve. Ela vende uma imagem (de felicidade, de sucesso, de saúde, etc), que é transmitida por meio do produto.

Assinale alternativa que possui a(s) afirmação(ções) correta(s):

D) Apenas a I e III42-O que é globalização?

E) Um fato presente nos planos econômico, político e cultural, através do intercâmbio de mercadorias, capitais, informações e idéias entre os vários países, reduzindo as fronteiras geográficas.

43-“No Brasil, como na maior parte dos países, a indústria cultural está nas mãos de poucos grupos: grandes empresas de comunicação possuem redes de televisão e de rádio; o mesmo se dá com as redes de jornais e de revistas; e poucas editoras dominam igualmente o mercado editorial” (ARANHA e MARTINS, 2005, p.69). Além disso, em nosso país:

I O canal de televisão é uma concessão do Estado, que pode ser suspensa a qualquer momento.

II A televisão é um empreendimento comercial privado e, como tal não visa o lucro.

III A televisão é sustentada pelos anunciantes, que, antes de investirem o dinheiro em publicidade verificam o índice de audiência de cada programa.

IV O conteúdo da programação, não sofre nenhum tipo de censura e não recebe nenhum tipo de influência por parte do Estado e nem dos grupos econômicos que compram o espaço publicitário.

Assinale alternativa que possui a(s) afirmação(ções) correta(s):

C) Apenas I e III44-Leia a citação abaixo e depois responda o exercício.

“O mundo torna-se uma realidade construída de forma mais bela e sedutora, mas também fragmentada. O resultado, porém, é muitas vezes a ilusão de conhecimento, o conhecer por fragmentos, sem que haja um momento para a integração das partes e a reflexão sobre as informações recebidas.”

A citação refere-se a(o):

A) Simulacro45-Para explicar o que significa “valor” comecemos por dizer que existe o mundo das coisas e o mundo dos ________. Não podemos afirmar, porém que os valores são da mesma maneira que as coisas são, porque o valor é sempre uma _______ entre o sujeito que valora e o __________ que é valorado; por isso não há “valor em si”, mas “valor para alguém”.

E) valores – relação – objeto

46-De acordo com a discussão sobre juízos, podemos citar como exemplo de um juízo de valor, a seguinte frase:

B) A praia é mais bela que a montanha47-“Uma vida sem pensamento é totalmente possível, mas ela fracassa em fazer desabrochar sua própria essência – ela não é apenas sem sentido; ela não é totalmente viva. Homens que não pensam são como sonâmbulos” (Hannah Arendt).

O texto acima, ao criticar o “viver sem pensamento”, procura estimular uma educação:

B) Para a autonomia

48-De acordo com a discussão sobre juízos, podemos citar como exemplo de um juízo de realidade, a seguinte frase:

D) A farmácia vende remédios