Trabalho Completo Resenha Do Livro Gerente Minuto

Resenha Do Livro Gerente Minuto

Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Outras

Enviado por: Lorena 28 dezembro 2011

Palavras: 1069 | Páginas: 5

...

ito. Isso despertou mais interesse no jovem pelo conceito de gerente-minuto. Conversou com o funcionário durante um bom tempo e fez muitas anotações sobre a fala dele.

No diálogo que teve com a segunda pessoa, descobriu o segundo passo, representado pelos Elogios-minuto. O rapaz nesse momento pensou sobre o assunto, pois até então havia percebido que elogios não faziam parte da rotina das empresas que ele conhecia. A funcionária explicou que esses elogios são distribuídos quando alguém faz alguma coisa certa o que o deixou abismado, pois nenhum gerente que conhecia tinha essa atitude.

O rapaz sempre após todas as entrevistas refletia sobre tudo que acontecia e tudo que obtinha em informações. Cada vez mais ele estava prestes a descobrir os segredos da gerencia eficiente e eficaz, isso o deixava animado. Ao fazer a terceira visita confirmou o pensamento que tinha de que todos sempre falavam o mesmo sobre o gerente-minuto. As informações que conseguia estavam sempre muito interligadas e ele surpreendeu-se ao perceber o grau de informação que esses colaboradores tinham entre si. O terceiro segredo lhe seria revelado: As repreensões-minuto. Isso sim o entrevistador já havia verificado em outras organizações, porém ao passo que o funcionário ia lhe explicando como funcionava, percebeu que isso se dava de forma diferenciada, que essas repreensões aconteciam quando ocorria algum erro, porém não era realizado de forma a magoar as pessoas, mas como forma de fazê-las identificar seu erro e corrigi-los, isso de forma inteligente e eficaz. O rapaz sentiu-se realizado por aprender com cada um dos funcionários um segredo do Gerente Minuto ele estava pautado no descobrimento do verdadeiro significado da palavra liderança, além de ter observado que aquela organização funcionava muito bem em todos os seus aspectos por trazer uma nova proposta de gerenciamento de pessoal, baseada em três princípios básicos: estabelecer objetivos, usar o reforço positivo e lançar mão da repreensão como instrumento de redirecionamento. Isso o deixou fascinado e a compreensão de como a Gerência-Minuto funcionava o deixou cada vez mais envolvido.

Alguns dias depois, voltou à sala do gerente e contou a ele tudo o que tinha aprendido inclusive o motivo pelo qual ele se chamava Gerente-minuto. Conversaram sobre os métodos aplicados pelo gerente e ele afirmou que o rapaz também tinha condições de aplicá-lo, pois ele apresentava segundo o Gerente-Minuto todas as características de um líder como motivação profunda, capacidade de estimular as pessoas, supera sempre o esperado, cria clima de ética, integridade, confiança, respeito pelo outro, transparência, aprendizado contínuo, inovação, pro atividade, humildade, inteligência emocional dentro da empresa entre os colaboradores. O rapaz soube que é o conjunto de todas essas ações que reflete uma gerência capaz de liderar pessoas e alcançar resultados.

O gerente convidou o rapaz para trabalhar com ele, que entusiasmado aceitou e tornou-se também um gerente-minuto que repassou o seu aprendizado a todos aqueles que o procuraram em busca de conhecimentos. Liderar pessoas trata-se apenas em preocupar-se com resultados e com pessoas sem esquecer-se da importância e valor que os dois têm na empresa. Essa foi a maior lição que o rapaz aprendeu.

O livro aborda assuntos interessantes, como a liderança, a necessidade de fazer elogios aos seus funcionários, o estabelecimento de metas e objetivos e até a necessidade de fazer repreensões, de forma bem clara, sendo um verdadeiro manual para uma gerência competente. A abordagem feita é bem simples, clara e objetiva, o que ajuda muito a sua compreensão e faz com que a leitura e a interpretação das informações se dêem de forma mais agradável.

O Gerente Minuto traz uma proposta interessante de gerenciamento de pessoal baseada nos três princípios básicos, o de estabelecer objetivos, o de usar o reforço positivo e o de lançar mão da repreensão como instrumento de redirecionamento do comportamento dos colaboradores. Estes preceitos devem ser vistos pelos gestores atualmente como regras indiscutíveis da gerência eficaz, pois acredito que a melhor forma de se gerir pessoas é através do desenvolvimento de suas capacidades, de seu potencial e através da motivação, diante disso todo e qualquer funcionário que esteja dentro desse perfil, com certeza desenvolverá muito melhor suas atividades e estará muito mais envolvido nos processos da organização. O resultado desse processo é o crescimento do colaborador e o sucesso organizacional.