TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIVERSIDADE E BIODIVERSIDADE

Por:   •  23/3/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.510 Palavras (7 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 7

DIFERENTES NÍVEIS DE LUMINOSIDADES E DIFERENTES SUBSTRATOS ALTERNATIVOS COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA RADICULAR DE ORQUÍDEAS DO GENERO PHALAENOPSIS

DIFFERENT LEVELS OF LUMINOSITIES AND DIFFERENT ALTERNATIVE SUBSTRATES AS A FACTOR FOR THE DEVELOPMENT OF THE RADICULAR ORCHID SYSTEM OF THE GENAL PHALAENOPSIS

CRISTIANO MENDES DE SOUSA

Universidade Estadual de Goiás – UEG

cristiano.smc@gmail.com

Resumo

A família das orquídeas possui grande diversidade de espécies e híbridos, suas flores realçam pela sua forma, cores e suas características particulares. A presente pesquisa ressalta a importância de discutir qual a porcentagem de luminosidade e substrato necessária para o desenvolvimento das orquídeas do gênero Phalaenopsis. Tendo em vista que, um dos maiores problemas é a extinção das orquídeas desse gênero. Nesse sentido, o objetivo geral é identificar qual porcentagem de luminosidade e substrato confere melhor desenvolvimento ao sistema radicular das orquídeas do gênero Phalaenopsis. Para sua realização, definiu-se como campo da pesquisa o Orquidário Irpeel Green, localizado na zona rural no km 9 da GO 221 sentido Caiapônia. Destacam-se alguns autores que contribuíram para a fundamentação teórica do trabalho: Mattiuz, Rodrigues e Mattiuz (2006), Pabst e Dungs (1975), Silveira e Córdova (2009). Para o desenvolvimento do trabalho, considerou-se como metodologia mais adequada a investigação quantitativa e qualitativa.

Palavras-chave: Orchidaceae. Phalaenopsis. Luminosidade. Substrato.

Abstract

The family of orchids has a great diversity of species and hybrids, its flowers emphasize by their form, colors and their particular characteristics. The present research emphasizes the importance of discussing the percentage of luminosity and substrate necessary for the development of orchids of the genus Phalaenopsis. Considering that, one of the biggest problems is the extinction of orchids of this genus. In this sense, the general objective is to identify which percentage of luminosity and substrate gives better development to the root system of orchids of the genus Phalaenopsis. For its accomplishment, the Orquidário Irpeel Green was defined as field of research, located in the rural zone in km 9 of GO 221 direction Caiapônia. Some authors have contributed to the theoretical basis of work: Mattiuz, Rodrigues and Mattiuz (2006), Pabst and Dungs (1975), Silveira and Córdova (2009). For the development of the work, quantitative and qualitative research was considered as more adequate methodology.

Keywords: Orchidaceae. Phalaenopsis. Brightness. Substrate.


1. INTRODUÇÃO

Desde a antiguidade as orquídeas são admiradas pela sua beleza e por suas propriedades medicinais. A família das orquídeas constitui um dos grupos mais diversificados entre as plantas, sua diversidade pode ser constatada por meio do grande número de espécies, cerca de 25 mil dividas em 850 gêneros distribuídos por quase todo o planeta, exceto nas regiões polares e nos desertos, porém a maioria das espécies ocorre em florestas úmidas de regiões tropicais e subtropicais, crescendo diretamente no solo, sobre pedras, ou, principalmente, como epífitas (MATTIUZ, RODRIGUES e MATTIUZ, 2006).

O Brasil possui cerca de 2.300 espécies de orquídeas nativas, distribuídas em regiões tropicais e subtropicais das Américas e Caribe. Vale ressaltar que, o Brasil é considerado o centro de origem de muitas espécies de orquídeas, além de aparecer em quatro dos seis biomas brasileiros que são: Mata Atlântica, a mais rica em espécies, seguido pela Floresta Amazônica, pelo Cerrado e pela Caatinga (PABST, DUNGS, 1975).

Nessa perspectiva, a presente pesquisa tem como tema os diferentes níveis de luminosidades e diferentes substratos alternativos como fator de desenvolvimento do sistema radicular de orquídeas do gênero (Phalaenopsis). Assim, este estudo dedica-se em investigar qual é a melhor forma de propiciar melhor desenvolvimento do sistema radicular das Phalaenopsis.

A partir desses pressupostos, o objetivo principal dessa pesquisa consiste em identificar qual porcentagem de luminosidade e substrato confere melhor desenvolvimento ao sistema radicular das orquídeas do gênero Phalaenopsis.

Os objetivos específicos são: Buscar identificar através do teste de substratos alternativos e ecologicamente corretos os que podem apresentar viabilidade para o cultivo da Phalaenopsis. Utilizar luminosidades em associação com substratos alternativos para chegar a um substrato ecologicamente correto, com potencial de utilização e viabilidade econômica. Compreender qual substrato apresentará característica de baixa densidade, elevada porosidade, retenção da umidade sem excesso e boa aeração, garantindo um bom arejamento para o sistema radicular e consequentemente seu bom desenvolvimento.

O trabalho a ser realizado se justifica pelo apelo ecológico que o mesmo apresenta uma vez que será testado como substratos alternativos ao cultivo de orquídeas o fruto da Macaúba, do Baru e o Mesocarpo do coco da Bahia em associação com substratos já utilizados como fibra de coco da Bahia, casca de pinus e carvão vegetal. Também poderá surgir um produto com grande apelo social, uma vez que pode envolver a exploração sustentável de recursos naturais renováveis. O município de Iporá conta com duas empresas especializadas na comercialização de orquídeas e insumos em geral, comprovando que a cidade de Iporá e as demais circunvizinhas apresentam um mercado consumidor bastante significativo.

2. MATERIAL E MÉTODOS

Para realização desse trabalho, considerou-se como metodologia mais adequada a investigação quantitativa e qualitativa. Vale ressaltar que,

A pesquisa quantitativa, que tem suas raízes no pensamento positivista lógico, tende a enfatizar o raciocínio dedutivo, as regras da lógica e os atributos mensuráveis da experiência humana. Por outro lado, a pesquisa qualitativa tende a salientar os aspectos dinâmicos, holísticos e individuais da experiência humana, para apreender a totalidade no contexto daqueles que estão vivenciando o fenômeno (SILVEIRA, CÓRDOVA, 2009, p. 31).

Nesse sentido, a pesquisa foi baseada em resultados quantitativos e qualitativos. O experimento foi realizado no Orquidário Irpeel Green, localizado na zona rural no km 9 da GO 221 sentido Caiapônia com implantação no início do mês de julho de 2018 e deverá ser finalizado em outubro de 2018.

Considerando que o substrato utilizado no cultivo de orquídeas tem uma grande influência no seu processo de desenvolvimento foram escolhidos três substratos alternativos combinados a três níveis diferentes de luminosidade a fim de analisar em qual condição se obterá melhor resultado de desenvolvimento do sistema radicular para o gênero Phalaenopsis. Foram utilizadas oito plantas para cada tratamento. Além disso, cada tratamento contará com oito plantas utilizando-se substrato convencional para o cultivo de orquídeas do gênero Phalaenopsis que serão o controle do experimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (116.4 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com