TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS

Por:   •  31/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho de Biologia

(Victor)

Bactérias e Virús

Nome: Giovana Rodrigues

Nº 14

Prof: Victor

Sala: 3 E.M

Trabalho de Biologia

Bactérias e Virús

Nome: Gabriel Braga

Nº 10

Prof: Victor

Sala: 3 E.M

* DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS

- Dengue;  É transmitido pelo vetor Aedes aegypti, um mosquito que, quando infectado pelo vírus, pode transporta-lo em seu corpo pelo resto da vida. Após a picada, os sintomas não são imediatos, pois o vírus tem um tempo de incubação que dura entre 5 a 15 dias. Passado esse tempo, começam a surgir os primeiros sintomas, que podem incluir dor de cabeça, febre alta, dor no fundo dos olhos e dor no corpo. A dengue é uma doença que não é contagiosa, ou seja, que não pode ser transmitida de pessoa para pessoa, e também não é transmitida através da água ou alimentos.

- Hepatite; A hepatite é uma doença infecciosa aguda, causada pelo vírus da hepatite. A transmissão do vírus é fecal-oral, através da ingestão de água e alimentos contaminados ou diretamente de uma pessoa para outra. Uma pessoa infectada com o vírus pode ou não desenvolver a doença. A higiene é o principal meio de prevenção: lavar bem as mãos após ir ao banheiro e antes de comer, lavar bem alimentos que serão consumidos crus e cozinhar bem os demais, principalmente frutos do mar e carne de porco.

- Raiva (hidrofobia);  A raiva é uma zoonose (doença transmitida de animais para o homem) causada por um vírus. É uma das doenças mais graves que se tem conhecimento, com taxa de mortalidade de quase 100%. Virtualmente todos os casos de raiva humana são transmitidos através de mordidas ou arranhões de animais infectados. Como o vírus encontra-se presente na saliva dos animais contaminados, outra via de transmissão possível, mas bem menos comum, é através de lambidas em mucosas, como a boca, ou feridas abertas. Como prevenção tem as vacinas anti rábicas.Outras formas de prevenir a doença são: vacinar seus animais de estimação, contatar o controle de animais quando achar um animal sem dono na rua, evitar contato com animais selvagens.

- Mononucleose; A mononucleose infecciosa, também conhecida como doença do beijo, é uma doença contagiosa, causada por um vírus da família do herpes, chamado vírus Epstein-Barr (EBV). O vírus é transmitido diretamente de humano para humano através da saliva, e além do beijo, a mononucleose pode ser transmitida através da tosse, espirro, objetos como copos e talheres ou qualquer outro modo onde haja contato com a saliva de uma pessoa contaminada.

Para prevenir, evite atividades como beijar pessoas que você nao conheça, lave bem as maõs, e não compartilhe objetos pessoais.

- Sarampo; O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância. A transmissão ocorre diretamente, de pessoa a pessoa, geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração, por isso a facilidade de contágio da doença. Além de secreções respiratórias ou da boca, também é possível se contaminar através da dispersão de gotículas com partículas virais no ar, que podem perdurar por tempo relativamente longo no ambiente, especialmente em locais fechados como escolas e clínicas. A única forma de prevenção é a vacinação.

* DOENÇAS CAUSADAS POR BACTÉRIAS

- Cólera; A cólera é uma infecção intestinal aguda, epidêmica, muito contagiosa e perigosa causada pela bactéria Vibrio cholerae. É transmitida por contato direto pessoa a pessoa e se propaga principalmente através dos alimentos e da água. Aa cólera pode ser prevenida lavando-se de maneira adequada os alimentos e fervendo a água antes do consumo. Além disso, a medida de longo prazo mais importante para o controle da cólera é a garantia de acesso à água de boa qualidade e saneamento básico. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (144.1 Kb)   docx (296.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com