TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ECOLOGIA TRÓFICA E POPULACIONAL

Por:   •  5/11/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

VIVIANE DIAS ALBUQUERQUE

Licenciatura em Biologia

                   ECOLOGIA TRÓFICA E POPULACIONAL

Professora: Solange Aparecida Bispo dos Santos

 Claretiano Centro Universitário

SALVADOR- BA

2018

O artigo analisa e avalia com uso de dados estatísticos, a comunidade dos organismos zooplanctônicos nos reservatórios do Estado de São Paulo.[pic 2][pic 3]

Os principais tópicos do texto que mais me chamaram atenção são:

1. O tópico que aborda sobre a disponibilidade de recursos hídricos com qualidade adequada.

Nesse tópico percebe-se que o desenvolvimento socioeconômico de um país como o

Brasil, depende da qualidade dos recursos hídricos e pra isso, se faz necessário que haja políticas públicas e condições adequadas de desenvolvimento sustentável. Dessa maneira, teremos uma população mais saudável e a redução nos casos de doenças vinculadas à agua.

2. O tópico que trata da abordagem sobre as principais fontes de poluição aquática.

Nesse tópico, é possível observar que as atividades domiciliares, industriais e agrícolas são as responsáveis direta ou indiretamente, pela contaminação e poluição da água e que o saneamento básico precário, como o esgoto doméstico, aumentam esses casos.

3. O tópico que aborda que os organismos que constituem o zooplanctônicos são sensíveis as mudanças ambientais, por isso são bioindicadores.

Nesse tópico é possível notar que os organismos zooplanctônicos são bons bioindicadores aquáticos pois são sensíveis as mudanças ambientais e,com isso, é possível avaliar a qualidade da água.

4. O tópico que ressalta a importância da caracterização físico-química e da integridade das comunidades biológicas para o diagnóstico ambiental.

Esse tópico, descreve a importância dos organismos que fazem parte do zooplanctônicos para as comunidades biológicas relacionadas e o meio aquático.

5. O tópico que conclui que a maioria dos reservatórios estão eutrofizados.

Nesse tópico observa-se o resultado final da análise da comunidade zooplanctônica nos reservatórios de água do Estado de São Paulo e percebe-se que a maioria aconteceu o fenômeno da eutrofização prejudicando a qualidade da água.

A conclusão do autor foi que a maioria dos reservatórios paulistas estão eutrofizados. Com isso, percebo que se faz necessário a análise dos reservatórios de águas do estados brasileiros e a tomada de medidas públicas visando a melhoria da qualidade da água.

A cadeia alimentar é uma representação conceitual esquemática de uma situação real na qual a sequência de seres vivos relacionadas unidirecionalmente pelo fluxo de energia.

As teias alimentares são superposições de cadeias alimentares, revelando a transferência de energia entre os organismos no ecossistema.

No artigo, é possível compreender que a relação da comunidade do fitoplâncton e do zooplânctons diretamente se trata de uma cadeia alimentar ou entre os próprios organismos do zooplânctons. Já as relações em diversos organismos da comunidade, se caracterizam como teia alimentar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (120.9 Kb)   docx (30.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com