TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO CIENTÍFICO: Unidade Rio Branco X Unidade Rocas (Qual unidade do Campus Cidade Alta é o queridinho?)

Por:   •  7/8/2017  •  Artigo  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  722 Visualizações

Página 1 de 4

ARTIGO CIENTÍFICO:

Unidade Rio Branco X Unidade Rocas

(Qual unidade do Campus Cidade Alta é o queridinho?)

Alice Souto[1]

Amanda Lima[2]

Joyce Barreto[3]

Maria Beatriz[4]

(Alunas do 3º ano de Multimídia - IFRN)

Resumo: Temos como objetivo mostrar qual a preferência dos alunos com relação as Unidades Rio Branco e Rocas, utilizamos para isso um questionário como método para coleta de dados, onde corroboramos para com a hipótese levantada por nosso grupo, porém ainda existem lacunas a serem preenchidas em nossa pesquisa. Mostraremos elas ao fim deste artigo, afim de que possam futuramente aprofundar a mesma.

Palavras-chave: Preferência, Unidade, Campus.

1 INTRODUÇÃO 

O IFRN – Campus Cidade Alta, foi o primeiro a ofertar o curso técnico de nível médio em multimídia, que mais tarde, teria de ser deslocado para um Anexo no bairro Rocas. Porém, não se esperava que essa mudança tivesse de ser tão repentina, pois o anexo (futuramente, Campus Rocas) ainda não estava nem perto de ser concluído, porém ao início do 3º ano de funcionamento do curso no Campus Cidade Alta, os alunos do nível médio foram deslocados para a Unidade Rocas. Essa mudança trouxe alguns problemas, inclusive para os servidores, que tiveram de ficar divididos entre as duas unidades. Observando, pois, a forma como alguns alunos e servidores reagiram a mudança ocorrida e ouvindo alguns relatos sobre o assunto antes citado, decidimos fazer um estudo mais aprofundado sobre qual era a preferência dos alunos e servidores, se era a Unidade Rio Branco ou a Unidade Rocas, partindo da hipótese de que se os alunos/servidores, tivessem de optar por uma das unidades, então eles optariam pela Unidade Rio Branco, por ser uma unidade mais confortável e acolhedora. Para isso decidimos utilizar um questionário online, como método para recolhermos os dados.

2 DESENVOLVIMENTO 

Partindo do pressuposto de que, sendo ofertada a opção de escolher entre a unidade Rocas ou a unidade Rio Branco, os alunos optariam pela Rio Branco pois, hipoteticamente esta unidade possuía mais conforto e era mais aconchegante, elaboramos um questionário no google forms (uma ferramenta online, que serve para criar questionários, coletar dados, de uma forma mais simples e rápida) e as perguntas se dividiram em parte objetiva e subjetiva, como mostrado na figura abaixo.

[pic 1] 

Figura 1 – Formulário formado por 3 perguntas (uma objetiva e duas discursivas)

Das perguntas aplicadas no questionário, apenas duas eram direcionadas a cada indivíduo, sendo necessário apenas justificar o “por que” da sua escolha a uma das determinadas unidades.

Dos quase 460 usuários dos serviços das duas unidades (Dados repassados pela secretaria do instituto), 31 pessoas responderam o questionário online, o que representa cerca de 6.74% do total de pessoas no Campus. Entre eles estão servidores, docentes e alunos do curso de multimídia e lazer. Dentre o total de alunos, temos 4 turmas (4º e 3º anos) que usufruíram da vivência efetiva, nos dois primeiros anos de funcionamento do curso na Unidade Rio Branco (Campus Cidade Alta), todas as turmas advindas a estas, iniciaram suas atividades já na Unidade Rocas.

[pic 2]

Figura 2 – Gráfico da porcentagem de escolha entre uma unidade ou outra.

Das 31 pessoas que responderam o questionário, 13 alegaram preferir a unidade Rocas, contra 18 que alegaram preferir a unidade Rio Branco.

Até este determinado ponto, uma parte de nossa alegação foi corroborada. E então analisando os dados das respostas as perguntas discursivas (“Se você optou pela Rocas, O que te levou a optar por esta unidade? ” / “Se você optou pela Rio Branco, O que te levou a optar por esta unidade? “), procuramos corroborar a parte seguinte de nossa hipótese, de que se os alunos optassem pela unidade Rio Branco, seria pelo aconchego e conforto, que o campus oferecia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (213.8 Kb)   docx (67.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com