TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES DE CANO PERÍODO 16/03 A 28/03/2020

Por:   •  22/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADES DE CA NO PERÍODO 16/03 A 28/03/2020

Olá pessoal:

Abaixo estão os questionários referentes às aulas que seriam dadas nesse período de suspensão. (Noções de Ecologia: Ecossistemas, Populações,  Comunidades ecológicas...).

Estes questionários poderão ser respondidos em equipes de no máximo 5 (cinco) alunos ou individualmente. E as pesquisas poderão ser feitas em livros de ecologia disponíveis na Biblioteca da Universidade, livros de ensino médio, e nos slides das aulas que serão disponibilizadas no Google drive.

O mínimo aceitável de respostas será de 70%.

Os questionários (respondidos) deverão ser enviados para este e-mail que vocês estão recebendo ( jedyng@gmail.com )conforme o cronograma abaixo:

Questionário A até 22/03/20

Questionário B até 29/03/20

ATIVIDADES DE CA NO PERÍODO 16/03 A 28/03/2020

QUESTIONÁRIO A - Atividades de CA referentes às aulas de 16/03 a 20/03/2020

1.1. Qual é o campo de estudo da ecologia? Qual a diferença entre ecólogo e ambientalista? 2. Defina hábitat e nicho ecológico. Cite exemplos. 3. O que é resistência ambiental? Enumere alguns fatores de resistência ambiental para o homem.

2.1. Conceitue biosfera e ecosfera, com noções sobre sua amplitude e idade. 2. Comente sobre a importância da presença da luz, do calor e da água como elementos indispensáveis à vida na biosfera. 3. Explique porque do ponto de vista energético a biosfera ou ecosfera é um sistema aberto. 4. Elabore um quadro com cinco atividades humanas que contribuem para alterar a biosfera, relacionando-as com os benefícios esperados e os prejuízos observados. 5. Diferencie produtividade primária bruta de Líquida. 6. Qual é a variação da produtividade com a biodiversidade? Justifique.

3.1. Classifique os seres vivos quanto ao processo de nutrição. 2. Por que os seres vivos precisam se proteger? Enumere cinco processos de proteção que você conhece. 3. O que pode acontecer com os seres vivos de uma determinada região quando a mata nativa é substituída por plantações exóticas? 4. Identifique os processos energéticos utilizados pelos seres vivos. 5. Os primeiros seres vivos do planeta eram autótrofos ou heterótrofos? Por quê? 6. Levando em consideração a atmosfera primitiva (NH3, H2, CH4 e vapor d’água), explique porque nem a fotossíntese e nem a respiração aeróbia tinham condições de ocorrer. 7. O que é reciclagem? Faça uma lista de 5 produtos recicláveis que você usa diariamente. 8. Explique a importância da reciclagem para continuidade da biosfera.

QUESTIONÁRIO B - Atividades de CA referentes às aulas de 23/03 a 30/03/2020.

4.2. De que maneiras podem interagir os organismos de uma mesma espécie? 2. Identifique e classifique as relações abaixo: a) A penicilina, o primeiro antibiótico descoberto pelo homem, é uma substância produzida por um fungo capaz de inibir o crescimento de microrganismos. b) As abelhas, para produzirem o mel, utilizam o néctar das flores. c) Em uma calçada, a lagartixa fica imóvel por alguns minutos e, subitamente, lança sua língua e captura um inseto. d) O anum é frequentemente encontrado nas costas do gado bovino, alimentando-se de carrapatos que infestam sua pele. e) As orquídeas em uma floresta utilizam as árvores como suporte, para poderem ficar mais próximas da fonte de luz. 3. As relações entre os seres vivos podem envolver ganho (+), perda (-) ou neutralidade e tolerância (0). Classifique as principais relações entre os seres vivos usando pares de sinais, como (+,+), (+,-), (0,+), etc. 4. Qual a importância, para uma espécie, da competição entre seus indivíduos?  5. Qual a importância do predatismo para a comunidade? 6. O que é controle biológico? É mais eficiente quando se usam parasitas ou predadores? Por quê? 7. Por que alguns seres vivos migram? 8. Qual a diferença entre hibernação e estivação? 9. Conceitue fator limitante. Dê exemplo de um fator limitante para o homem. 10. Qual a diferença entre fator limitante e resistência ambiental?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (65.9 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com