TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Factores que influenciam na fraca aderência dos doentes ao tratamento anti-retroviral: Estudo Caso do Centro de Saúde de Guro

Por:   •  9/8/2018  •  Monografia  •  11.078 Palavras (45 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 45

CAPÍTULO I: INTRODUÇÃO

Moçambique vive um ambiente de pandemia do HIV severa. A pandemia do HIV/SIDA constitui um enorme desafio para o Pais em geral e para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) em particular. Várias medidas têm vindo a ser tomadas nos últimos anos pelo Ministério da Saúde de Moçambique (MISAU, 2001) para minimizar o impacto negativo da infecção pelo HIV que atinge predominantemente a população em idade produtiva e reprodutiva, com todas as consequências futuras que isso implica. Dentre essas medidas salientam-se a rápida expansão imprimida nos últimos anos, acesso ao tratamento anti-retroviral, paralelamente ao reforço, imprescindível, das medidas preventivas.

A complexidade do tratamento anti-retroviral e das infecções oportunistas, carecidas do desafio que a expansão do TARV levanta, requer que os profissionais da saúde envolvidos no tratamento dos pacientes atingidos pelo HIV/SIDA estejam cada vez mais e melhor capacitados para lidar com essa patologia, propiciando aos doentes uma terapêutica racional, segura e eficaz e minimizando as complicações inerentes a mesma (Plano Estratégico Nacional de Resposta ao HIV e SIDA, 20102014). É neste âmbito que se insere a elaboração do presente trabalho, tomando em conta os avanços e consensos na ciência mais recente neste domínio. Espera-se que este trabalho constitua um instrumento de grande utilidade para os profissionais de saúde envolvidos no tratamento dos pacientes infectados pelo HIV, permitindo assegurar, ao nível do SNS, uma abordagem padronizada dos pacientes infectados pelo HIV, de forma a garantir o uso racional e cientificamente fundamentado dos escassos meios disponíveis.

O objectivo principal do trabalho é conhecer os factores que estão a influenciar na fraca aderência dos doentes ao inicio do tratamento anti-retroviral no Centro de Saúde de Guro. Este estudo também terá uma grande importância na medida em que a sua influência é recebida e actua na forma de pensar, ser e agir aos doentes de HIV/SIDA e profissionais de saúde em causa, com relação a patogenia. O mesmo está estruturado em cinco (5) capítulos. No primeiro capítulo, trata sobre a introdução. No segundo capítulo, retrata da fundamentação teórica. No terceiro capítulo, faz a menção da metodologia do trabalho. No quarto capítulo, apresenta-se a análise e interpretação dos resultados do guião da entrevista aplicado ao pessoal técnico e aos pacientes do Centro de Saúde em estudo e o quinto capítulo aborda as conclusões e as sugestões.  

  1. Tema

“Factores que influenciam na fraca aderência dos doentes ao tratamento anti-retroviral: Estudo Caso do Centro de Saúde de Guro, em 2013.”

1.1. Delimitação do tema

A pesquisa foi realizada no Centro de Saúde de Guro, localizado na Província de Manica, na vila sede do Distrito de Guro, Posto Administrativo de Guro, localidade de Sanga, concretamente no Bairro Tseretsé-kama-A, entre os meses de Agosto à Setembro de 2014.  

1.2. Justificativa         

A escolha do tema deve-se por constatar no centro de saúde de guro o incumprimento no alcance das metas atribuídas no que concerne aos doentes de HIV/SIDA que devia iniciar imediatamente o tratamento anti-retroviral.

Segundo o relatório da MISAU PNC ITS/HIVSIDA (2009), Moçambique ratificou vários e importantes tratados relacionados com o direito à saúde ou dos direitos relativos à saúde. Portanto, a Constituição da República de Moçambique (2004), no artigo 89 estabelece que “todos os cidadãos tem direito a saúde, nos termos da lei, e devem ter a obrigação de promover e proteger a saúde pública”. O Artigo 16, do capítulo sobre a organização social, também prevê que “...Os cuidados médicos e sanitários para todos os cidadãos devem ser organizados através de um sistema nacional de saúde, o qual deve beneficiar todo o povo Moçambicano... e o Estado deve encorajar os cidadãos e Instituições a participar na melhoria do nível de saúde da comunidade. O Estado deve promover a expansão dos cuidados médicos e sanitários e igual acesso de todos os cidadãos ao gozo deste direito.”

Outros direitos humanos relacionados com a saúde são também reconhecidos, incluindo o direito ao trabalho, à habitação e a ser livre de tortura.

Neste contexto, com o fenômeno transversal à sociedade, a questão do HIV/SIDA é hoje uma realidade incontornável à escala universal que carece de uma abordagem global e permanente, que projete, na medida do possível, soluções integradas e universais.

Estas são as razões fundamentais que me levaram a escolher este tema de estudo.

                                                             

1.3. Problematização

Actualmente no Centro de Saúde de Guro verifica-se a fraca aderência dos doentes de HIV/SIDA para o inicio do tratamento antiretriviral, devido a falta dum aparelho laboratorial para o exame de CD4, Bioquímica e Hemograma. A maior problemática está relacionada com o enviou das amostras a uma outra unidade sanitária, neste caso ao Hospital Rural de Catandica, localizado num outro distrito (Báruè), o que pode comprometer o estado de saúde dos indivíduos portadores desta no seio da comunidade.

Portanto, o estado de saúde da população e o perfil epidemiológico do Distrito de Guro é em grande medida consequência do actual nível de desenvolvimento sócio - económico e constitui um factor condicionante do seu ritmo de crescimento. O seu quadro epidemiológico é largamente dominado por doenças transmissíveis, designadamente o HIV/SIDA, infecções respiratórias agudas e tuberculose, também com realce as doenças não transmissíveis, sendo elas (doenças cardiovasculares, a Malária, diarreia, lesões, cancros, entre outras).

Entre as várias doenças acima mencionadas, pretende-se aqui destacar a infecção por HIV/SIDA que constitui uma das principais causas de consultas externas, internamento e mortalidade dos pacientes nas Unidades Sanitárias. Sabe se que todos os procedimentos para esta e doutras doenças de tipo crónica o tratamento é gratuito. Face a estas constatações feitas pelo autor, levanta-se a seguinte questão:

  • Que factores influenciam na fraca aderência dos doentes para iniciarem com o tratamento anti-retroviral no Centro de Saúde de Guro?

1.4. Hipóteses do trabalho:

  • Provavelmente a redução de distâncias entre os pacientes e os centros de atendimento com condições para o processamento de sangue com vista a determinação do nível de CD4, análises em Bioquímica e Hemograma poderá minimizar a tempo de espera dos resultados de CD4, Hemograma, Bioquímica pelos doentes de HIV/SIDA no Centro de Saúde de Guro.
  • Possivelmente aquisição de testes de diagnóstico rápido, a capacitação dos Técnicos de Medicina Geral e outro pessoal no manipulamento e controle de casos em tratamento anti – retroviral no Centro de Saúde de Guro;
  • Palestras efectivas no atendimento desde o local de aconselhamento e testagem de HIV (Gabinete de ATS, CPN, Maternidade, triagens de adultos e crianças, Saúde do Adolescente e Adulto Jovem, ATS etc.,) com os gabinetes de consulta do Médicos e dos técnicos de Medicina Geral no Centro de Saúde de Guro sobre a necessidade da adesão ao tratamento.

  1. Objectivos do trabalho                                                        

1.5.1. Objectivo Geral

  • Conhecer os factores que estão a influenciar na fraca admissão dos doentes no inicio do tratamento anti-retroviral no Centro de Saúde de Guro.

1.5.2. Objectivos específicos

  • Identificar os factores que influenciam na fraca aderência de doentes para iniciarem com o tratamento anti-retroviral;
  • Descrever o fluxograma de atendimento dos doentes desde testagem para HIV, até submissão ao TARV;
  • Inferir junto dos doentes as distancias percorridas por estes para alcançar uma unidade Sanitária com serviços de tratamento anti-retroviral, neste caso o Centro de Saúde de Guro.

1.6. Relevância do tema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (73.7 Kb)   pdf (549 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 44 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com