TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O REINO ANIMALIA

Por:   •  8/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

Slide 1 - BIOLOGIA REINOS – REINO ANIMÁLIA

Os animais são organismos multicelulares, eucariontes (possuem um núcleo definido) e que apresentam nutrição heterotrófica, ou seja, não são capazes de produzir seu próprio alimento. Apesar de serem bastante distintos anatômica, morfológica e fisiologicamente, todos os animais possuem as três características citadas.

Slide 2 - O Reino Animalia ou Metazoa conta com mais de um milhão de espécies dispostas em mais de 30 filos (tipos). Uma das características mais marcantes do reino é a capacidade de locomoção, apesar de existirem representantes sésseis (não conseguem se locomover sozinhos). Além disso, os animais possuem células que formam tecidos, com exceção dos poríferos, que não possuem tecidos verdadeiros.

No que diz respeito ao habitat, os animais também apresentam grande variabilidade, pois são encontrados em ambientes aquáticos e também terrestres. Sua dieta também é variada, existindo animais herbívoros, carnívoros, parasitas e até mesmo saprófagos (se alimentam de cadáveres ou restos orgânicos).

Slides 3 e 4 - Costuma-se dividir o Reino Animal em dois grandes grupos principais: os vertebrados e os invertebrados. Esse primeiro grupo, apesar de ser o mais conhecido, representa apenas 5% de todas as espécies de animais existentes. Os invertebrados, por sua vez, agrupam o maior número de espécies, com cerca de 95%. Vale destacar que essa classificação é artificial, sendo utilizada apenas para fins didáticos.

Apesar da existência de mais de 30 diferentes filos de animais, costuma-se restringir o estudo desse grupo à análise de apenas nove. Veja a seguir as principais características desses grupos:

Slide 5 → Poríferos: Grupo mais primitivo de animais. Trata-se de seres sésseis, com corpo repleto de poros, que vivem apenas em ambientes aquáticos. Possuem simetria radial, mas alguns podem ser assimétricos. São seres filtradores e a digestão ocorre exclusivamente no interior das células (digestão intracelular). Exemplo: Esponjas.

Slide 6 → Cnidários: Seus representantes são predominantemente marinhos. Destacam-se por apresentar dois folhetos embrionários (diblásticos) e simetria radial (como uma estrela). Nesse grupo, surge uma cavidade digestiva denominada de cavidade gastrovascular. Existem representantes de vida livre e sésseis. Exemplo: Águas-vivas e caravelas.

Slide 7 → Platelmintos: Conhecido popularmente como vermes chatos, esse grupo, que é triblástico e acelomado, apresenta simetria bilateral e achatamento dorsoventral do corpo. Exemplo: Planárias e tênias.

Slide 8 → Nematódeos: Também conhecidos como vermes, esses animais, diferentemente dos platelmintos, não possuem corpo achatado, e sim cilíndrico e com as extremidades afiladas. Apresentam tubo digestório completo. Exemplos: lombrigas e filárias.

Slide 9 → Moluscos: Possuem corpo mole, e algumas espécies apresentam corpo recoberto por concha calcária. A maioria dos representantes é marinha, mas existem espécies de água doce e terrestres. Exemplo: Caramujos, polvos e lesmas.

Slide 10 → Anelídeos: Sua principal característica é o corpo cilíndrico dividido em anéis (segmentado). Existem representantes de água doce, salgada e terra úmida. Exemplos: Minhocas e sanguessugas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (127.5 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com