TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Regencia em sala de aula ensino fundamental

Por:   •  25/1/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.465 Palavras (6 Páginas)  •  8.961 Visualizações

Página 1 de 6

REGÊNCIA EM SALA DE AULA NÍVEL FUNDAMENTAL

CIÊNCIAS

DIÁRIO 1

(Referente à 5 aulas)

DATA: 11/11/2013

SÉRIE: 6º ANO TURMA B

CONTEÚDO MINISTRADO: AR E SERES VIVOS (RESPIRAÇÃO E FOTOSSÍNTESE)

DESCRIÇÃO DO DIÁRIO DE AULA

Nesta turma do 6º ano B ministrei cinco aulas seguidas. Ao chegar à turma cumprimentei-os e me apresentei justificando o motivo de está naquele momento lecionando naquela turma. Eles se demonstraram bem receptivos com a minha presença. Em seguida, apresentei o conteúdo e expliquei de forma clara o principal objetivo do conteúdo a ser estudado. Depois, pedi que fizessem uma leitura silenciosa do que conteúdo no livro didático. Após esse momento, iniciei a explicação do conteúdo apresentando ao mesmo tempo algumas imagens dos processos de trocas gasosas. Isso foi possível com o auxílio de um projetor de imagens fornecido pela escola. Os discentes se mostraram interessados nesse momento e até houve a participação de um número razoável de alunos questionando sobre alguns processos de trocas gasosas. Assim, para melhor fixação do conteúdo estudado propus que respondessem um questionário presente no livro didático até mesmo para acompanhar o cronograma de ensino da professora efetiva da turma.

REGÊNCIA EM SALA DE AULA NÍVEL MÉDIO

QUÍMICA

DIÁRIO 2

(Referente à 5 aulas)

DATA: 11/11/2013

SÉRIE: 1º R03, 2º R01 E 3º R02 (TURNO VESPERTINO)

CONTEÚDO MINISTRADO:

1º ANO R03 - CÁLCULOS QUÍMICOS (RELAÇÕES ENTRE AS GRANDEZAS MOL, CONSTANTE DE AVOGADRO E MASSA MOLAR);

 2º ANO R01 – TERMODINÂMICA (PRIMEIRO PRINCÍPIO DA TERMODINÂMICA: TRABALHO E CALOR);

3º ANO R02 – QUÍMICA ORGÂNICA (ISOMERIA).

DESCRIÇÃO DO DIÁRIO DE AULA

Ao chegar à turma do 1º ano R03 cumprimentei os alunos, me apresentei e expliquei o motivo de estar lá para ministrar aula. Em relação ao conteúdo a ser trabalhado nesta turma bem como nas demais turmas foi apresentado aos professores um plano de aula antes da regência.

Nesta turma ministrei duas aulas seguidas. Ao iniciar a aula apresentei aos discentes os objetivos de se trabalhar o conteúdo e também o que eles deveriam assimilar ao final para se completar o processo de ensino-aprendizagem.

Para ensino do assunto usei como metodologia aula expositiva e dialogada utilizando o quadro branco e livro didático e para avaliar o aprendizado propus que eles resolvessem um exercício em sala de aula.

No momento da exposição e explicação eles acompanhavam o conteúdo no livro didático. No decorrer da abordagem fiz alguns questionamentos sobre o conteúdo para instigá-los. Desse modo, houve uma participação melhor dos mesmos, pois, ficaram focados para a interação.

O exercício proposto logo após a explicação foi um questionário. Para encontrar as respostas usaram o livro didático. Assim, os conceitos de grandeza mol, constante de Avogadro e massa molar foram fixados. Isso foi possível de ser observado porque num último momento em que fiz uma revisão geral do que foi ensinado, os alunos demonstraram ter fixados os conceitos principais. Isso foi possível também porque usei alguns exemplos relacionados às práticas do dia a dia deles.

Na turma do 2º ano R01, usei o mesmo processo de apresentação. Para explicar o conteúdo usei metodologia aula expositiva e, simultaneamente, os alunos acompanharam o assunto no livro didático. Ao finalizar a explicação, os discentes, em dupla, resolveram um exercício em dupla referente ao assunto. O total de aulas ministradas foram duas.

Na turma do 3º ano R02 ministrei uma aula, o tema foi sobre química orgânica, mais especificamente o assunto isomeria. Nesta aula houve uma participação maior dos estudantes porque foi uma aula bem prática na qual utilizamos o tangram para o entendimento do conteúdo.

Ao chegar à turma do cumprimentei os alunos, me apresentei. Como nessa turma o professor é o mesmo das turmas anteriores, facilitou a questão sobre os materiais que eles iriam precisar, pois o docente efetivo da turma avisou-os que materiais iriam precisar para a aula. Então no primeiro momento foi necessário o entendimento do conceito de isomeria para que eles pudessem entender os objetivos e importância do aprendizado no contexto do assunto.

Para ensino do assunto usei como metodologia a formação de equipes. Além de aula expositiva e dialogada. Assim, os alunos distribuíram-se em grupos, entreguei o tangram impresso a cada grupo. Em seguida, eles recortaram a folha e t montaram um retângulo com as peças. Familiarizados com o tangram, cada grupo foi orientado por mim para que tentassem montar uma figura: ave, gato, galinha, monge, etc. A atividade foi satisfatória, os alunos puderam entender - fazendo-se uma comparação dos conceitos de isomeria com o tangram – que é possível formar moléculas diferentes com os mesmos átomos. E que, da mesma forma que um quadrado pode ser montado na diagonal (mas ainda é um quadrado), nem todos os desenhos de moléculas que se faz no papel são diferentes. Também foi relevante na aula o fato de todos os grupos interagiram e todos os alunos olharam as figuras obtidas nos demais grupos.

Num segundo momento, o da atividade escrita, o estudo foi voltado para as moléculas e foi sugerido como atividade que os alunos desenhassem todas as estruturas que conseguirem com a fórmula C4H10O (4 álcoois e 3 éteres), ou C4H8 (5 hidrocarbonetos, sendo 2 cíclicos). Uma fórmula como C4H8O, apesar de parecer dar poucas possibilidades, dá mais de 20 isômeros. Finalizando essa parte, houve uma proveitosa conclusão do entendimento sobre o assunto, pois todos fixaram o entendimento de que da mesma forma que é possível montar diversas figuras com as peças de tangram, é possível formar moléculas diferentes com os mesmos átomos. E que, da mesma forma que um quadrado pode ser montado na diagonal (mas ainda é um quadrado), nem todos os desenhos de moléculas que se faz no papel são diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (105.7 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com