TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sequência didática sobre alimentação e saúde numa perspectiva interdisciplinar com abordagem em Ciência Tecnologia e Sociedade

Por:   •  11/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.366 Palavras (6 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 6

Ana Cristina Neves Abreu Silva

Área do conhecimento pretendida: Ensino de Biologia

Título: Sequência didática sobre alimentação e saúde numa perspectiva interdisciplinar com abordagem em Ciência Tecnologia e Sociedade

Linha de pesquisa: Ensino-aprendizagem e desenvolvimento de recursos didáticos para o Ensino de Ciências, de Biologia, de Educação Ambiental e de Educação em Saúde para espaços formais e não formais de Educação.

Ipatinga, 19 de setembro de 2018

Histórico de atuação docente

        Sou graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – UNILESTEMG desde 2003. Terminei minha segunda graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto em 2014. Atuo desde 2003 como professora de Ciências; iniciei como professora pela Secretaria de Estado de Educação; na rede municipal de Ipatinga, estou atuando desde 2008, sendo o período de 2008 a 2009 como professora contratada e, respectivamente em 2010 e 2014 fui nomeada em dois concursos da Secretaria Municipal de Educação. Nesse período atuei também como orientadora de aprendizagem do Telecurso 2000, através da FIEMG/SESI. Tenho experiência na Educação de Jovens e Adultos e com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Em 2013, iniciei a especialização em Ensino de Ciências por Investigação, pela UFMG. O tema para a monografia por mim escolhido foi “A temática do lixo eletrônico numa perspectiva da Ciência Tecnologia e Sociedade em uma Escola Municipal em Ipatinga”.

Ao definir o tema pautei em minha experiência como professora, observo que nossos alunos necessitam de desafios constantes para que a aprendizagem seja significativa. Atualmente vivemos o advento da tecnologia; nesse sentido, precisamos agregar questões atuais e promover a construção da aprendizagem. O professor deve reconhecer sempre a importância de seu papel social, que é de auxiliar nossos alunos a compreender a sociedade e ter a capacidade de inferir de maneira crítica sobre as questões que nos cerca.

Acredito que cabe ao professor sempre buscar meios de se capacitar, compreender as mudanças no campo educacional, nas novas perspectivas educacionais, nas alterações de currículo e outras mudanças que permeiam a educação como um todo; tudo isso com o compromisso de buscar a melhoria das condições do processo de ensino e de aprendizagem na sala de aula. Atualmente estamos em meio às discussões da Base Nacional Curricular Comum; discussões que nos remetem a necessidade de estamos a cada dia estudando e nos capacitando, uma vez que haverá uma ruptura do estávamos acostumados. É nessa perspectiva de mudança, que percebo a necessidade de dar continuidade em meus estudos.

Não cabe a nenhum docente se manter estagnado, na atual conjuntura, há a necessidade de buscarmos o aprimoramento educacional; tenho interesse por estar sempre me atualizando, tanto é que sempre que possível, participo de cursos e capacitações. Nesse sentido, gostaria de me qualificar ainda mais, ingressando no mestrado na área de ensino, onde atuo, tanto como professora como na gestão de uma escola.

Justificativa para a linha de pesquisa escolhida

O objetivo da disciplina de ciência é proporcionar o aumento do conhecimento humano sobre o meio em que vivemos, bem como nossa interação com o mesmo. A finalidade da tecnologia é pesquisar e ampliar as técnicas, de maneira a canalizar as mesmas aos objetivos educacionais atuais em favor da aprendizagem significativa. Não podemos descartar que as mudanças existem e que estas precisam chegar até às escolas, uma vez que que nossos alunos têm acesso a informações veiculadas pela mídia em tempo real. A educação não está estagnada, uma vez que deve estar relacionada aos avanços tecnológicos.

A grande questão é saber como trabalhar a tecnologia a favor do sucesso no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que usar as tecnologias de informação e comunicação no cotidiano escolar nos coloca um desafio ante as necessidades educacionais de nossos alunos. Neste sentido o professor é convidado a ser o norteador deste universo de mudanças de forma a proporcionar uma educação que vá de encontro às necessidades da sociedade contemporânea.  Nessa perspectiva, nós precisamos transpor as dificuldades inseridas dentro do sistema educacional e dentro das escolas para proporcionar uma aprendizagem de ciências ampla, pautada no desenvolvimento tecnológico preparando o aluno para ser inserido dentro da sociedade de forma crítica.

A disciplina de Ciências aliada à tecnologia é um campo de aprendizagem, integrando a pesquisa investigativa relacionando-a a tecnologia, sociedade e ambiente. A educação nesta nova perspectiva de ser contínua e explorar a abundância de possibilidades existentes na relação entre ciência e tecnologia. As aulas passam então a ser mais interessantes especialmente àquelas relativas a trabalhos interdisciplinares que geram uma aula pautada no método científico, ou seja, o debate, à construção de argumentos e às opiniões dos alunos.

Nesse sentido, optei pela linha de pesquisa intitulada “Ensino-aprendizagem e desenvolvimento de recursos didáticos para o Ensino de Ciências, de Biologia, de Educação Ambiental e de Educação em Saúde para espaços formais e não formais de Educação”, pois através de utilização de diferentes recursos didáticos, contribui para uma aprendizagem significativa, considerando a diversidade do corpo discente das escolas, motivando-os ao estudo de Ciências.

Temática

        A proposta de anteprojeto, intitulada “Sequência didática sobre alimentação e saúde numa perspectiva interdisciplinar com abordagem em Ciência Tecnologia e Sociedade”, pretende investigar sobre a relação entre alimentação e saúde, abordando questões que sejam capazes de inferir no processo de aprendizagem de nossos alunos sobre alimentação, segurança alimentar, aditivos químicos, relacionando com a saúde humana de maneira significativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (105.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com