TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Esgoto a Céu Aberto

Por:   •  8/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.619 Palavras (11 Páginas)  •  987 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Universidade Estadual de Feira de Santana

Departamento de Ciências Exatas

Licenciatura em Química

Avaliação dos Impactos Ocasionados por Esgoto a Céu Aberto no Município de Nazaré-Bahia

Feira de Santana – BA

Outubro de 2016

ANDERSON DOS REIS CERQUEIRA

LOISE SALES DOS SANTOS

PRÍCILIA SANTOS PEREIRA GOMES

Avaliação dos Impactos Ocasionados por Esgoto a Céu Aberto no Município de Nazaré-Bahia

[pic 2]

Feira de Santana – BA

Outubro de 2016

Sumário

1.        Introdução        4

2.        Metodologia        5

3.        Classificação do Esgoto        5

4.        Tratamento de Esgoto e a Química nos Processos        6

5.        Conclusão        9

6.        Referências Bibliográficas        9


  1. Introdução

A poluição do meio ambiente, de modo geral, nasce com o ser humano desde a Roma Antiga com a mineração e segue na Revolução Industrial com produção de materiais de descarte de produtos químicos (Agencia de Proteção do Meio Ambiente, 2016). A ciência avançou em suas tecnologias visando uma melhor qualidade de vida, o que gera custos aos consumidores e alimenta o sistema de capital simbólico (para Bourdieu, entende-se acumulo de riquezas e bens, sejam estes materiais ou não como, por exemplo, o poder) CULT, 2016.

A não utilização de tecnologias, hoje não é possível, entretanto faz-se necessário o emprego de estratégias que possibilite uma interação harmoniosa entre os seres vivos no meio ambiente. Políticas como tratamento e/ou reutilização dos materiais produzidos podem ser empregados como, por exemplo, a Logística Reversa (Segundo o Ministério do Meio Ambiente (2010), é um instrumento de aplicação de responsabilidade compartilhada sobre o ciclo de vida dos produtos) aplicada em óleos lubrificantes usados ou contaminados (PESSOA et.all, 2010). Todas as formas de produção geram resíduos e/ou subprodutos (co-produtos), estes que na maioria das vezes, são descartados de maneira inadequada, um exemplo mais gritante seria os esgotos a céu aberto.

O descarte inapropriado dos resíduos ainda é presente na sociedade brasileira, pois a maioria dos locais não possui rede adequada de esgoto. Tal efluente pode conter várias substâncias químicas como, por exemplo, carbono (C), manganês (Mn), chumbo (Pb), ferro (Fe), cromo (Cr) cobre (Cu) (SANTOS, 2009), com potencial danoso à saúde entre outros fatores, proliferação de mosquitos, diretamente atrelados a doenças como chikungunya, dengue e chagas e a reprodução de animais como ratos e outros insetos como as baratas. Neste viés podemos ainda associar a qualidade da água também para outros organismos vivos, como os sapos que apresentam papel fundamental de “filtrar” a quantidade de mosquitos que chega até a população humana, ao se alimentar.

Este trabalho tem como objetivo mostrar os impactos gerados ao meio ambiente a partir do não tratamento de esgotos com ou sem implantação de redes. Atrelado a isso, conscientizar a população sobre os seus direitos quanto ao saneamento básico e ainda elencar danos causados à saúde. A problemática utilizada refere-se ao município de Nazaré, Bahia.


  1. Metodologia

O município de Nazaré encontra-se no estado da Bahia, na região metropolitana de Salvador, com população correspondente a 29.122 habitantes segundo o senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2013 (IBGE, 2013). Foram utilizados fotografias da cidade, com ênfase em córrego que funciona como rede de esgoto aberta no meio do município e ainda revisão teórica sobre o tema.

A preocupação ocorreu a partir da tentativa de intervenção social com conhecimentos científicos atrelados, visando à melhoria da qualidade de vida da população em geral, pois estão expostos diariamente a perigos causados pelo esgoto a céu aberto. A conscientização da comunidade escolar parte como primeiro passo, em nível médio, com a disciplina de Química.

  1. Classificação do Esgoto

Os resíduos líquidos e sólidos presentes no esgoto podem advir de vários locais, sendo estes classificados, segundo a UFFRJ (2016):

-Domésticos: advém de construções, casas, escolas com a utilização de privadas e ainda para limpeza em geral.

-Industriais: advém de indústrias, pois vários processos dependem de água para limpeza, utilização de produtos químicos e vapor de água.

-Agropecuários: gerado por atividades agrícolas com o manejo de animais, por exemplo, gado, ovelhas, porcos e etc.

-Hospitalares: resíduos de hospitais, clínicas, laboratórios, entre outros que podem descartar água com material patogênico.

O não tratamento do esgoto pode ocasionar vários incômodos sociais, por exemplo, a estética, o odor, doenças e consumo de gás oxigênio (UFFRJ, 2016). Devido à cidade possuir cunho histórico, a estética desfavorável compromete o turismo. A atividade industrial não é bastante difundida, com a presença apenas de fábricas de produção de sabão com óleo de dendê, bem como o manejo de animais, entretanto a prática de cultivo de alimentos é alta, fator que está diretamente atrelado com o esgoto, já que substâncias presente no efluente infiltram o solo, contaminando lençóis freáticos e água de poços.

O não tratamento de efluente, sejam estes de qualquer tipo, pode ocasionar multa para empresas segundo TERA (2013), uma vez que existem normas de tratamento, manuseio, armazenamento entre outros, estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Quanto o descumprimento das Normas Brasileiras (NBr), impactos tanto para sociedade quanto para empresa responsável são gerados como crimes ambientais e prejuízos financeiros.

A toxicidade dos materiais pode ocasionar modificações das características do solo e da água, devendo a empresa arcar com o tratamento. Além de gastos com multas caso não haja previamente o tratamento dos resíduos, a empresa deve tratar após e ainda será prejudicada com projetos futuros, uma vez que a maioria faz-se necessário o licenciamento ambiental, em casos de financiamento (TERA, 2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (276.5 Kb)   docx (84.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com