TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE DA REALIDADE

Por:   •  10/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  755 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade de Caxias do Sul

Centro de Ciências da Saúde

Educação Física

Disciplina: Desporto Coletivo IV

Professor: Ubirajara Klamos Maciel

ANÁLISE DA REALIDADE

Flávia Fillippi Chiella

Vagner dos Passos Rickes

[pic 1]

Caxias do Sul

2015

ANÁLISE DA REALIDADE

Conceito

Para Weber (1991) a Sociologia procura articular a interpretação, a compreensão e a explicação, busca apreender o sentido da ação e estabelecendo assim, relações de causalidade a análise da especificidade da conduta humana.

Na opinião de Silva (1988) fundamenta-se como uma "ciência cujo objectivo é a análise interpretativa da acção social através de uma análise do contexto, estrutura, realidade e experiências de um ou mais individuos.

Segundo Giddens, (1984) A sua prática exige um trabalho de construção logica e racional de conceitos, fundamentados para uma análise desta realidade.

A Sociologia deve, deste modo, incidir sobre a análise do significado do sujeitos  conferem à sua ação.

 A análise sociológica recusa uma concepção reificada e substancialista das estruturas sociais e centra-se nos actores sociais, procurando apreender o sentido que eles atribuem às suas ações. É, desta forma, possível compreender o significado subjacente às ações racionais (Weber, 1991).

INTITUIÇÃO ABRAÇAI

A ABRAÇAI - Associação Bento Gonçalvense de Convivência e Apoio à Infância e Juventude.

Localizada na Rua Dom Antônio Zatera, n° 389, bairro Santo Antão.

A ABRAÇAI é uma entidade que desenvolve o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos e compõem a rede de proteção social básica em conformidade com a Triplicação Nacional de Serviços Socioassistenciais atuando de forma preventiva na ocorrência de cituação de risco sociais. A entidade desenvolve ações, programas e projetos de atendimento a 230 criancas e adolescentes de 06 a 17 anos  e suas respectivas famílias que estão em situações de vulneabilidade social, buscando oportunizar novas experiências sociais, comunitárias de construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas na família e na comunidade.

A missão da instituição é oportunizar cconvivência, apoio e formação integral através de equipe multidisciplinar e metodologia diferenciada, visando formar cidadãos conscientes, críticos e com responsabilidade social.

A instituicao conta com a franquia do programa florescer através do Instituto Elisabetha Randon, que traz sua proposta, permitindo adequadação de acordo com a realidade da comunidade na qual estamos inseridos.

 A disciplina de Ed. Física é realizada em um ginásio de pequeno  porte, onde possui uma quadra coberta com espaço para várias modalidades.

O material utilizado nas aulas são doações de pessoas jurídicas, físicas, projetos e 2 eventos realizados ao ano, conta com bolas de basquete, voleibol, futebol, goleiras, tabelas e redes para práticas destas atividades.

REFERENCIAL TEÓRICO

GIDDENS, Anthony. A constituição da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

ZILBERMAN, R. & SILVA, E.T. (org.) Leitura – Perspectivas interdisciplinares. SP, Ática,1988.

WEBER; Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva, Editora Universidade de Brasília, 1991.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (99.6 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com