TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Medidas e Avaliação da Atividade Motora

Por:   •  15/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  744 Visualizações

Página 1 de 5

Centro Universitário Claretiano

Curso de Graduação em Educação Física

B

Medidas e Avaliação da Atividade Motora

Vinícius Silva de Souza

Rio Verde Go

2020

1)A Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte deixa bem claro em seu posicionamento oficial sobre a necessidade de uma anamnese para a possível identificação dos riscos à saúde, antes de qualquer prática esportiva. Elabore um questionário de estratificação de risco, levando em consideração, os seguintes parâmetros: histórico familiar, diagnósticos clínicos, exames físicos e clínicos anteriores, pressão arterial, altura, peso, índice de massa corporal (IMC), histórico de sintomas, enfermidades recentes, problemas ortopédicos, uso de medicamentos, alergias e outros hábitos (atividade física, profissão, dieta, álcool e fumo). Lembre-se de criar pelo menos uma questão para cada parâmetro. Utilize essa atividade como exercício de sua prática profissional.

1.0_O que vem a ser avaliação antropométrica?

 É um método simples, não invasivo e de baixo custo, que permite a avaliação da composição corporal por meio de altura, peso, circunferências e dobras cutâneas (REIS et al., 2019).

1.1_Como é compreendido a altura?

É a distância entre dois planos, um que tangencia o ponto mais alto da cabeça (vértex) e outro que tangencia a planta dos pés.

1.2_Qual o instrumento utilizado para medir a estatura de um indivíduo?

É conhecido como estadiômetro, mas também podem ser utilizados antropômetros específicos (GUEDES; GUEDES, 2006).

1.3_Como os autores referidos descrevem essa metodologia?

• Colocar o avaliado em pé, descalço, de forma ereta, com roupas leves, com a finalidade de perceber a posição do seu corpo.

• Os membros superiores devem estar relaxados ao lado do corpo, os pés, unidos pelo calcanhar e as pontas dos pés, afastadas em torno de 60°.

• O peso corporal deve estar igualmente distribuído sobre os membros inferiores e a cabeça, orientada no plano de Frankfurt (GUEDES; GUEDES, 2006)

1.4_Qual a metodologia para mensurar a massa corporal?

• O avaliado deve estar descalço, usando o mínimo de roupa possível, de tecido leve.

• O avaliado deve subir na balança, posicionar-se em pé, de frente para a escala, com afastamento lateral da largura dos quadris e braços ao longo do corpo.

• O olhar deve estar fixo em um ponto à frente, de modo a evitar oscilações na escala e esperar a estabilização do raio. A massa corporal é registrada em quilogramas (kg).

1.5_Qual a fórmula usada para calcular o IMC?

Divide -se o peso da pessoa pela sua altura elevada ao quadrado.

1.6_O que os diâmetros ósseos estabelecem?

As distâncias entre duas proeminências ósseas, referenciadas perpendicularmente ao eixo longitudinal do corpo (GUEDES; GUEDES, 2006).

1.7_Segundo Marins e Giannichi (2003), a mensuração dos diâmetros ósseos, é empregada, especialmente, em quem?

Em crianças e adolescentes em estudos transversais, para determinar, por exemplo, a curva do desenvolvimento ósseo.

1.8_ O que perimetria corporal?

São os  valores de circunferências de um segmento corporal situado perpendicularmente ao eixo longitudinal do mesmo segmento permite o acompanhamento do desenvolvimento dos diferentes grupos musculares, da proporcionalidade e da harmonia dos segmentos corporais.

 2) O que a mensuração dos diâmetros ósseos estabelece? Qual o instrumento utilizado e qual sua aplicação?

A medida de diâmetro ósseo pode ser utilizada para determinar a constituição física, para fins ergonômicos e de assimetria aplicada à área desportiva, bem como para acompanhar o crescimento humano e a proporcionalidade corporal. As medidas de diâmetros ósseos são realizadas com o auxílio de uma fita métrica

3))O que você entende sobre antropometria e descreva a metodologia e procedimentos utilizados para se mensurar as dobras proposta por Guedes (2006) e Marins (2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (90.1 Kb)   docx (215.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com