TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Documento de Apoio ao Badminton

Por:   •  19/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 4

MODALIDADE BADMÍNTON

[pic 1]

1. Breve História

        Nas origens do Badmínton pensa-se que estão ligadas três zonas distintas do mundo: Ásia, América Central e Europa, havendo mesmo quem defenda a sua existência há milénios.

        Na China foram encontrados vasos de cerâmica do ano de 3500 a.C. com desenhos de uma rapariga com uma bola com penas, um objeto semelhante a um tamborim.

        Na América Central, a civilização dos Aztecas praticavam um jogo com uma bola adornada com penas coloridas. Quando os portugueses desembarcaram no Brasil, a tribo dos Curumins, divertiam-se com um objeto semelhante ao volante.

        Na Grécia existia um jogo chamado "Tamborete e Peteca" (Battledore e Schuttlecock) que era jogado por adultos e crianças. Contudo, não existe a certeza de como esses jogos se transformaram no Badmínton. Atualmente, julga-se que o jogo da “Poona”, de origem indiana é trazido para a Europa pelos oficiais ingleses, por volta do ano de 1800.

        O Poona passou a chamar-se badmínton quando, na década de 70 (1870) do século XIX, uma nova versão desta modalidade foi jogada na propriedade de Badmínton, pertencente ao duque de Beaufort, em Gloucestershire, Inglaterra. Assim, considera-se que o Badmínton teve origem em Inglaterra.

        Em 1934, foi fundada a Federação Internacional de Badmínton (IBF), de que faziam parte Canadá, Dinamarca, Escócia, França, Holanda, Inglaterra, Nova Zelândia e País de Gales.

A primeira vez em que o badmínton figurou numa olimpíada foi nos Jogos Olímpicos de 1972, em Munique, como desporto de demonstração. Em Seul, 1988, o badmínton foi jogado como desporto de exibição. O Comité Olímpico reconheceu a magnitude da modalidade e, a partir dos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, passou a fazer parte das olimpíadas.

        Nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, a categoria de Duplas Mistas foi incluída nas competições.

        Em Portugal existem registos da prática da modalidade desde 1895, na Figueira da Foz, ano em que foi oferecido um par de raquetes ao escritor Prof. Dr. João de Barros, segundo relato de Henrique Pinto. Em 1924, na Ilha da Madeira, através de cidadãos ingleses residentes nesse local, em 24 de Julho, organizou-se um encontro, na Quinta Gertrudes, Vale Formoso – Funchal.

        A Federação Portuguesa de Badmínton foi criada a 1 de Julho de 1954 sendo co primeiro presidente Henrique Pinto.

        Por três ocasiões, Portugal conseguiu o apuramento e esteve representado nos Jogos Olímpicos. Em Barcelona através de Fernando Silva e Ricardo Fernandes e em Sidney e Atenas através de Marco Vasconcelos.

        Presentemente a Federação Portuguesa de Badminton, encontra-se sediada na cidade das Caldas da Rainha, existindo onze Associações Regionais as quais cobrem praticamente todo o território Nacional (www.fpbadminton.pt).

Vídeos Badmínton

Jogada com mais tempo na história do badminton  - https://www.youtube.com/watch?v=aFGLXYcKD2M

Jogo de singulares e pares - https://www.youtube.com/watch?v=MKyj8BBAX6Y

2. Caracterização do Badmínton

        O Badmínton é um jogo de raquetas, onde se utiliza um volante, que pode ser jogado individualmente (jogo de singular, masculinos ou femininos) ou em pares (jogo de pares, masculinos, femininos ou mistos).

O objetivo do jogo é fazer passar o volante por cima da rede, respeitando as regras do jogo, fazendo com que o volante caia no campo do adversário – ação atacante, e impedir que o volante caia no nosso campo – ação defensiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (196.7 Kb)   docx (597.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com