TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE AULA SPINNING

Por:   •  9/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 3

PLANO DE AULA - SPINNING

IDENTIFICAÇÃO:[pic 1]

INSTITUIÇÃO: UNISÃOMIGUEL

CURSO: Educação Física – Bacharelado – Sexto Período

DISCIPLINA: Ginástica de Academia – Cláudio DeCastro

ALUNO: João Paulo da Costa Oliveira – 2016202219

OBJETIVOS:[pic 2]

O objetivo principal dessa aula é o aumento do condicionamento cardiovascular, através do controle da frequência cardíaca, e também cardiorrespiratório. Os exercícios irão simular vários tipos de percursos de bicicleta, como subida e descida de ladeiras e pedaladas no plano. Na bicicleta existe um graduador de carga, como se fosse uma bicicleta de corrida comum, onde cada pessoa controlará o ritmo de acordo com a sua resistência. 

DESCRIÇÃO DA AULA: [pic 3]

A aula será dividida nos seguintes momentos:

- Nesse primeiro momento, será passado para os alunos a forma de fazer a medição da frequência cardíaca para que haja sempre o controle da frequência cardíaca durante a aula. Também será explicado a escala de Borg modificada (0 -10), para que também o aluno tenha noção de diminuir a intensidade do exercício pela percepção subjetiva do esforço, sendo assim, mais uma forma de mensurar a intensidade durante a aula pelo próprio aluno.

- No segundo momento, será a aula de fato, onde será subdividida em três partes:

1 - A primeira parte será a parte de alongamentos e aquecimentos, que terão o objetivo de preparar o aluno para aula, aumentando a temperatura corporal. Nessa fase da aula, com duração de 10 a 15 minutos no máximo. A frequência cardíaca do aluno terá que estar entre 60% e 75% da FC, e a sua percepção subjetiva deve estar entre 2 e 4 da escala de Borg adaptada. A resistência da bicicleta deverá ser ajustada entre leve e média nesse momento. Na bicicleta serão trabalhados movimentos de aquecimento em rotação, progressão da rotação, manutenção da rotação até que o aluno já esteja na frequência ideal para a próxima fase da aula.

2 – Na segunda fase será a parte mais intensa da aula, onde a frequência cardíaca deverá estar entre 80% e 95% da FC. A resistência da bicicleta deverá variar entre pesada e moderada. Na bicicleta os movimentos serão de força, simulações de subida e Sprint, e entre essas variações irão ter as partes de recuperação após um estímulo intenso. Esse momento da aula deverá variar entre 25 e 35 minutos no máximo. Haverá momentos para mensurar a frequência cardíaca dos alunos, e também será perguntada qual a percepção subjetiva de esforço para os alunos para que, se for necessário, seja feito o ajuste da intensidade do exercício.  

3 – A terceira e última fase da aula, será a parte de volta a calma, que terá o objetivo de restabelecer a FC do aluno abaixo de 75%. A intensidade na bicicleta deverá estar ajustada entre média e leve, com os movimentos de recuperação e manutenção baixa da intensidade. Essa fase deverá durar até 10 minutos. Também nessa fase, haverá uma parte de alongamentos com o objetivo de relaxar a musculatura tensionada do treino.

AVALIAÇÃO:[pic 4]

Como forma de avaliação dos fatores condicionantes pré estabelecidos para a aula, os alunos serão questionados sobre a percepção subjetiva de esforço da aula, e qual a variação da frequência da frequência cardíaca durante a aula.  Os alunos também serão questionados sobre os fatores didáticos da aula. Por exemplo, se a música estava de acordo com os movimentos, se o aluno entendeu os processos da aula, se ele gostou da metodologia, são alguns exemplos. Os alunos também serão questionados sobre os pontos que podem ser melhorados na aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com