TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA REPRODUTOR FEMININO E MASCULINO

Por:   •  13/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.906 Palavras (8 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

ALESSANDRA DANIELA FRANCISCO BITTENCOURT

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO E MASCULINO

VITÓRIA

2018

ALESSANDRA DANIELA FRANCISCO BITTENCOURT

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO E MASCULINO

Trabalho apresentado como requisito da disciplina de Anatomia do curso de Educação Física, na Instituição de Ensino Superior e Formação Avançada de Vitória

Professor(a): Luciano Ramos EFI PhD

                                          Vitória

2018

SUMÁRIO

1.        SISTEMA REPRODUTOR FEMININO        4

1.1        ÓRGÃOS GENITAIS INTERNOS        4

1.1.1        VAGINA        4

1.1.2        ÚTERO        5

1.1.3        TUBAS        5

1.1.4        OVÁRIOS        6

1.2        ÓRGÃOS GENITAIS EXTERNOS        6

1.2.1        LÁBIOS MENORES E MAIORES        6

1.2.2        CLITÓRIS        6

1.2.3        VESTÍBULO        6

2.        SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO        7

2.1        ÓRGÃOS GENITAIS INTERNOS        7

2.1.1        PRÓSTATA        7

2.1.2        VESÍCULA SEMINAL        8

2.1.3        DÚCTOS DEFENTES        8

2.1.4        GLÂNDULAS BULBOURETRAIS        8

2.1.5        DUCTO EJACULATÓRIO        8

2.2        ÓRGÃOS GENITAIS EXTERNOS        9

2.2.1        PÊNIS        9

2.2.2        SACO ESCROTAL        9

3.        REFERÊNCIAS        10

  1. SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

O sistema reprodutor feminino é composto pelos órgãos genitais internos e externos e tem como principal função a reprodução da espécie humana. Os órgãos internos são compostos pela vagina, útero, tubas e ovários. Enquanto os órgãos externos compreendem os lábios menores e maiores da vulva, monte do pube (também conhecido como monte de vênus), clitóris, vestíbulo e glândulas vaginais maiores (Bartholin) e menores (Skene), e o hímen, que após passa a ser constituído das carúnculas himenais (GOSLING, HARRIS, et al., 2017; STÖPPLER, 2016).

Figura 1: Aparelho reprodutor feminino.

[pic 2]
Fonte: Disponível em http://essenciadavida-julianacorreia.blogspot.com/2009/09/sistema-reprodutor-feminino-oogenese.html  Acessado em 27/05/2018.

  1. ÓRGÃOS GENITAIS INTERNOS

  1. VAGINA

Órgão muscular elástico tubular que liga a cérvice uterina (porção proximal) à vulva (porção distal). Constituída por porção muscular e membranosa, com comprimento aproximado entre 7 a 8 centímetros, podendo alongar-se e moldar-se durante coito e parto. Serve também como meio por onde a menstruação será excretada e, em repouso, suas paredes estão em contato deixando apenas uma cavidade virtual (GOSLING, HARRIS, et al., 2017; S.N., 2001).

  1. ÚTERO

Com formato de pera invertida e tendo originalmente aproximadamente 8 cm de comprimento, é o local onde ocorrerá o desenvolvimento fetal durante a gestação e se manterá relativamente maior após a gestação do que seu tamanho original (GOSLING, HARRIS, et al., 2017).

Está localizado na cavidade pélvica, achatado em sua forma antero-posterior com fase anterior vesical em contato com a bexiga e sua face intestinal posteriormente em contato com o reto. Pode ser dividido em três porções anatômicas: colo, corpo e istmo (transição entre o colo e o corpo) (GOSLING, HARRIS, et al., 2017; S.N., 2001).

É mantido em sua posição por três ligamentos: o ligamento largo, o ligamento redondo e o ligamento útero-sacral. Sua parede muscular é divindade em três porções: o endométrio, o miométrio e o perimétrio (GOSLING, HARRIS, et al., 2017; S.N., 2001).

O Endométrio é a porção que forra toda a cavidade uterina e tem papel importante na gestação. O miométrio é formado por fibras musculares lisas que se distribuem em três direções distintas. Enquanto o perimétrio é a porção visceral que estende-se lateralmente para formar os ligamentos largos do útero (S.N., 2001).

O colo do útero, também conhecido como cérvice, é composto por uma parede muscular espessa contendo um canal responsável pela comunicação entre a cavidade uterina e a vagina. Aproximadamente metade do colo está situado dentro do canal vagina, assim sendo denominada essa a porção vaginal, enquanto o restante como porção supravaginal (GOSLING, HARRIS, et al., 2017; S.N., 2001).

  1. TUBAS

As tubas, também chamadas Trompas de Falópio, são tubos localizados na margem superior do ligamento largo, medindo aproximadamente 10 centímetros de comprimento. Fazem a comunicação entre os ovários e o útero, constituindo o caminho por onde o óvulo transita e onde acontece a fecundação (GOSLING, HARRIS, et al., 2017).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (345.2 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com