TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARADIGMA HISTÓRICO-SOCIAL DA SEGREGAÇÃO

Por:   •  23/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  2.509 Visualizações

Página 1 de 2

PARADIGMA HISTÓRICO-SOCIAL DA EXCLUSÃO

Conceito/Definição/Significado: Paradigma da exclusão refere-se à época em que a pessoa com deficiência era totalmente excluída da sociedade, pois eram consideradas inválidas e não serviam para funções produtivas (BRUNO, 2006).

Forma de atendimento: Um exemplo muito comum é a exclusão das pessoas com deficiência nos processos de seleção para uma vaga de emprego. Onde essas pessoas não podem nem concorrer a tal vaga, por serem consideradas inválidas.

Exemplo: Durante a educação física escolar a criança com deficiência não é escolhida para fazer parte de um time, durante um jogo.

PARADIGMA HISTÓRICO-SOCIAL DA SEGREGAÇÃO

Conceito/Definição/Significado: A deficiência passa a ser vista como uma doença, e assim ocorre a segregação dessas pessoas. O paradigma da segregação é o isolamento das pessoas com deficiência em instituições e escolas especiais, com a finalidade de proteger a sociedade do que era considerado diferente (ARANHA, 2004).

Forma de atendimento: Um exemplo seria uma escola não aceitar a matricula de um aluno com deficiência, encaminhado-a para uma escola somente para deficientes.

Exemplo: Durante uma aula, o professor passa uma brincadeira para os alunos com deficiência, onde somente eles poderiam realizar tal atividade.

PARADIGMA HISTÓRICO-SOCIAL DA INTEGRAÇÃO

Conceito/Definição/Significado: É integrar a pessoa com deficiência na sociedade, buscando a normalização. Para isso ocorrer, teria que haver uma capacitação e até uma reabilitação dessas pessoas para serem capaz de participar de forma normal na sociedade e na escola, o que possibilitaria maior acesso e condições aos deficientes (VIERIA; PEREIRA, 2003).

Forma de atendimento: Um processo seletivo para faculdade, onde uma quantidade de vagas é reservada para pessoas com deficiência.

Exemplo: Um exemplo de integração seria o professor durante uma aula de educação física passar uma atividade diferente da turma para o aluno com deficiência.

PARADIGMA HISTÓRICO-SOCIAL DA INCLUSÃO

Conceito/Definição/Significado: É quando a sociedade cria oportunidades iguais para as pessoas com deficiência, o que significa mudar a própria sociedade para isso. A sociedade se empenha em acolher as diferenças de seus membros, onde as pessoas não precisam se adaptar a sociedade e sim a sociedade se adaptar a elas (SASSAKI, 1999).

Forma de atendimento: Uma vaga de emprego onde a empresa não discrimina a participação de um deficiente, deste que este tenha a capacidade necessária de realizar o trabalho.

Exemplo: Uma aula de educação física onde o professor passa um circuito com obstáculos e cada aluno realiza esse percurso de acordo com suas capacidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (68.7 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com