TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula de Atletismo

Por:   •  21/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.842 Palavras (12 Páginas)  •  1.185 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA - FAEFI

SEMINÁRIO PRÁTICO DE ATLETISMO

UBERLÂNDIA 2016

CÍNTHIA PENA, ISABELA AMORIM, GUILHERME VENÍCIO, JANICE, ROGER, BRUNO GOMES, CARLOS HENRIQUE, EDUARDO NUNES, CRISTIAN CAVALLI

ARREMESSO DE PESO ROTACIONAL

                                                                   Seminário prático apresentado pela turma do                                                                    

                                                                   1º período do curso de Educação Física da                                              

                                                                   Universidade Federal de Uberlândia, para a

                                                                   disciplina de Atletismo.

Prof. Solange Rodovalho

UBERLÂNDIA 2016

ACADÊMICO (S): Bruno Gomes, Carlos Henrique Muzzi, Cínthia Valadares Pena, Cristian Cavalli, Eduardo Nunes Prates, Janice Sula Santos Zago, Isabela Amorim de Mendonça.

CONTEÚDO/TEMA: Arremesso de peso rotacional

OBJETIVO GERAL: Conhecer e praticar os fundamentos técnicos dos arremessos de peso rotacional com atividades pedagógicas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

SEQÜÊNCIA

AULAS

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

MATERIAIS

CONTINGÊNCIAS

Adquirir conhecimento da história da modalidade e principais regras e características da bola.

Conhecer o tamanho a textura e peso

5 minutos

Em uma roda vamos mostrar os tipos de pesos masculino e feminino e seus diâmetros. Falar dos recordes mundiais, de aonde veio essa modalidade.

Peso 7,26 Kg

Peso de 4,0 Kg

   

Aquecimento dos membros superiores para a preparação dos fundamentos do arremesso de peso.

10 minutos

"Será realizada uma atividade na quadra denominada ""pique-pega"". Nesta atividade adaptada, o pegador irá começar com uma bola na mão, e para pegar o restante da turma terá que arremessar em outro aluno. Quando alguém for “queimado”, passa a ser o pegador.

Por questão de segurança peça aos alunos para que arremessem apenas na região das pernas (membros inferiores) "

Bola de Handebol

Adquirir conhecimento de como jogar o peso tento o foco principal a técnica e não a força.

10 minutos

Na quadra colocaremos bambolês em uma metade e na outra faremos duas filas. Os alunos terão que arremessar a bola dentro dos bambolês de acordo com que o braço esteja de acordo com a técnica no arremesso

2 Bolas de Handebol e 6 bambolês

Obter coordenação dos membros inferiores de acordo com a rotação de perna.

5 minutos

Colocando 3 cordas no campo de forma que possam realizar a pernada do arremesso rotacional

 3 cordas

INTRODUÇÃO


      Arremesso de peso é uma modalidade olímpica de atletismo, onde os atletas competem para arremessar uma bola de metal o mais longe possível. As qualidades principais do atleta campeão são a força e a aceleração. Ao contrário do lançamento de dardo, lançamento de martelo e lançamento de disco, este esporte é chamado oficialmente de arremesso devido ao fato do peso ser empurrado e os demais serem projetados com características diferentes.


ASPECTOS HISTÓRICOS

      Desde a Grécia Antiga existem menções a arremessos de pesos. Homero fala de competições de arremessos de pedras entre soldados gregos durante o cerco de Troia mas não existe registro de arremessos praticados durante os Jogos Olímpicos da Antiguidade. O primeiro registro de competições com arremessos vem das Highlands na Escócia e datam aproximadamente do século I da Era Cristã. No século XVI, o rei Henrique VIII da Inglaterra já participava de competições na corte praticando o lançamento de martelo.

      Os primeiros eventos que tem semelhança com o moderno arremesso de peso ocorreram na Idade Média, quando soldados competiam arremessando balas de canhão o mais longe possível. No início do século XIX, escoceses promoviam torneios onde atiravam cubos, pedras ou metais arredondados à distância por trás de uma linha.Os primeiros registros da competição como é conhecida hoje vem da Escócia do início do século XIX e depois se tornaram parte do Campeonato Britânico Amador de Atletismo iniciado em 1866.

      Integrando os Jogos Olímpicos desde Atenas 1896, só em Londres 1948 passou a ser disputado pelas mulheres. Robert Garrett, dos Estados Unidos, e Micheline Ostermeyer, da França, foram os primeiros campeões olímpicos. O recorde mundial pertence ao norte-americano Randy Barnes – 23,12 m – e entre as mulheres a melhor marca é da soviética Natalya Lisovskaya – 22,63 m.

       Alguns dos grandes nomes na história da modalidade são Ralph Rose, Parry O'Brien, Ulf Timmermann, Tomasz Majewski, Tamara Press e Valerie Adams.

REGRAS

      A bola oficial masculina tem uma massa de 7,26 kg e é geralmente feita de bronze ou ferro fundido e chumbo, possuindo cerca de 12 cm de diâmetro. Na categoria feminina ela pesa 4 kg e seu diâmetro é de 9 cm aproximadamente.

      O arremessador tem uma área restrita circular de diâmetro 2,135 m (7 pés) para se locomover, com um anteparo semicircular de concreto ou madeira de 10 cm de altura no limite frontal dela; no início do lançamento, o peso deve estar colocado entre o ombro e o pescoço do atleta e arremessado com as pontas dos dedos, e não com a palma da mão. Durante o lançamento, o atleta deve rodar sobre si mesmo e arremessar (técnica com giro). A marca obtida em cada arremesso é medida a partir do primeiro lugar onde o peso bater no chão, dentro de um setor pré-determinado com 35° de abertura; o atleta não pode tocar no anteparo do chão, nem ultrapassá-lo com o pé e o arremesso deve ser sempre feito numa linha acima do ombro. Caso ele deixe o círculo antes do peso tocar o solo ou se retirar dele pela frente ou pelo lado, o arremesso é invalidado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (170.5 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com