TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NO ATENDIMENTO AOS PACIENTES PORTADORES DE TRANSTORNOS MENTAIS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

Por:   •  7/12/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.775 Palavras (16 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BACABAL – FEBAC[pic 1]

CURSO DE ENFERMAGEM

RAIMUNDA DOS SANTOS DO NASCIMENTO

FRANCINEIA GOMES DE SOUSA

A ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NO ATENDIMENTO AOS PACIENTES PORTADORES DE TRANSTORNOS MENTAIS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DE SATUBINHA-MA

BACABAL – MA

2017

RAIMUNDA DOS SANTOS DO NASCIMENTO

FRANCINEIA GOMES DE SOUSA

A ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NO ATENDIMENTO AOS PACIENTES PORTADORES DE TRANSTORNOS MENTAIS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DE SATUBINHA-MA

Projeto de artigo apresentado ao curso de enfermagem da Faculdade de Educação – FEBAC como requisito parcial para aprovação na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I.

Orientador: Profº Me. Wellyson da Cunha Araújo Firmo.

BACABAL – MA

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO5

2 PROBLEMA7

3 JUSTIFICATIVA8

4 HIPÓTESES9

5 OBJETIVOS10

5.1 Objetivo geral10

5.2 Objetivos específicos10

6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA11

7 METODOLOGIA 14

7.1 Tipo de pesquisa14

7.2 Local da pesquisa 14

7.3 Amostra14

7.4 Coleta de dados14

7.5 Análise dos dados 15

7.6 Aspectos éticos 15

8 CRONOGRAMA16

   REFERÊNCIAS17

APÊNDICE19

ANEXO21

RESUMO

O presente projeto busca tratar da atuação do enfermeiro dentro da área de saúde mental, uma vez que é comprovado que a saúde mental ainda é um campo cujo o manejo é dificultoso por parte dos enfermeiros, principalmente para aqueles que atuam dentro da Atenção Básica. A Política Nacional de Saúde Mental (PNSM) põe nas mãos da enfermagem diversas funções para execução, em destaque a principal que é o acolhimento e ausculta atenta, para isso o profissional que está atuante nos atendimentos precisa de conhecimentos. A pesquisa será de caráter quantitativo e se debruçará na procura de percentuais dentro do perfil socioeconômico e em questão específicas no que diz respeito à assistência da enfermagem prestada ao doente mental que procura atendimento nas unidades básicas de saúde.

Palavras-chave: Saúde Mental. Transtorno Mental. Atenção Básica.


1 INTRODUÇÃO

No Brasil a assistência de enfermagem ao paciente com transtorno mental ao longo do tempo vem se embaçando e se desenvolvendo juntamente com a Reforma Psiquiátrica, os profissionais atualmente procuram atender conforme as novas práticas preconizadas pela mesma. Deixando para trás o atendimento que antes era voltado para o isolamento e pelo tratamento punitivo, muitas vezes caracterizado por medicações e contenções do paciente (FILHO; MORAES; PERES, 2009).

Atualmente a assistência a paciente com transtornos mentais ganhou uma nova configuração através de serviços substitutivos do modelo anterior, representado pelos Centros de Atenção Psicossocial- CAPS (BRASIL, 2003). O cenário foi alterado do ambiente hospitalar para o cotidiano através da Atenção Primária, buscando a qualidade de vida do paciente através da inserção do mesmo na comunidade (ARCE; SOUSA; LIMA, 2011).

A enfermagem também se reconfigurou mediante as mudanças deixou de exercer somente a função de aplicar as ações e assumiu o papel de integrar o paciente na sociedade como forma terapêutica principal, tal mudança refletiu na formação profissional do enfermeiro no que diz respeito a proporcionar uma assistência baseada em pressuposições cientificas e humanitária (ESPERIDIÃO; CRUZ; SILVA, 2011).

A implementação do novo modelo assistencialista da área psiquiátrica/saúde mental teve que encarar o desafio de reformular a visão passada e dita como clássica, o caminho para as mudanças se deu pela implantação das diretrizes curriculares nacionais. Através da academia o profissional sai com uma nova percepção relacionada ao assunto, com conhecimentos críticos para analisar e saber interferir nos problemas de saúde mental diversos, não apenas sistêmico e técnico, mas com conceitos éticos relacionado ao assunto (ESPERIDIÃO; CRUZ; SILVA, 2011).

A enfermagem esta inserida em um contexto que o aproxima do paciente com transtornos mentais, possibilitando o cuidado direto e íntimo ao mesmo, essa realidade ao profissional muitas vezes é sentida pelos profissionais como algo assustador, em razão que a enfermagem não se senti habilitada para realizações dos atendimentos solicitados, porém a equipe de enfermagem acaba sempre na linha de frente do primeiro acolhimento e ausculta das queixas (CARRARA et al, 2015).

As atividades da enfermagem não estão voltadas para resolução do problema, mas sim na adequação do indivíduo na sociedade, buscando junto a eles soluções mais adequadas para sua condição. Promoção de bem estar, prevenção de surtos e ajuda no enfrentamento das questões peculiares da doença são algumas das diversas atuações da enfermagem no campo da saúde mental. Para desempenho de tais funções os profissionais devem buscar o aprimoramento a fim de ganhar habilidades especificas para percepção, observação, formulação de interpretações válidas, delimitação do campo de ação com tomada de decisões, planejamento da assistência, avaliação das condutas e o desenvolvimento do processo (VILLELA; SCATENA, 2004).

Em virtude das dificuldades relacionadas a atuação dos profissionais de enfermagem no atendimento aos pacientes com transtornos mentais, observou-se a necessidade da realização de um estudo que repercutisse a assistência dada a esse público, para tanto, este trabalho tem como objetivo analisar a atuação dos profissionais de enfermagem no atendimento aos pacientes portadores de transtornos mentais nas unidades de saúde publica de Satubinha-MA.

2 PROBLEMA

        Quais as principais dificuldades encontradas pelo profissional de enfermagem no atendimento aos clientes portador de transtornos mental?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (148.6 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com