TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biossegurança

Por:   •  10/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.780 Palavras (20 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 20

INTRODUÇÃO

Todos os profissionais da área de saúde, direta ou indiretamente, estão expostos continuamente, em seus locais de trabalho, a fatores de risco e vulnerabilidade, os quais geram um sentimento de incerteza e sensação de fragilidade em seu meio de trabalho uma vez que estes se expõem rotineiramente a múltiplos e variados riscos relacionados a agentes químicos, físicos, biológicos, psicossociais e ergonômicos (Santos et al., 2012). O espaço hospitalar, como exemplo, pode ser considerado um ambiente complexo e insalubre, onde os trabalhadores atuantes estão expostos a diversas enfermidades infectocontagiosas durante a realização de procedimentos que oferecem riscos de acidentes e doenças para os mesmos (Nishide,  2004). Desta forma, verifica-se que estes profissionais estão sujeitos a elevado grau de risco ocupacional, destacando-se a exposição aos agentes biológicos.

Um dos conceitos mais emergentes nesse contexto é o de biossegurança que visa à prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades relacionadas com a prestação de serviços de saúde, os quais podem comprometer a saúde do trabalhador, do meio ambiente, a qualidade dos trabalhos desenvolvidos e os próprios usuários dos serviços. A área de conhecimento de biossegurança é relativamente nova, por isso se constitui num desafio para os profissionais, especialmente da área da saúde (Andrade, 2007).

Com o evento da resistência microbiana na década de 50 e, com o aumento do número dos casos de pacientes portadores ou infectados pelo vírus da imunodeficiência (HIV), na década de 70, observou-se a necessidade iminente da implantação de medidas de barreiras na transmissão das doenças (Lima et al., 2007).

Neste sentido, em 1987, o Centers for Disease Control and Prevention (CDC) publicou a atualização das recomendações para a prevenção da transmissão de microrganismos em instituições de saúde, conhecida com Precauções Universais e, o isolamento de substâncias corpóreas. Tais medidas foram indicadas para evitar a contaminação dos pacientes e profissionais de saúde, através do contato com sangue e, alguns tipos de fluídos corpóreos de pacientes portadores ou infectados por agentes transmissíveis. Em 1996, houve a revisão dessas medidas incluindo outras precauções, sendo estas chamadas de precauções padrão, precauções estas baseadas na transmissão por via aérea, por partículas/gotículas e por contato com pele não íntegra ou não ou com superfícies contaminadas por microrganismos multirresistentes ou não (CDC, 2007).

A partir da epidemia do HIV/AIDS nos anos 80, no Brasil, foram implementadas medidas para proteção dos profissionais nos serviços de saúde de acordo com a publicação da Constituição Brasileira, em 1988 em consonância com as medidas que foram implementadas para proteção desses profissionais pelos CDC, representando um importante marco na atenção à saúde dos trabalhadores de saúde (Nishide, 2004).

Partindo-se dessa premissa, no Brasil, o uso de EPIs tornou-se obrigatório, sendo regulamentado pela Norma Regulamentadora - (NR) 06, aprovada pela lei nº 6514/77, do Ministério do Trabalho, que tem a utilização desses equipamentos como uma barreira de proteção da integridade física do trabalhador, exigindo seu uso pelo contratado bem como o fornecimento pelo contratante (Lima et al., 2007). Há também a NR-07 que objetiva a promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores a partir do estabelecimento da obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte dos contratantes e instituições que admitam seus contratados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Outra norma regulamentadora considerada de extrema importância no cenário brasileiro é a NR-32, a qual objetiva estabelecer diretrizes básicas para implementar medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral, na qual preconiza o uso de EPIs, a higienização das mãos, a vacinação contra hepatite B, tétano e difteria, entre outras disposições (Magagnini et al., 2011; BRASIL, 1994).

Os acidentes de trabalho representam, tanto para as instituições como para os trabalhadores, um grande problema de saúde pública. Nesse sentido, é importante destacar os diversos agravos envolvendo exposição ocupacional a material biológico, nos quais os agentes etiológicos podem determinar doenças graves, sendo que esses acidentes nem sempre têm resultados visíveis em curto prazo. 

Pode-se destacar cerca de vinte e duas doenças passíveis de serem transmitidas por meio da interação paciente/profissional de saúde, sendo os patógenos veiculados pelo sangue e representantes do maior impacto na saúde do trabalhador os vírus da hepatite C (HCV), da hepatite B (HBV) e da imunodeficiência humana (HIV), causador da Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida (AIDS). Considerando os riscos de exposição a material biológico contaminado, os acidentes com perfurocortantes são os mais frequentes nas instituições de saúde (Magagnini et al., 2011; Lima et al., 2007; Gomes et al., 2008).

É importante ainda salientar que após um acidente, envolvendo sangue e/ou fluidos corporais potencialmente contaminados, o profissional deve receber atendimento profilático de emergência, uma vez que, para obter maior eficácia, as intervenções para profilaxia das infecções pelo HIV e Hepatite B, necessitam ser iniciadas logo após a ocorrência do acidente. Posteriormente, o trabalhador deve procurar o órgão responsável pela notificação do acidente conforme as normas estabelecidas pela legislação trabalhista. Porém, adesão a essas medidas preventivas não é incorporada à prática clínica, uma vez que os profissionais não reconhecem sua vulnerabilidade à infecção e aos riscos ocupacionais (Pimenta et al., 2013).

Nesse contexto, a equipe de enfermagem é uma das principais categorias profissionais sujeitas às exposições com material biológico e a tais doenças supracitadas. Este fato justifica-se por a Enfermagem ser a profissão da área da saúde a ter mais contato durante a assistência aos pacientes e também aos tipos e à frequência de procedimentos realizados (Simão  et al., 2010; Magagnini et al., 2011; Gomes et al., 2008; Alves et al., 2009). Essa grande exposição dos profissionais de enfermagem aos agentes biológicos se deve às formas de organização desses trabalhos, realizando-os em turnos prolongados, tendo poucas pausas durante a jornada, manipulando instrumentos inseguros, negligenciando o uso adequado de EPIs além de muitos trabalharem sob supervisão rigorosa. Neste sentido, é de suma importância que os profissionais de enfermagem adotem as medidas de biossegurança, buscando conhecimentos e atualizações do assunto, por isso a necessidade da educação permanente dos profissionais da saúde, contemplando os riscos e prevenções de acidentes ocupacionais, uso de equipamentos de proteção individual e coletiva, pois estas atitudes podem minimizar os riscos ocupacionais da equipe e repercutir também no melhor atendimento ao paciente (Silva et al., 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)   pdf (238.7 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com