TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intervenções Que a Enfermagem Pode Realizar com Adolescentes com Transtorno Depressivos

Por:   •  5/11/2019  •  Artigo  •  1.789 Palavras (8 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E MISSÕES CAMPUS DE SANTO ÂNGELO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
[pic 2]

CURSO DE ENFERMAGEM

Intervenções que a Enfermagem pode realizar com Adolescentes com Transtorno Depressivos

Andréia Gonçalves das Chagas

SANTO ÂNGELO

2017


[pic 3]

[pic 4]

Andréia Gonçalves das Chagas

Intervenções de Enfermagem á Adolescentes com Transtorno Depressivo

Projeto de intervenção profissional apresentado Estágio de Saúde Coletiva/Hospitalar II.

Orientadoras: Jane Conceição; Perin Lucca

SANTO ÂNGELO

2017

   

       Resumo

A depressão na adolescência não consiste apenas em maus humores e melancolia ocasional. A depressão é um problema sério com grande impacto na vida de um adolescente. Se não for tratada, a depressão poderá conduzir a problemas na escola e em casa, abuso de drogas, ódio por si mesmo e até tragédias irreversíveis como homicídios ou suicídios. Os adolescentes enfrentam várias pressões, desde as mudanças da puberdade a questões sobre quem são e onde pertencem. A transição de criança para adultos também pode trazer conflitos com os pais, na medida em que os adolescentes começam a exigir a sua independência. São sintomas de transtorno depressão tristeza ou desespero; Irritabilidade, raiva, hostilidade, choro frequente, isolamento, perda de interesse em atividades, mudanças nos hábitos de alimentação e de sono, falta de descanso e agitação, sentimento de culpa, falta de entusiasmo e de motivação, fadiga ou falta de energia, dificuldades na concentração, pensamentos de morte ou suicido.

Objetivo geral: Desenvolver intervenções que enfermagem pode realizar com adolescentes com transtorno depressivos

Descritores: Transtorno Depressivo, Enfermagem, Atenção Primária à Saúde.

Introdução

A adolescência e fase em que a pessoa se descobre como um indivíduo separado dos pais. Um descobrimento o que e ser adulto, mas não está plenamente pronto para exercer as atividades assumir a responsabilidade de adulto assim ele procura exemplos de pessoas mais próxima ou não para contribuir se caractere e seu comportamento. Antes da puberdade o risco de apresentar depressão é mesmo para menino e menina, mais tarde ele se torna duas vezes maior no sexo feminino prevalência de transtorno depressivo está em 1% de criança e em 5% dos adolescentes.

 Segundo a Organização mundial de saúde a depressão é um transtorno mental associado a impacto negativo expressivo para indivíduos, família e sociedade. Sua prevalência na população em geral varia de 0,4% a 15,7% em diferentes países. Considera-se adolescência o período de 10 a 19 anos e distingue-se adolescência inicia (entre 10 e 14 anos de idade) e adolescência final (na idade de 15 a 19 anos). (WHO, 2000).

A escola é um importante espaço para o desenvolvimento de um programa de educação para a saúde entre crianças e adolescentes, Distingue-se das demais instituições por ser aquela que oferece a possibilidade de educar por meio da construção de conhecimentos resultantes do confronto dos diferentes saberes, aqueles contidos nos conhecimentos científicos veiculados pelas diferentes disciplinas; aqueles trazidos pelos alunos e seus familiares e que expressam crenças e valores culturais próprios; os divulgados pelos meios de comunicação, muitas vezes fragmentados e desconexos, mas que devem ser levados em conta por exercerem forte influência sociocultural; e aqueles trazidos pelos professores, constituídos ao longo de sua experiência resultante de vivências pessoais e profissionais, envolvendo crenças e se expressando em atitudes e comportamentos. Adolescentes a partir dos 12 anos geralmente já possuem capacidade cognitiva para avaliar suas necessidades e fazer escolhas, de forma que eles podem ser considerados parcialmente competentes. A eles é necessário que se garanta a privacidade e confidencialidade da assistência dando-lhes a possibilidade de serem avaliados sem os pais, porém, preferencialmente, com a permissão informada deles.

Ao longo do ciclo de vida, a vigilância em saúde das crianças e adolescentes e jovens é responsabilidade das equipes de Saúde da Família (ESF), às quais compete realizar periodicamente a avaliação das condições de saúde das crianças, adolescentes e jovens que estão nas escolas inseridas em seus territórios descritos. Frente às necessidades de saúde identificadas, as ESF devem se articular com toda a rede de serviços de saúde, com o setor Educação e com outros equipamentos existentes na comunidade, para a elaboração de planos terapêuticos integrais e integrados para a resolução das necessidades e dos problemas detectados

Alguns sintomas como tristeza causam, ansiedade, embotamento emocional, problemas de concentração delírios, alucinações impulsos suicidas desordem de humor, fobias e alguns sintomas físicos como insônia, hipersônia lentidão mental, raiva, sentimento de culpa, falta de entusiasmo e de motivação, fadiga ou falta de energia, dificuldades na concentração, perda de apetite auxiliam na depressão.

Nas interações com pessoas com depressão, o enfermeiro pode criar estratégias para favorecer a ventilação de emoções, o estabelecimento de trocas, a descoberta de novos modos de subjetividade e funcionamento, a construção de projetos de vida e a ampliação das possibilidades, do protagonismo e do poder de contratualidade afetiva, social e econômico.

Nesse contexto os transtornos depressivos são considerados um grave problema de saúde que com a vida agitada e estresse frequente levam ao aparecimento de sintomas que ocasionam danos ao longo dos anos a saúde psíquica dos indivíduos. Diante desses fatos o estudo deseja saber se através de ações de informativas poderá esclarecer e conscientizar jovens adolescentes sobre esse problema?

Teoria

Uma teoria e das necessidades humanas básicas aonde ela enfoca necessidade básicas, saúde, ambiente, e a enfermagem assistência temporária a um indivíduo que possua dificuldades para satisfazer uma ou mais necessidades. Teoria de Wanda Horta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (214.4 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com