TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MAPEAMENTO DOS RISCOS EM UM AMBIENTE

Por:   •  7/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CAROLINE GABRIELLY DE VARGAS BERALDO

MAPEAMENTO DOS RISCOS EM UM AMBIENTE.

FOZ DO IGUAÇU/PR

2019

O trabalho foi realizado na oficina mecânica Américo, localizada na av Jules Rimet, 1250 e teve como objetivo fazer um mapeamento dos riscos nesse local.

Para a realização desse trabalho, foram realizadas inúmeras visitas, recolha de informação, conversas com funcionários e ida nas instalações da Américo. Assim sendo, e após o processamento e interpretação de todos os dados recolhidos irei realizar o mapeamento de risco.

Processo de trabalho no local analisado: O trabalho realizado na mecânica é de consertos de motores, alinhamento, balanceamento e suspenção de veículos a gasolina.  São funcionários da empresa Jair Rodrigues de 40 anos que realiza a função de mecânico em suspensão de veículos, Carlos Roberto de 45 anos que realiza a função de mecânico de motor, Roberto Sousa 34 anos é quem faz os alinhamento e balanceamento dos veículos e por ultimo o funcionário Felipe de 25 anos no qual fica no caixa. Exercem a carga horaria de 8 horas diárias, sendo das 8h da manha as 12h voltando as 14h as 18h. Os instrumentos utilizados nessa oficina mecânica são ferramentas em gereis (vários tipos de chaves), elevador de carros, compressor de ar, pneumática, rampa de alinhamento com a maquina e um computador. Cada funcionário fica na sua área com os equipamentos nos qual é de sua função.

Riscos existentes no local analisado: Agentes Químicos como Poeira e Substâncias, compostos ou produtos químicos em geral, Agentes Físicos como Ruído, Calor e Umidade, Agentes Biológicos como Fungos, Agentes Ergonômicos como Trabalho físico pesado, Posturas incorretas, Treinamento inadequado inexistente,  Responsabilidade, Tensões emocionais e Desconforto  por ultimo  Agentes Mecânicos como Máquinas sem proteção, Ferramentas defeituosas inadequadas ou inexistentes, Iluminação deficiente e Eletricidade.

Medidas preventivas existentes e sua eficácia: A medida de proteção coletiva é de o ambiente da oficina ter um sistema de iluminação e de exaustão adequado a fim de garantir a segurança de todos os que utilizam o espaço. A oficina também deve ter placas indicativas de que é proibido fumar. É necessário que as embalagens que contenham solventes e substâncias inflamáveis sejam claramente indicadas por rótulos, além de estarem afastadas das atividades da oficina. Qualquer faísca ou descarga elétrica próxima desses agentes químicos pode provocar incêndios e até mesmo explosões. Os lixeiros devem estar todos identificados com seu risco. Sua eficácia deixa a desejar, pois não possui iluminação adequada na mecânica. Já as medidas de proteção individual Jair, Carlos e Roberto devem possuir os epis que são Óculos de segurança com proteção  lateral completa, Protetores de ouvidos  do tipo de inserção (plug), Luvas; Avental de lona/impermeável; Creme de proteção  para as mãos; Calçados de segurança  se houver manuseio de peças pesadas Luvas de PVC  ou Neoprene; Máscara semi facial  com filtro de carvão ativado Avental de raspa; Perneira de raspa. Sua eficácia também deixa a desejar, pois eles não utilizam nem metade dos epis (pois o estabelecimento não possui). Medidas de organização do trabalho cada área que um funcionário atua deve contar com suas ferramentas organizadas, com os equipamentos exatos que serão utilizados na sua função, porem isto não acontece todas as chaves ficam jogadas em cada lugar da oficina mecânica. Medidas de higiene e conforto: A oficina possui apenas um banheiro sendo ele utilizado para o sexo masculino e feminino e para funcionário e clientes o mesmo não e higienizado, a oficina possui também um filtro de agua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (176 Kb)   docx (81 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com