TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Fisiologia, resenhas de alguns capítulos.

Por:   •  13/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  8.872 Palavras (36 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 36

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UNIRIO

INSTITUTO BIOMÉDICO - IB

DISCIPLINA DE FISIOLOGIA

Resumos de Temas Solicitados para a Disciplina de Fisiologia

Tainá Martins Gomes

Centro – RJ

2015.2

Introdução

        

        A fisiologia é a ciência que estuda como é o funcionamento do organismo, ou seja, explica os fatores físicos e químicos que são responsáveis pela origem, pelo desenvolvimento e pela progressão da vida.

Pontos chave: Fisiologia, Funcionamento do Organismo.

Meio Interno e Homeostase

Introdução

        Grande parte do corpo humano adulto é constituído por líquidos (aproximadamente 60%). A maior parte desse líquido, que é de extrema importância para o organismo, encontra-se no interior das células (líquido intracelular), porém, cerca de um terço encontra-se nos espaços existentes entre as células (consideradas a unidade viva básica do organismo), este líquido é conhecido como líquido extracelular e é nele onde encontram-se íons e nutrientes essenciais para manter a vida celular. Este líquido encontra-se em constante movimento por todo o corpo, e é assim que todas as células vivem no mesmo ambiente, e é por isso que esse líquido extracelular é também chamado de meio interno do corpo.

        Para que o organismo funcione corretamente, faz-se necessária a manutenção de condições quase constantes neste meio interno, a essa manutenção chamamos de homeostasia. A homeostasia é algo de extrema importância para que o organismos funcione de maneira correta. Para que esta ocorra, faz-se necessário que todos os órgãos e tecidos do corpo realizem funções que contribuam para a manutenção dessas condições essenciais para o meio interno.

Pontos chave: Meio Interno, Homeostasia, Líquido Extracelular.

Meio Interno e Homeostase

Sistema de Transporte e de Mistura do Líquido Extracelular – O Sistema Circulatório do Sangue

        O líquido extracelular é transportado para todo o corpo em duas etapas: pelo movimento do sangue pelo corpo através dos vasos sanguíneos

(Figura 1-1) e pela movimentação de líquido entre os capilares sanguíneos e os espaços intercelulares (entre células) dos tecidos (Figura 1-2).

[pic 2]

        

Organização Geral do Sistema Circulatório – Imagem retirada do livro Tratado de Fisiologia Médica 11ªEdição.

[pic 3]

Imagem retirada do livro Tratado de Fisiologia Médica - Guyton 11ªEdição.

Origem dos Nutrientes do Fluido Extracelular

Os nutrientes contidos neste líquido são oriundos do bom funcionamento dos Sistemas que constituem o nosso organismo.

         O Sistema Respiratório contribui da seguinte forma: o sangue ao passar pelos alvéolos pulmonares capta o oxigênio necessário para as células do corpo.

        No Trato Gastrointestinal a contribuição de nutrientes ocorre da seguinte forma: o sangue que flui através das paredes do trato gastrointestinal, absorve os nutrientes provenientes da digestão como os carboidratos, aminoácidos, ácidos graxos.

        Já o Fígado e os órgãos de função metabólica, alteram  quimicamente (fígado) substâncias absorvidas pelo trato gastrointestinal tornando-as mais utilizáveis, ou podem armazenar (outros tecidos- células adiposas, rins, glândulas endócrinas) tais substâncias até que se façam necessárias.

        Vale ressaltar que não é apenas o fornecimento de nutrientes para o meio interno que contribui para a homeostasia, além disso, faz-se necessário também a remoção dos produtos finais do metabolismo celular.

        Podemos ver isso no processo de remoção do CO2 pelos pulmões,  o processo de filtragem do sangue através dos rins (retirando metabólitos prejudiciais a nossa saúde, como a uréia), a eliminação dos resíduos não aproveitáveis através das fezes e a desintoxicação do organismo realizada através do fígado.

        Tudo isso é controlado pelo Sistema Nervoso, mais especificamente o Sistema Nervoso Autônomo, que controla muitas funções dos órgãos internos, secreções de muitas glândulas do corpo em um nível subconsciente.

Feedback Negativo e Feedback Positivo.

        O corpo humano possui vários sistemas de controle para o bom funcionamento do organismo, tais sistemas possuem características importantes, dentre elas estão:

  • Feedback Negativo: a maioria dos sistemas de controle do organismo

ocorre por este tipo de Feedback. Aqui, este tipo de Feedback tenta ir contra o evento que está acontecendo e estabelece a homeostasia.

        Podemos ver isto no processo de Regulação da pressão sanguínea arterial, onde esta é controlada por vários outros sistemas, dentre eles podemos citar o sistema barroceptor (receptores nervosos, localizados nas paredes de bifurcação das carótidas e aorta), que age da seguinte forma: quando a pressão arterial sobre demais, os barroceptores enviam impulsos nervosos para o tronco cerebral, tais impulsos inibem o centro vasomotor, diminuindo assim seus impulsos transmitidos, essa redução diminui a atividade de bombeamento do coração e a dilatação dos Vasos sanguíneos e isso leva o aumento do fluxo sanguíneo nos vasos, normalizando a pressão arterial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.3 Kb)   pdf (533.8 Kb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com