TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Maneira Sucinta

Por:   •  15/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Este relatório visa apresentar de maneira sucinta, a visita no Frigorífico, no dia 22/03/2018, quinta feira, sob a orientação da veterinária Aline Luciana Rodrigues, através das Faculdade Integradas Aparício Carvalho – FIMCA, onde, ofereceu aos aluno, uma visita á empresa Frigo 10, para conhecer a metodologia por eles desenvolvido para que os alimento ( carne bovina) chegue em boas condições de uso para a população.

Com uma média diária de abate entre 150 a 180 bovinos, o Frigo 10 emprega 120 pessoas e responde por aproximadamente 25% dos 500 bovinos consumidos diariamente pela população de Porto Velho.

O Frigo 10 é o primeiro frigorífico a receber selo de inspeção municipal em Porto velho. Foi fundado em 20/06/2007 e está localizado na ROD BR 364 KM 11, estrada da Rema KM01, zona rural, Porto Velho, 76808-695. O ramo de negócio e o abate de bovino e as atividades de comércio são varejista de carnes - Açougues.

Segundo Aline Luciana Rodrigues veterinária responsável pelo frigorifico, no passado a inspeção sanitária pelo não funcionava em função da ingerência política, pois os mesmos deixavam muito a desejar fazendo com que a demanda de animais era muito pouco. Nós dias atuais o frigorifico esta em perfeito funcionamento, obedecendo todos os padrões necessários para seu perfeito funcionamento, todo o estabelecimento passa por inspeções diárias e semanas para manter seus padrões e assim continuar recebendo animais de vários lugares do estado.

O selo da inspeção municipal permite ao frigorífico a comercialização da carne dentro do município, o interesse é que o município de Porto Velho possa estar aderindo ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que garante a comercialização das carnes em todo o território nacional.

Classificação de segurança

Os processo de segurança do frigorifico e rigidamente seguido e, todos os seus aspectos necessário, por parte da segurança dos animais a medica veterinária encarrega de fazer a analise de todos os animais que adentram no frigorifico, onde os mesmos ficam em currais com alta capacidade, onde vem a facilitar esse processo de análise, caso ocorra de algum animal chegar ferido ou com qualquer tipo de trauma causado pelo transporte de seu lugar de origem até o frigorifico, o mesmo vai ser separado dos demais e o proprietário vai ser comunicando sobre isso, em questão das notas que são fundamentais para que ocorra o abate de forma regular, toda a carga deve ter um documento que e fornecido pelo IDARON de sua cidade, esse documento o abate dos animais não pode ser feito, caso ocorra excesso de animais os mesmos só podem ser abatidos se os proprietários providenciarem esse documento imediatamente .

Objetivo

Esta visita teve como objetivo mostrar onde e como o profissional farmacêutico pode estar atuando dentro de uma indústria de alimentos. Como por exemplo o controle de qualidade.

Desenvolvimento

Os alunos foram recebidos pela veterinária, onde, ela explicou quais os EPIS deveriam ser usados para fazer a visita o horário de funcionamento, quantidade de animais que era abatido diariamente, foi nos informado que não poderíamos ter nenhum tipo de contato físico com as carnes, para que não ocorresse nenhum tipo de contaminação. A turma foi divida em grupos, o que facilitou a visita e melhor entendimento das explicações.

Primeiramente foi colocado os EPIS, vestimenta branca, capacete e bota, logo depois, foi feita a lavagem das botas, depois disso foi possível conhecer o interior do frigorífico, função de cada setor,local onde os animais ficam quando chegam, e o abate, logo em seguida os mesmo passam por limpeza onde e retirado o couro, os órgãos internos e as demais parte do animal, e feito a limpeza com jatos de água, a carcaça e analisada para saber se esta pronta para uso ou não, setor onde fazem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com