TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dosagem Triacilglicerois

Por:   •  31/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  797 Visualizações

Página 1 de 2

Parte experimental

Iniciou-se o experimento sapando-se três Tubos de Ensaio e identificando-os como B (branco), T (teste) e P (padrão). Ao continuar todos estes Tubos de Ensaio receberam 2,0ml do reagente de cor respectivamente através de uma Pipeta.

No Tubo de Ensaio T levou-se por meio de uma Pipeta Automática e uma ponteira 20µL de amostra biológica do tipo soro, onde posteriormente a Ponteira foi trocada para que se fosse adicionado 20µL posteriormente de solução padrão (200mg/dl) no Tubo P.

Todos estes Tubos de Ensaio então foram homogeneizados e levados ao Banho Maria 37°C por dez minutos.

           Mecanismo de ação no Banho Maria

O glicerol na presença da adenosina trifosfato (ATP) e da enzima Glicerolquinase, produz adenosina difosfato e Glicerol-3-fosfato (reação 1), que na presença da enzima Glicerol-3-fosfatoquinase produz Dihidroxicetofosfato e Peróxido de Hidrogênio (H2O2) (reação 2). Finalmente na presença da Peroxidase, a 4-aminoantipirina (4-AAP) mais o Fenol, é formado um produto corado que pode ser determinado espectrofotometricamente.

Dando continuidade ao experimento todas as soluções dos Tubos de Ensaio foram transferidas cada uma para uma Cubeta. Acertou-se o espectrofotômetro para leitura de 505mn, e em seguida zerou-se o seu medidor com a solução do Tubo B.

Posteriormente aferiu-se as soluções do Tubo T, onde obteve-se ABST[pic 1]0,140. E logo na sequência o mesmo foi feito com a solução do Tubo P, dando um ABSP[pic 2]0,248.

Resultados e discussão

Os resultados foram obtidos mediante o seguinte cálculo:

(P) [pic 3]200mg/dl

(T) mg/dl[pic 4] [pic 5]x200

[pic 6]112,9mg/dl

                        O valor obtido (112,9mg/dl) está dentro da faixa de especificação, cuja mesma são valores abaixo de 150mg/dl.

                       Os triacilgliceróis são provenientes da dieta (onde sua fonte é a exógena), e ainda podem ser do fígado (fonte endógena), e representam maior quantidade de gordura no organismo. A principal função dos triacilgliceróis é a de armazenamento de energia para células.

                          A dosagem de triacilgliceróis é utilizada para avaliar hiperlipidemias. As concentrações dos mesmos variam de acordo com a idade ou sexo.

                           Níveis elevados de triacilgliceróis, pode ser um fator de risco para aterosclerose. Níveis séricos aumentam a adesividade plaquetária, favorecendo a trombogênese.        

                             

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (207 Kb)   docx (36.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com