TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II

Por:   •  18/3/2020  •  Relatório de pesquisa  •  3.801 Palavras (16 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE DE ENFERMAGEM NOVA ESPERANÇA DE MOSSORÓ

[pic 1]

[pic 2]

PORTFÓLIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II

MOSSORÓ/RN

2019

INGRID MARCIONILA DOS SANTOS ALVES

Portfólio de Estágio Curricular Supervisionado II, elaborado pelo aluno Ingrid Marcionila dos Santos Alves, apresentado ao professor Me Clélio Diogo Soares, como requisito de avaliação da disciplina.

MOSSORÓ/RN

2019

Quando clamei, tu me respondeste; deste-me força e coragem.

Salmos 138:3

AGRADECIMENTOS

Primeiramente a Deus, autor e princípio de toda sabedoria, Ele que sempre tem me dado força para seguir em frente e trilhar essa difícil jornada. A meus pais que sempre foram fonte de expiração, e que me ajuda a enfrentar todos os obstáculos no decorrer desse tempo, pois se não fosse pelo incentivo deles não estaria aqui hoje nas etapas finais do meu curso. Ao meu namorado pelo apoio e incentivo. Aos profissionais farmacêuticos Bioquímicos, técnicos (as) de laboratório e as preceptoras que contribuíram com seus conhecimentos dando orientação, conselho, incentivo e o aprendizado adquirido.

  1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Este relatório apresenta as atividades desenvolvidas no decorrer do Estágio Curricular Supervisionado II, do curso de Farmácia da Faculdade Nova Esperança de Mossoró (FACENE), realizada pela acadêmica Ingrid Marcionila dos Santos Alves. Realizado em quatro etapas: a primeira aconteceu na própria instituição FACENE, localizada na Av. Pres. Dutra, 701 - Alto de São Manoel, onde o mesmo foi supervisionado pelo preceptora Mara (Biomédica), a segunda etapa aconteceu no PAM do Bom Jardim, localizado R Doutor João Marcelino, 429 - Santo Antônio, tendo como preceptora Letícia Fernandes (Biomédica), seguindo para o terceiro rodizio no Hospital Wilson Rosado, contamos com a supervisora Gabriella Maia e para finalizar CEPAC, localizado  e ficamos com supervisionado pelo dono e Bioquímico Dr Felício Moura. Foi totalizando assim uma carga horária de 260 horas. O Estágio Supervisionado para o curso de Farmácia é uma atividade acadêmica de caráter obrigatório, está inserido na carga horária total do plano curricular e a sua execução. É uma estratégia de profissionalização que complementa o processo de ensino/aprendizagem. Consiste na fase de preparação do aluno para o seu ingresso no mercado de trabalho, desenvolvendo ações que integram a formação acadêmica do aluno com a atividade prático-profissional. Nos estágios foram desenvolvidas práticas que contribuíram para a capacitação e aprendizagem, o que só engrandece esta experiência contribui para a formação de profissionais totalmente aptos. Todo o conhecimento prático obtido pelos estágios fornece uma base prática para o trabalho que escolherá.

  1. OBJETIVO DO ESTÁGIO

2.1 OBJETIVO GERAL

Adquirir a experiência da pratica do exercício profissional farmacêutico, fazendo correlação do conteúdo visto em sala de aula com a pratica da profissão na área de Analises Clinica.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Viabilizar aos alunos uma vivencia dos princípios gerais que tem âmbito de um Laboratório de Analises Clinica.
  • Aprimorar os conhecimentos sobre atuação de análises clínica, através da praticas dos exames.
  • Pratica o uso correto dos reagentes fornecidos pelos kits utilizados nos testes, e suas interpretações.

  1. PERÍODOS DE REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO

  • 09/09/2019 a 20/ 09/2019 FACENE
  • 23/09/2019 A 11/10/2019 PAM do Bom Jardim
  • 14/10/2019 A 01/11/2019 Hospital Wilson Rosado
  • 04/11/2019 a 22/11/2019 Laboratório CEPAP
  1. LOCAIS DE REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
  • FACENE

Av. Pres. Dutra, 701 - Alto de São Manoel, Mossoró - RN, 59628-000 Mossoró

  • PAM DO BOM JARDIM

Rua Afonso Pena,1290 – Bom Jardim, Mossoró – RN, 59619-010 Mossoró

  • HOSPITAL WILSON ROSADO

R Doutor João Marcelino, 429 - Santo Antônio - Mossoró, RN - CEP: 59611-200

  • LABORATORIO CEPAC

Laboratórios de Análises Clínicas

R 6 de Janeiro, 222 - Santo Antônio - Mossoró, RN - CEP: 59611-070

  1. ESTRUTURAS FÍSICA E FUNCIONAL DOS LOCAIS DE ESTÁGIO

No primeiro local de estágio foi realizado na FACENE onde foram disponibilizada sala de aulas com data show e nas praticas foram utilizados laboratórios de citologia onde encontrasse microscópios para visualização de todos os materiais (laminas), como também passamos pelo laboratório de bioquímica onde foram utilizados reagentes necessários para as praticas.

No segundo local de estágio foi o PAM, onde há uma sala para cadastro lá se encontra computadores e recepcionistas para realizar o cadastro e marca exame desejado, uma sala especifica de parasitologia junto com Uroanálise com duas bancadas, uma para cada e uma mesa com um computador para retirar as etiquetas dos exames dos pacientes, ha uma sala de coleta onde tem quatro cabines com uma cadeira e uma bancada onde encontra-se o materiais para coleta como seringa, agulhas, algodão, álcool, garrote, laminas, tubos etc essa sala de coleta é ligada com a sala de dos microscópio onde tem uma bancada com três  microscópio e essa sala é ligada com a sala de preparação dos materiais, nela é encontrada uma bancada enorme com duas pias para coloração de laminas hematológicas nessa bancada tem uma centrifuga, do outro lado existe outra bancada com computadores para digitação e outra bancada no meio da laboratório como suporte e essa sala é ligada com outra sala que é onde esta localizadas os aparelhos de hemograma, sódio, potássio e cálcio em cima de uma bancada e do outro lado o aparelho de bioquímica e duas geladeiras. Existe um laboratório exclusivo para hormônio nele tem dois aparelhos automatizados, e outro especifico para almoxarifados onde uma bancada com uma pia e uma autoclave.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (776.1 Kb)   docx (526.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com