TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio de Estagio

Por:   •  5/1/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.005 Palavras (5 Páginas)  •  964 Visualizações

Página 1 de 5

                                        CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU        [pic 1][pic 2]

NÚCLEO DE SAÚDE

CURSO DE FÁRMACIA

PORTIFÓLIO

RELATÓRIO SEMANAL DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

ALUNO (A)

YANI GISLA CALDAS SILVA

MÊS/ANO

21/09/2020 a 18/12/2020

DESCRIÇÃO

PERÍODO DO ESTÁGIO

21/09/2020 ATÉ 18/12/2020

EMPRESA

FARMÁCIA PAGUE MENOS

CURSO

FARMÁCIA

Ao longo de todo o estágio, fui acompanhada e orientada pelo farmacêutico Davyson em todas as atividades desenvolvidas dentro da farmácia. Durante o período, pude adquirir conhecimentos de todos os setores e serviços oferecidos.

 Nas primeiras semanas de estágio, foi-me apresentado e explicado como se procedia toda a organização do ambiente, e o armazenamento dos medicamentos. Os medicamentos são separados em prateleiras por suas classificações que são éticos, genéricos, similares, e ainda por sua classe farmacêutica, que é o caso dos antibióticos e dos medicamentos controlados. Os medicamentos inclusos na portaria nº344 ficam guardados em um setor diferenciado, no qual são armazenados em cinco armários trancados, sendo um para os medicamentos tarja preta, outro para os genéricos, e o restante para as demais medicações controladas.

Na farmácia Pague Menos, é de responsabilidade do farmacêutico a conferencia e armazenamento dos medicamentos controlados e antibióticos. Essas atividades eram realizadas de duas a três vezes na semana, e tinham a seguinte ordem: abrir as caixas que haviam chegado, separar os medicamentos pelos nomes, miligramas, e classes farmacêuticas, e seguir para a análise dos relatórios, que continham a quantidade e o lote de todos os medicamentos. Feito isso, fazíamos a conferencia dos lotes, para saber se estavam corretos, a anotação do número do MS que vinha nas caixas dos medicamentos e da data de validade de todos os medicamentos. Após esse processo, era feito o armazenamento dos medicamentos em seus respectivos armários e prateleiras, seguindo a ordem alfabética.

Durante as dispensações, sempre fui instruída pelo farmacêutico, principalmente quando se tratava de receituários dos grupos A, B e C ou antibióticos. Nas receitas de controle especial as atenções eram redobradas para que nenhum erro passasse despercebido. Os erros mais frequentes presenciados foram, erros na escrita, mg, falta de carimbo ou assinatura médica e receitas já vencidas. Nas receitas era anotado o nome, nº da identidade, endereço e número telefônico do comprador, além de todas as informações do medicamento prescrito, como nome, mg, quantidade de caixas e comprimidos, lote, e também a data do dia da compra, matricula, e assinatura do farmacêutico. Já para os antibióticos tínhamos que nos atentar principalmente as datas das receitas, pois elas possuem um tempo de validade menor, que é de dez dias. Nestas, precisavam ser anotados os dados do medicamento, como nome, mg, quantidade de caixas e comprimidos, e também a idade e o sexo do paciente.

O controle de saída dos medicamentos de controle especial e antibióticos eram feitos todos os dias, pelo relatório pegue no caixa, no qual, junto das recitas, podíamos conferir se os medicamentos prescritos eram os mesmo que constavam no relatório, além de averiguar se não houve nenhuma perca de recita. Logo após, as informações contidas nas receitas eram lançadas em um sistema de controle chamado SIAP. Para as receitas de controle especial isentas de notificação, era necessário que se armazenasse no programa os dados do comprador, nome e CRM do médico, e também o nome, mg, e lote do medicamento. Já das receitas do grupo A, B, C2 e C3, além dos dados já citados, se armazenava o número de notificação. Para as receitas de antibióticos, também inclusas no programa, além dos dados do medicamento e CRM médico, também se armazenava o nome e idade do paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (160.7 Kb)   docx (46.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com