TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reaçoes por Produtos Capilares

Por:   •  22/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  683 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

. A estética capilar vem ganhando destaque, com isso a indústria de cosmetologia cresce cada vez mais, voltada para cada publico, independente de classe social todos tem acesso a determinados tipos de cosméticos. Neste trabalho sera abordado os produtos capilares e as reações adversas que poderão ocorrer e quais foram os procedimentos e orientações realizado pelo profissional de estética. Com a utilização do questionário foi feito um levantamento das reações adversas causadas por produtos capilares

Com a variedade de cosmetico as pessoas ficam mais acessível a estes e procuram profissionais que não estudam a fundo os fios e não sabem separa-los para cada tipo de cabelo trazendo assim alguns prejuizos.Pela diversidade de produtos capilares nos saloes e centros esteticos é de suma importancia o profissional está preparado para lidar com as reações alérgicas que poderão ocorrer.


DESENVOLVIMENTO

Atravéz do questinário, pôde-se obsevar no levantamento de dados coletados pelo mesmo, que das cinco pessoas todas já tiveram algum tipo de reação adversa por produtos capilares embora em quimicas diferentes. A primeira sofreu uma reação por aplicaçao de uma coloração que de inicio teve uma coceira no couro cabeludo, verrmelhidão e irritaçao nas orelhas, um edema no olho esquerdo e posteriormente um leve descamamento no couro cabeludo, segundo cliente não foi necessario ir ao dermatologista, ela seguiu as orientaçoes do cabeleireiro, onde o mesmo fez a retirada imediata do produto e orientou o cliente a lavar os olhos com soro fisiológico e com algumas horas já havia diminuido o edema, assim o profissional sugeriu que o cliente não usasse mais a tintura. A segunda cliente teve uma reaçao alergica à uma mascara de hidrataçao capilar, que teve reação de vermelhidao e ardencia nas orelhass e nuca, essa irritação repetiu-se por duas aplicaçoes realizadas, levando o profissional a entender que tratava-se de uma reação alergica, fez a retirada imediata da máscara orientando a cliente a não usar mais o produto e fazer um teste epicultâneo para diagnosticar qual composiçao que trouxe a irritaçao alérgica, porque outras máscaras tambem poderiam conter a mesma. Foi uma escova progressiva a base de formol que a terceira cliente teve reação que causou descamaçao e erupções na pele e quebra de cabelo, a mesma relata que não recebeu muitas orientações imediata da profissional, somente a pediu que procurasse um dermatologista onde o mesmo fez um tratamento com anti-inflamatório capilar. A quarta cliente afirmou que em uma aplicação de coloração que já tinha costume de usar, derrepente começou a sentir um descomforto e irritaçao no couro cabeludo, a cabelereira fez a retirada imediata e recomendou a não usar mais a coloraçao e fazer um teste anti alérgico com outra coloraçao posteriormente. Em um processo de descoloraçao a quinta cliente teve uma reação, onde iniciou com um desconforto na respiração e edema no glote, foi retirado o produto imediatamente,pela profissional orientando a ingerir água, com pouco tempo o mal estar passou, ainda assim a cabelereira pedeu que procurasse o medico.

Os produtos considerados com risco potêncial com mais reações adversas ao seu uso, segundo a análise do questionário foi nos procedimentos de coloração, descoloração e alisamentos. Visto que existe muita química envolvida


em tais procedimentos vale resaltar que é muito importante entregar seus cabelos a um profissional de sua confiança que use somente produtos reconhecidos no mercado e com o selo de aprovação pela ANVISA

CONCLUSÃO

De acordo com a coleta de dados foi possivel notar que em todos os casos o tratamento inicial inclui a lavagem completa com bastante agua para remoer qualquer traço do irritante que possa ter permanecido na pele.

É necessario que o profissional tenha a responsabilidade de averiguarmse os produtos utizados são autorizados pela ANVISA.é de suma importancia que o profissional esteja preparado para lidar com ass reaçoes alergicas que poderao ocorrer, comhecendo o produto e a forma de aplicaçao a fundo, ate mesmo para orientar o cliente corretamente em casos que ocorra raçoes e alergias.

O questionário nos mostra os riscos causadas pela química envolvida nos produtos capilares e quais produtos e quais os procedimentos com mais reações alérgicas adversas a esses produtos. Além de ter profissionais qualificados na área para evitar o diminuir esses riscos alérgicos e toxicológicos os salões de beleza deve esta se aperfeiçoando técnicas novas para evitar novos casos e dar toda a segurança aos seus clientes e funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (107.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com