TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicomotricidade Relacional

Por:   •  11/4/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.262 Palavras (6 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

O presente trabalho é sobre :A psicomotricidade relacional, que favorece uma relação de ajuda, de escuta, de mediação, de interação e de provocações a novos desafios para a criança, através da ação do brincar, onde ocorre o contato corporal entre e o profissional e as crianças, e entre elas mesmas.

Sua rotina se organiza em três momentos chaves:

1º) Ritual de entrada;

2º) Atividades livres de expressão, construção e comunicação;

3º) Ritual de saída.

O psicomotricista relacional utiliza-se de métodos não diretivos para a realização de sua prática. Seu público alvo são os seres humanos: crianças com quem eles mais trabalham, adolescentes e adultos .os tipos de exercícios que eles trabalham são: jogos funcionais, jogos de ficção, jogos de aquisição, jogos de fabricação. Nesse trabalho será relatado o papel do psicomotricista relacional, com a criança e os benefícios que esse profissional pode trazer para a criança. Os principais autores envolvidos são: Aucouturier, Lapierre e Negrine .

É objetivo/ São objetivo desse trabalho:

 Incentivar o aprendizado, despertar o desejo de aprender.

 Prevenir dificuldades de expressão motora ,verbal ou gráfica.

 Estimular à criatividade, a atenção, a concentração, a memória e elevar a autoestima.

Está organizado em 4 partes /capítulos:

Na parte 1/capítulo 1, será abordado breve relato histórico. Na parte 2/capítulo 2, optámos por abordar público alvo e proposta do método. Na parte 3/capítulo 3, demos exemplos de tipos de exercícios. Na parte 4/capítulo 4, apresentamos os principais autores envolvidos.

Metodologia

Foi utilizada como metodologia, pesquisas com palavras-chave psicomotricidade relacional e desenvolvimento infantil.

Breve Relato Histórico

A psicomotricidade surgiu por volta de 1870, para nomear as regiões de córtex cerebral situadas além das áreas propriamente motoras. A história da psicomotricidade conta que por um bom tempo, tratou o ser humano de forma fragmentada, se baseando no dualismo cartesiano que consiste em separar corpo e alma. Atualmente ela passa a ser compreendida como a busca entre a reunião entre as atividades psíquicas e motrizes das crianças.

A psicomotricidade relacional foi criada por André Lapierre, educador Francês na década de 70. Sua abordagem se fundamentou particularmente nos aspectos psicanalíticos da relação do adulto com a criança.

Os psicmotricistas Lapierre e Aucouturier(1984) acreditavam na necessidade de uma prática educativa que trabalhe e valorize o desenvolvimento das potencialidades das crianças. Com isso buscaram compreender o comportamento racional da criança desde o momento que foi compreendido que as estruturas e a qualidade das comunicações estabelecidas na primeira fase da infância tinham um papel muito importante para o desenvolvimento harmonioso da personalidade.

Negrine(2002), acreditava que a psicomotricidade de cunho educativo deveria estar destinada a crianças em idade pré-escolar, pois assim poderia explorar melhor as diferentes formas de expressão e de comunicação, através de uma ação psicopedagógica, visando o avanço dos mesmos.

Para Lapierre a tarefa do psicomotricista é descobrir o tema sobre qual o corpo está espontaneamente expressando, buscando através de ações pedagógicas potenciar a comunicação do adulto com a criança.

A educação psicomotora foi dividida em dois eixos, um deles sendo a psicomotricidade relacional, que visa a ação de brincar, utilizando o jogo como elemento pedagógico. Assim podemos voltar no conceito de Lev Vygotsky(1896-1934) que acreditava que o brincar da criança é muito mais memória, o jogo realizado pela criança é movido pelas imagens que convive, referências do cotidiano de suas relações, ela aprende a conceituar, um exemplo seria o papel a mãe na família.

No decorrer dos estudos , nem todos os autores que tiveram a mesma formação inicial, seguiram na mesma linha, como o caso de Aucouturier, Lapierre e Negrine.

Aucouturier determina que o jogo de pulsão(jogo sensório-motor) deve ser potencializado e a prática da psicomotricidade tem sua função até 8 anos. Para Lapierre o jogo simbólico tem mais importância e a psicomotricidade deve se aplicar as crianças, adolescentes e adultos.

Já Negrine se diferencia pois sua linha de pensar está dentro de uma perspectiva educativa e preventiva, dentro disso alguns exemplos como: referências de ações psicopedagógicas no desenvolvimento infantil, estruturar a organização da prática psicomotriz educativa com grupos de crianças.

Ao longo do estudo da psicomotricidade pode se dizer que está em constante evolução conforme as concepções de autores. Este fato permite entender que ela não é uma prática estagnada em um tempo e um espaço, seus autores refletem e exercitam suas práticas, podendo assim concluir que a psicomotricidade está em constante inovação.

Público Alvo

A Psicomotricidade Relacional tem como público alvo o ser humano: criança, adolescente ou adulto, sendo mais utilizada com as crianças.

Proposta do Método

Possui o método não diretivo visando à manifestação de todo o interesse do ser humano, gerando atitudes e valores que retratam as emoções e os sentimentos de cada momento vivido.

Utiliza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com