TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DOS ALIMENTOS FUNCIONAIS NA PREVENÇÃO E NO TRATAMENTO DO CANCER

Por:   •  6/1/2021  •  Artigo  •  4.851 Palavras (20 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 20

A IMPORTANCIA DOS ALIMENTOS FUNCIONAIS NA PREVENÇÃO E NO TRATAMENTO DO CANCER

Luiz Melo Araújo

RESUMO

Este trabalho apresenta algumas considerações a respeito do câncer como doença grave bem como as características do paciente oncológico e do profissional de nutrição, como responsável pela elaboração de um cardápio rico em nutrientes, visando sempre a qualidade de vida do paciente. O objetivo de estudo deste artigo é ordenar em sequência os acontecimentos pessoais da vida do doente de câncer do momento do diagnóstico, da internação do paciente, sua permanência no hospital e o momento da alta e as atribuições do nutricionista junto a implementação de uma dieta rica em alimentos funcionais. A pesquisa utilizada é pesquisa bibliográfica com a finalidade de alcançar o objetivo geral de esclarecer a atuação do nutricionista no âmbito oncológico como objetivo principal, considerando que essa atuação é de suma importância para a família e paciente, que está debilitado e sensível diante de grave doença. Dentro da equipe de multiprofissionais o mesmo se destaca e é o elo de ligação entre paciente e família, é quem resolve as questões da alimentação do paciente.  Para embasamento teórico foram consultados publicações de estudiosos no assunto tais como: Mayol (1989), Vidal et, al (2012), Dias (2014) Vieira (2018) dentre outros.

PALAVRAS-CHAVES: Paciente com Câncer. Nutricionista. Alimentos funcionais.

1 INTRODUÇÃO

Os alimentos funcionais são refeições prescrita por meio de dietas, onde suas funções nutricionais, produzem algum efeito metabólico e fisiológico no organismo. Seu efeito vem sendo estudados, principalmente, nas patologias, como câncer, diabetes, hipertensão mal de Alzheimer, doenças ósseas, cardiovasculares, inflamatórias e intestinais. Para que os alimentos funcionais sejam eficazes é preciso que seu uso seja regular e também seja associado ao aumento da ingestão de frutas, verduras, cereais integrais, carne, leite de soja, e alimentos ricos em ômega-3.

Alguns componentes químicos que dão funcionalidade aos alimentos são: carotenoides, flavonoides, antioxidantes, ácidos graxos como ômega-3, pro bióticos, fibras dentre outros.

No Brasil, o câncer é a terceira causa de morte (11,84% dos óbitos), e a segunda por doença (27,63% do total), e a cada ano atinge cerca de 9 milhões de pessoas, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. A taxa de mortalidade associada ao câncer vem crescendo nos últimos anos devido o envelhecimento da população, do processo de industrialização e das mudanças nos hábitos alimentares.

A maior parte do tratamento do câncer consiste da administração de quimioterápicos, que constituem um grupo de aproximadamente 300 drogas que atuam a nível celular para impedir o crescimento das células mutantes. Todavia essas drogas não são seletivas, sendo toxicas para os tecidos sadios.

O protocolo para o tratamento do câncer cita que pesquisas indicam que o tratamento nutricional pode exercer outros grandes benefícios ao tratamento oncológico por meio de minimização dos efeitos adversos produzidos pelo tratamento oncológico, promovendo um melhor estado de saúde ao paciente.

A relevância do tema abordado é para o esclarecimento que contribui para o entendimento sobre a relação positiva existente entre ingestão de uma alimentação adequada e equilibrada contendo alimentos funcionais, com a melhoria do tratamento do câncer. Dentro deste aspecto encontra-se o profissional de nutrição, proporcionando por meio de uma dieta balanceada em nutrientes essenciais para o bem estar, equilibrando suas taxas contribuindo para a sua cura. O nutricionista desenvolve sua intervenção dentro de toda equipe, coma a mais absoluta ética e profissionalismo, já que o paciente encontra-se fragilizado diante de uma doença crônico-degenerativa.  

Tendo como objetivo geral apontar os principais benefícios dos alimentos funcionais no tratamento nutricional, ampliando sua atuação junto ao tratamento oncológico. Seguido pelos específicos: analisar de qual forma o profissional de Nutrição contribui para o bem-estar do paciente. Caracterizar a atuação do Nutricionista na oncologia, enfatizando a importância do profissional na equipe multidisciplinar, já que esse profissional está ligado diretamente há alimentação. Demonstrar com esses achados as informações necessárias no que diz respeito à qualidade de vida do paciente de oncologia.

Para a realização do trabalho após a escolha do tema realizou-se inicialmente uma seleção de material de consulta das obras de estudiosos do assunto, seguido de leitura e análise minuciosa e exploratória a respeito tema. Após a identificação do objeto de estudo, procurou-se ordenar em sequência os acontecimentos pessoais da vida do doente de câncer do momento do diagnóstico, da internação do paciente, sua permanência no hospital e o momento da alta e as atribuições do nutricionista junto a implementação de uma dieta rica em alimentos funcionais.

A metodologia utilizada neste estudo foi por meio de pesquisa bibliográfica através de artigos fundamentado nos estudos de Simonton (1990), Cassorla (1991), Vidal et, al (2012), Perin (2013), Dias (2014), Vieira (2018) dentre outros. Para a realização deste estudo, utilizou-se uma pesquisa exploratória, segundo Marconi e Lakatos (2006) este tipo de pesquisa tem como objetivo principal a formulação de questões ou problemas, sendo que os mesmos buscam por meio de ponto estratégico o desenvolvimento de pesquisa onde os mesmo ocorrem por meio da proposta de uma hipótese, meios para a realização de novas pesquisas e assim como criar e modificar conceitos.

Portanto, fizeram-se necessários estudos que retratem a temática e em decorrência da sua importância, tornou-se relevante e pertinente uma avaliação, reflexão, compreensão e discussão sobre tal tema. Esse trabalho ainda poderá contribuir para os profissionais de forma que estes possam obter mais conhecimentos acerca do assunto, para que assim possa melhorar e facilitar a vida do profissional de nutrição.

O PACIENTE ONCOLÓGICO: Características do paciente com câncer

         Na busca de saber as características dos pacientes oncológicos, é necessário antes que se conheça que tipo de doença é o câncer. Que de acordo com Mayol (1989, p. 15) O termo câncer é popularmente utilizado para se definir "Um conjunto de neoplasias malignas, isto é, doenças caracterizadas por um crescimento desordenado das células jovens, sem controle de mecanismo celular".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)   pdf (158.6 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com