TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inflamações no Intestino – Aula 1 Patologia experimental

Por:   •  10/2/2019  •  Abstract  •  1.893 Palavras (8 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 8

Inflamações no intestino – Aula 1 Patologia experimental

  • No duodeno tem que ter oxigênio e ph alcalino;

  • Jejuno é mais rico em nutrientes pois nele absorve mais nutrientes, e existe maior concentração de oxigênio do que no íleo;

  • Ceco compreendendo a intercessão do intestino delgado e grosso, e intestino grosso tem limitada oferta de oxigênio e nutrientes.

Quando pensamos na oferta de nutrientes sabendo que o intestino pode ter parasitos, que o fato de ele estar em um local onde tem mais ou menos oferta de nutrientes indica a maneira na qual ele obtém nutrientes, por exemplo o Ascaris Lumbricoides em infecções brandas se distribui no intestino delgado principalmente na parte inicial pois ele se alimenta por absorção de nutrientes, não se alimenta de sangue então tem q ficar no intestino onde mais se oferta nutrientes.

Ameba se alimenta de bactérias e de restos mal absorvidos do intestino delgado, elas se localizam preferencialmente no intestino grosso causado pela Entamoeba histolytica.

As inflamações no intestino serão:

  • Enterites: Inflamação no intestino delgado;
  • Colites: reações inflamatórias no intestino grosso.
  • Enterocolites: São inflamações do intestino delgado acompanhadas de inflamação do intestino grosso.

Causas de inflamações no intestino:

Microrganismos

Existem estudos fazendo correlações de microrganismos benéficos para o intestino.

Exemplo: sabe-se que a obesidade é multifatorial, depende da dieta da pessoa, atividade física, mas se observa q o tipo de flora bacteriana presente no intestino também influencia dela ser obesa ou não.

Também foi correlacionado com longevidade, onde pessoas vivem mais tempo por ter determinada flora bacteriana.

Mas o que muda a flora bacteriana?

Pode ser aquilo q você ingere, então você pode ingerir bactérias e elas vão colonizar o intestino, e também o intestino pode selecionar populações bacterianas de acordo com aquilo que você se alimenta, por exemplo: foi observado que se alguém comer repolho fermentado ele seleciona populações bacterianas com características de indivíduos mais.. não entendi o que ele falou...mas sabemos que ele é um probiótico e ajuda a melhorar a digestão.

Está ficando cada vez mais evidente que bactérias desempenham grande papel em uma série de condições no organismo.

Já aconteceu de vocês tomarem antibiótico e depois ouvir recomendação de ter que tomar determinado tipo de iogurte?

  • -Antibióticos não são seletivos, não eliminam apenas bactérias da lesão, portanto as do intestino também morrem.

Existe competição entre as bactérias que vivem no intestino, existem as gram positivas e anaeróbias facultativas e essas não são patogênicas simplesmente vivem lá, são importantes, dependendo da bactéria vai ajudar na motilidade, menos tendência a obesidade, dentre outros.

Sabendo que tem competição, se não existem as bactérias não patogênicas abre espaço para patogênicas desenvolverem.

No entanto se uma pessoa após tomar antibiótico for exposta a uma população patogênica e esta for maior que a população não patogênica vai estar disposta ao desenvolvimento de doença, então faz sentido fazer uma reposição após antibiótico, mas mesmo assim naturalmente essa população será reconstituída.

  • Correlação de Trichomonas Vaginalis com Lactobacillus naturalmente presente na vagina: na infecção muitas pessoas podem possuir a trichomonas e isso não significa q terá a doença, a manifestação se da pelo corrimento vaginal, descamação do epitélio da vagina e sangramento com muco; Quando vai existir essa descamação do epitélio? Quando a quantidade de Trichomonas Vaginalis aumentar, portanto ele tem dificuldade de desenvolver em ph ácido que é dado pela presença de lactobacillus, que é anaeróbica e libera ácido lático, então se a mulher for infectada e a população de lactobacillus for normal ela pode nem desenvolver a doença, este é para entender e mostrar que é o mesmo raciocínio das bactérias que estão presentes no intestino.

Íleo terminal: Está presente bactérias bacteroides que possuem funções importantes, por exemplo na metabolização de proteínas, gorduras e produção de vitaminas, ou seja, auxiliam a liberação de estruturas complexas para ser facilmente absorvidas.

No desequilíbrio da flora bacteriana pode existir mal absorção de nutrientes, hipovitaminose de vit D e vit K, anemia ferropriva (anemia pelo pouco ferro) e desequilíbrio eletrolítico que pode ser dado pela perda de água e íons. O desequilíbrio pode ser causado pela entrada de bactérias patogênicas no organismo, podendo ser de diversas maneiras, como por exemplo em  uma gastrotomia (cirurgia onde o estômago tem que ser aberto) para retirar algo, por ex criança que engole alguma coisa, qualquer técnica invasiva é porta de entrada. O que pode aumentar também a população de microrganismos patogênicos pode ser estase ( diminuição do fluxo intestinal) intestinal que é a diminuição do trânsito intestinal ou a presença de

fistula, que é a união de dois órgão , ex duas partes do intestino delgado em fistula, isso também aumenta constipação.

Enterocolites:

Junto com desnutrição é uma das principais causas de morbidade e mortalidade infantil em países pobres, onde toda população pode ser exposta, mas o problema das crianças é que estão em fase de desenvolvimento e a perda de nutrientes compromete o desenvolvimento, então crianças são mais susceptíveis por perpetuação de carência nutricional podendo ter complicações fisiológicas. Em países pobres é mais comum, devido entrada de bactérias patogênicas pela via oral, relacionada com saneamento básico.

  • Causa diarreia, pode causar inflamação, algumas diarreias tem como causa bactérias que causam inflamação.

A diarreia pode ser causada tanto por processo inflamatório quanto por processo não inflamatório.

Os sintomas clínicos da diarreia são muito parecidos em microrganismos diferentes, então por ex Áscaris lumbricoides, entamoeba, salmonela, podem causar diarreia, a causa pode ser a mesma mas com agentes etiológicos diferentes.

Enterocolites podem existir quando ocorre:

Invasão da mucosa e produção de toxinas por exemplo uma infecção alimentar, então ingere a bactéria e ela no intestino, na sua proliferação ela produz toxinas q podem causar a diarreia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com