TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPAIS CAUSAS E DOENÇAS RELACIONADAS À OBESIDADE DIAGNOSTICADAS EM ALUNOS DE ESCOLA PARTICULAR

Por:   •  12/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.029 Palavras (9 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA[pic 1]

OBESIDADE INFANTIL:

PRINCIPAIS CAUSAS E DOENÇAS RELACIONADAS À OBESIDADE DIAGNOSTICADAS EM ALUNOS DE ESCOLA PARTICULAR

CRISTIANE DE OLIVEIRA BOSCHIERO

FABIANA DO NASCIMENTO FACHIM

SÃO PAULO

2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA[pic 2]

OBESIDADE INFANTIL:

PRINCIPAIS CAUSAS E DOENÇAS RELACIONADAS À OBESIDADE DIAGNOSTICADAS EM ALUNOS DE ESCOLA PARTICULAR

BOSCHIERO, C. O., Graduada em Administração de Empresas

FACHIM, F. N., Graduada em Administração de Empresas

SÃO PAULO

2018

Lista de imagens[pic 3]

Imagem 1: Porcentagem de crianças com obesidade e sobrepeso no mundo.........05

Imagem 2: Principais causas de morte no Brasil em 2013........................................06

Imagem 3: Ingestão de açúcar acumulada em um mês de consumo diário de refrigerante.................................................................................................................07

Imagem 4: Porcentagem de crianças com obesidade e sobrepeso no Brasil...........07

Sumário[pic 4]

1.        Introdução        5

2.        Justificativa        9

3.        Objetivos        10

        3.1.Objetivo Geral        10

        3.2.Objetivos Específicos        10

4.        Metodologia        11

5.        Cronograma        12

6.        Referências        13

  1. Introdução

Antes da 2ª Guerra Mundial as pessoas preparavam sua comida, mas com o fim da guerra a tecnologia foi aplicada em outros grandes negócios, como a criação de eletrodomésticos e alimentos processados e ultra processados, o que trouxe muita praticidade na hora de preparar os alimentos, mas trouxe também diversos males que serão abordados nesse trabalho. Tudo isso teve origem nos Estados Unidos, porém espalhou-se como uma epidemia em todo o mundo (RENNER; ESTELA, 2012).

Para Oliver (2012), renomado chef de cozinha, a situação é tão grave, que hoje existe uma expectativa de que as nossas crianças vivam 10 anos menos que nós, devido ao ambiente alimentar que estamos construindo.

Podemos visualizar a gravidade da situação do número de crianças com obesidade e sobrepeso na figura Porcentagem de crianças com obesidade e sobrepeso no mundo (Imagem 1):

[pic 5]

Fonte: Vídeo Muito Além do Peso, 2011

A obesidade está relacionada com as maiores pandemias modernas, como por exemplo: diabetes, doenças cardiovasculares, depressão, estresse e alguns tipos de câncer. Todas essas doenças têm na sua base o excesso de peso (AZEVEDO; RITA, 2015).

Segue gráfico Principais causas de7 morte no Brasil em 2013. Lembrando, que uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas ajudam a evitar, pelo menos, cinco delas (Imagem 2):

[pic 6]

Fonte: Revista Exame, Publicado em 17/06/2015

Segundo Andreoni (2012), quando falamos sobre obesidade infantil, os dados são ainda mais assustadores. A médica endocrinologista que trabalha na Universidade de São Paulo, relata que atendeu em seu consultório uma menina com apenas 9 anos de idade, mas que já possuía um diagnóstico igual ao de um adulto de 60 anos. A garota pesava 62kg e já apresentava diversas doenças relacionadas ao sobrepeso.

O consumo de açúcar excessivo é um dos agravantes da má alimentação, que contribui para a morte de 35 milhões de pessoas por ano no mundo. No Brasil, consumimos cerca de 51kg de açúcar por ano. São mais de 4kg por pessoa por mês (RENNER; ESTELA, 2012).

Só as bebidas açucaradas (refrigerantes e sucos industrializados), são responsáveis por um acréscimo de 250 kcal por dia. É fácil visualizar esse no consumo na figura Ingestão de açúcar acumulada em um mês de consumo diário de refrigerante (Imagem 3):

[pic 7]

Fonte: Vídeo Muito Além do Peso, 2011

Adultos e crianças sofrem diariamente com esses excessos, e os impactos na vida de uma criança obesa são avassaladores. A criança obesa tem muita vergonha, porque ela não tem como esconder o corpo, todo mundo vê que ela é gorda. Então ela tenta esconder sua gordura, disfarçar o que todo mundo enxerga, usando por exemplo, uma camiseta mais larga. A criança obesa se sente invisível, discriminada e triste com os apelidos que recebe. Tudo isso resulta em, além das doenças do sobrepeso, problemas com autoestima, depressão e ansiedade (RENNER; ESTELA, 2012).

No Brasil, uma a cada três crianças sofre com sobrepeso ou obesidade (Imagem 4):

[pic 8]

Fonte: IBGE 2008/2009

Para Matos (2012), médico endocrinologista, além dos problemas gerados devido à má alimentação, existem diversos outros problemas alarmantes ligados a obesidade, como o tempo que as crianças brasileiras passam na frente da televisão, a ausência da prática de atividades físicas e o abuso das campanhas publicitárias direcionadas para o público infantil.

Existe uma relação direta entre o número de horas de televisão e obesidade, confirmada por estudos, como mostra o Painel Nacional de Televisores, que aponta que crianças entre 4 e 11 anos, das classes ABC, passam em média 3 horas na escola e 5 horas em frente à TV (IBOPE, 2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (600.2 Kb)   docx (817.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com