TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estrutura do Tecido Adiposo Unilocular

Por:   •  5/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 3

1- Descreva como a estrutura do tecido adiposo unilocular está relacionada com a sua função.

Resposta: Os adipócitos  maduros que compõem o tecido adiposo unilocular, originalmente são esféricos, porem podem apresentar-se na forma poligonal devido a deformação mútua causada pelo aumento do seu volume e posterior pressão. Ademais, possuem o núcleo localizado na periferia, devido a sua capacidade de armazenar os trigliceróis em uma única e grande gota lipídica que ocupa praticamente todo o seu citoplasma, característica responsável pela sua nomenclatura, unilocular (que possui apenas um lóculo ou compartimento). Tal gota lipídica empurra o núcleo e uma fina camada de citosol para o perímetro celular, assim como foi mencionado. Em função da sua eficiência em armazenar lipídios , que pode ocupar até 85% de toda a sua massa, o tecido adiposo branco apresenta como função principal o armazenamento de energia. Por constituir depósitos localizados em diversas regiões do organismo, envolvendo ou mesmo se infiltrando em estruturas internas, o tecido adiposo acaba também oferecendo proteção mecânica contra choques e traumatismos externos, pois permite um adequado deslizamento entre vísceras e feixes musculares, sem comprometer a integridade e funcionalidade dos mesmos.

2-Cite três diferenças entre o tecido adiposo unilocular e o tecido adiposo multilocular.

Resposta: Entre as diferenças do tecido adiposo multilocular e unilocular, é evidente a diferença de cor, já que o tecido multilocular tem coloração marrom ou parda e tecido unilocular possui coloração que varia entre o branco e o amarelo-escuro. Além disso, o tecido  multilocular é formado por células que possuem numerosas gotículas lipídicas e muitas mitocôndrias, enquanto o tecido adiposo unilocular contém apenas uma gotícula de gordura que ocupa quase todo o citoplasma. E por fim, a diferença de localização, uma vez que o tecido adiposo multinocular encontra-se nos fetos e recém nascidos, já o tecido adiposo unilocular persiste no tecido adiposo dos adultos.

3- O que determina diferenças no acúmulo de tecido adiposo no corpo de homens e mulheres?

Resposta: O acúmulo do tecido adiposo é determinado pela idade e pelo sexo do indivíduo.  Este tecido corresponde a 20-25% do peso corporal nas mulheres e 15-20% dos homens, considerando-se o indivíduo dentro do peso normal. A diferença do acúmulo de tecido addiposo entre homens e mulheres é determinada pelos hormônios sexuais e pelos hormônios produzidos pela camada cortical da glândula adrenal, portanto os níveis hormonais implicam nessa diferença.

4- Como ocorre o crescimento do tecido adiposo unilocular e por que a obesidade na infância deve ser evitada?

Resposta:  O crescimento do tecido adiposo unilocular se dá principalmente pelo acúmulo de lipídio nas células adiposas já existentes e formadas durante a vida embrionária e num período curto após o nascimento.                                                                                                                      A obesidade é um distúrbio nutricional e metabólico caracterizado pelo aumento da massa adiposa do organismo. O aumento excessivo de gordura corporal pode provir do aumento de número de célular adiposas, já que crianças obesas exibem um número significativamente maior. As crianças obesas, normalmente, apresentam gordura tipo I, ou seja, a gordura não está centralizada em determinado lugar do corpo, dessa forma as complicações da obesidade infanto-juvenil são manifestadas com maior freqüência na vida adulta, e muitas vezes levando a morbimortalidade e à diminuição da expectativa de vida. Por esses fatores, a obesidade na infância deve ser evitada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com