TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVC E SUA RELAÇÃO COM A TERAPIA OCUPACIONAL E A REABILITAÇÃO: REVISÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS ENTRE 2005 E 2015-1

Por:   •  31/8/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.123 Palavras (5 Páginas)  •  768 Visualizações

Página 1 de 5

AVC E SUA RELAÇÃO COM A TERAPIA OCUPACIONAL E A REABILITAÇÃO: REVISÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS ENTRE 2005 E 2015-1

FRANCIELE COSTA BERNÍ1; FERNANDO COELHO DIAS2; LAURA TEREZINHA LIMONS3; EMILYN BORBA DA SILVA4

1Universidade Federal de Pelotas – franberni2@gmail.com

2Universidade Federal de Pelotas – fc.dias95@gmail.com

3Universidade Federal de Pelotas – lfrancis44@hotmail.com

4Universidade Federal de Pelotas – emilyn.to@gmail.com

1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho abordará a patologia acidente vascular cerebral (AVC), que possui acometimento na área cerebral do encéfalo. Para situar o leitor, quanto ao estudo, será feita uma breve introdução sobre a definição desta doença.

O AVC se refere a um déficit neurológico que possui um início súbito causado por um distúrbio de vasos, os quais acarretam a interrupção do fluxo sanguíneo à uma área específica do cérebro, causando, portanto, uma lesão cerebral. Esta lesão tem como consequência o comprometimento motor, sensorial, cognitivo, da linguagem, e também da percepção visual, dependendo da área afetada (CAVALCANTI, 2011).

Esta patologia engloba alguns sintomas iniciais, tais como: incoordenação em um membro, comprometimento da fala, dificuldade de deglutição, distúrbios (visuais ou cognitivos) ou dores de cabeça intensa. Se estes sintomas aparecem em um período de tempo, geralmente entre 24 e 48 horas, e depois desaparecem, é considerado um ataque isquêmico transitório (pequeno acidente vascular cerebral que o corpo é capaz de reverter em poucas horas), porém, este é um dos principais sinais de alerta ou antecessor do AVC (CAVALCANTI, 2011).

O AVC é considerado uma das doenças que mais mata no mundo, e também a maior causa de incapacitação da população na faixa etária superior a 50 anos. Este é responsável por 10% da totalidade de óbitos, estando o Brasil entre os dez primeiros países com o maior índice de mortalidade por AVC, de acordo com a pesquisa de ABRAMCZUK (2009), a região Sul aparece com o maior índice. Desta forma, são encontrados dados tais como: 90 mil óbitos são registrados no Brasil, por doenças cerebrovasculares; O sistema único de saúde (SUS) registrou no ano de 2008, aproximadamente, 200 mil internações hospitalares por consequência do AVC, e deste total de pessoas acometidas pela doença, 33 mil evoluíram para óbito (ABRAMCZUK, 2009).

A Terapia Ocupacional se encarrega de promover saúde e reabilitação ao paciente acometido pelo AVC.

Portanto, tendo em vista a grande relevância da doença AVC, e a importância da população obter o conhecimento sobre a mesma, este estudo tem o objetivo de analisar a quantidade de artigos publicados referentes à esta patologia, associada à Terapia Ocupacional e a reabilitação. Por conseguinte, obteve-se o interesse de quantificar estudos voltados apenas para a patologia, para patologia relacionada a Terapia Ocupacional e a patologia com seu enfoque na reabilitação.

2. METODOLOGIA

A metodologia utilizada foi uma revisão sistemática de cunho quantitativo. De acordo com SERAPIONI (2000), este tipo de metodologia de pesquisa é orientada sem interesse subjetivo e utiliza procedimentos controlados, sendo assim uma metodologia de pesquisa mais estática e visa os resultados que são generalizáveis. Portanto, adquirimos esta ideia como base, pois visamos os números de artigos encontrados em dois portais, sendo estes a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). A pesquisa foi delimitada entre os anos de 2005 a 2015-1 (primeiro semestre de 2015), pois neste período houve um aumento significativo do índice de ocorrências de AVC. Os seguintes descritores foram utilizados: AVC, AVC e Terapia Ocupacional e AVC e Reabilitação. Como critério de inclusão utilizamos artigos escritos na língua portuguesa. No portal SCIELO, dos países cadastrados, foram incluídos Brasil e Portugal.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

A partir da busca por artigos nos portais observamos alguns achados, os quais julgamos importantes, sendo estes relacionados à área de AVC, Terapia Ocupacional e reabilitação. Desta forma, a quantificação é esplanada por gráficos para demonstrar o que foi produzido nesta área do conhecimento.

Gráfico 1 - Fonte: criação da autora

Conforme o Gráfico 1, referente ao portal da CAPES, foram encontrados 187 artigos a partir do descritor AVC, entre os anos de 2005 a 2015-1. Destaca-se que o ano de 2011 a 2012 possuiu o maior índice de publicações, todavia, o ano de 2015, apresenta o menor índice

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (77.3 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com