TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rio Vaza Barris E Seus Usos Multiplos

Por:   •  27/8/2014  •  2.532 Palavras (11 Páginas)  •  932 Visualizações

Página 1 de 11

RIO VAZA-BARRIS E SEUS USOS MULTIPLOS

VAZA-BARRIS RIVER AND ITS MULTIPLE USES

Hudson Rafalski Conceição¹

Ian Filipe da Silva Nadal Alves²

Mariana Guimarães³

Orientadora: Vanessa do Espirito Santo Almeida.

¹Acadêmico Faculdade de Ciência e Tecnologia Área 1 – E-mail: hudsonmaden@hotmail.com Hudson

²Acadêmico Faculdade de Ciência e Tecnologia Área 1 – E-mail: if_nadal@hotmail.com

³Acadêmica Faculdade de Ciência e Tecnologia Área 1 – E-mail: mrn_guima@hotmail.com

RESUMO - O rio Vaza-Barris está localizado entre os estados da Bahia e Sergipe, sua nascente se encontra na Serra dos Macacos, no sertão da Bahia e sua foz em Mosqueiro, Sergipe. Possui um comprimento aproximado de quatrocentos e cinquenta quilômetros e tem como principais afluentes o Rio Ipueira e o São Paulo. Por possuir uma grande extensão e estar presente num ambiente quente, com uma temperatura media anual de 30°C, a população presente ao seu redor faz o seu uso para diversas áreas, principalmente para a pecuária e agricultura de pequeno porte, abastecida principalmente pelo Açude Público de Cocorobó, além de ser usado por turistas para navegação e pela população com a pesca.

Palavras-chave: Rio Vaza-Barris; Açude Público de Cocorobó; Pequeno porte.

ABSTRACT - Vaza-Barris River is located between the states of Bahia and Sergipe, its source lies in the Serra dos Macacos, in the hinterland of Bahia and its mouth in Mosqueiro, Sergipe. Has a length of approximately four hundred and fifty kilometers and its main tributaries Ipueira and São Paulo River. By owning a large extent and this is present in a warm environment with an average annual temperature of 30 ° C, the present population is around its use in various areas, mainly for livestock and agriculture, small business, fueled mainly by Weir public Cocorobó, besides being used by tourists for navigation and the fishing population.

Keywords: Vaza-Barris River; Weir Public Cocorobó; Small size.

Introdução

Os Recursos hídricos são de extrema importância para a vida humana, podem estar localizados em diversas áreas, sendo assim alvo de diversos tipos de usos, consuntivos ou não, através dos núcleos populacionais presentes, onde os principais contribuintes para um stress hídrico são: as indústrias, as atividades agrícolas e de aquicultura, como por exemplo, a pesca, os esportes e a recreação.

Podemos dizer então que a água é a principal base para o desenvolvimento da sociedade e por isso se faz necessário a sua gestão e planejamento. Pois toda a interação antrópica assim como as causas naturais podem causar efeitos irreparáveis ao recurso.

O rio Vaza-Barris possui uma extensa área, esta que corta a Bahia, onde nasce, cortando o estado de Sergipe até desaguar no Oceano Atlântico. Em algumas áreas podemos encontrar águas límpidas, manguezais, praias desertas. Por toda a sua extensão e beleza a sociedade que vive próxima ao rio, o utiliza de diversas formas, fazendo dele o seu sustento, tendo em muitos locais o turismo como principal atividade, oferecendo passeis de canoas a catamarãs, ou seja, além de servir como fonte de alimento ainda é uma fonte de renda muito importante.

Entre os usos múltiplos do Vaza-Barris temos a irrigação, a pesca, o abastecimento público, a recreação e a dessedentação de animais, porém diversos fatores contribuíram para um desgaste deste, como a construção de represas alterando o fluxo dos rios e o transporte de sedimentos e a poluição não controlada, o que diminui a qualidade da água, aumentando assim o seu custo de tratamento.

O aumento dos usos múltiplos, assim como medidas tomadas por quem gere ou more no entorno do rio resulta numa gama imensa de impactos gerados, exigindo diferentes tipos de avaliação, monitoramento e melhor gestão. Todos esses impactos são sentidos por todos na forma de diminuição da água disponível, inclusive no custo para produção de alimentos e do seu tratamento, sem citar a sua degradação. Todos esses efeitos gerados em consequência de uma utilização não planejada nos mostra cada vez mais a importância de uma gestão hídrica mais eficiente, que no atual momento é feita pela Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Habilitação, sendo o responsável pela coordenação do Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Vaza-Barris através da Superintendência de Recursos Hídricos – SRH.

Devido a toda extensão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com