TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A actividade física

Por:   •  23/10/2013  •  Tese  •  3.375 Palavras (14 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 14

A atividade física (AO 1945: actividade física), em educação física e nos desportos, é definida como: "qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso".

Podemos acrescentar que é também qualquer esforço muscular pré-determinado, destinado a executar uma tarefa, seja ela um "piscar dos olhos", um deslocamento dos pés, e até um movimento complexo de finta em alguma competição desportiva. Modernamente, o termo refere-se em especial aos exercícios executados com o fim de manter a saúde física, mental e espiritual; em outras palavras a "boa forma".

No dia 6 de abril a Organização Mundial da Saúde (OMS) celebra o Dia Mundial da Atividade Física.

Benefícios: Atividade física em geral regular controlada por profissionais da Educação Física, está associada diretamente a melhorias da saúde e condições físicas dos praticantes. A redução dos níveis de ansiedade, stress, um sistema imunológico fortalecido, tornando o organismo menos sujeito a doenças como o câncer e causar ao seu tratamento redução das náuseas e a dor.

Sendo que a inatividade física associada a dietas inadequadas, ao tabagismo, ao uso do álcool e outras drogas são determinantes na ocorrência e progressão de doenças crônicas que trazem vários prejuízos ao ser humano, como, por exemplo, redução na qualidade de vida e morte prematura nas sociedades contemporâneas, principalmente nos países industrializados.

Atividade física adaptada por vezes, torna-se,necessária aos sujeitos que apresentem algumas contraindicações médicas ou dificuldades físicas momentaneas/definitivas, mas tendo em conta o diagnóstico feito pelos médicos, o profissional da educação física deverá ser capaz de criar ao paciente atividade física adaptada sem prejudicar a saúde do paciente melhorando-a, havendo uma interecção de conhecimentos com as ciências médicas.

Atividade física de recuperação é usada como um meio de melhorar as condições físicas de um sujeito momentaneamente debilitado, sendo tratada pelos profissionais da fisioterapia e educação física.

Tendo em vista uma esquematização, classificamos as atividades em:

• Exercício aeróbico;

• Exercício anaeróbico.

A atividade física quando é feita de forma continua e programada resulta no ganho de força física. incremento da capacidade cardiorrespiratório, da flexibilidade entre outros fatores responsáveis pela melhoria da qualidade de vida de um indivíduo no que diz respeito a performance humana.

O que é frequência cardíaca?

Freqüência cardíaca é determinada pelo número de batimentos cardíacos por unidade de tempo, geralmente expressa em batimentos por minuto (BPM), pode variar de acordo com a necessidade do corpo para as mudanças de oxigênio, como durante o exercício ou sono. A medição da freqüência cardíaca é usado por profissionais da área médica para auxiliar no diagnóstico e acompanhamento de condições médicas. Ele também é usado por indivíduos, tais como atletas, que estão interessados no acompanhamento da sua freqüência cardíaca para ganhar o máximo de eficiência a partir de sua formação.

Freqüência cardíaca é medida por encontrar o pulso do corpo. Esta taxa de pulso pode ser medido em qualquer ponto do corpo onde a pulsação de uma artéria é transmitido para a superfície - sempre que é comprimido contra uma estrutura subjacente como o osso - pressionando-o com o indicador eo dedo médio. O polegar não deve ser usado para medir a taxa de coração de outra pessoa, como seu pulso forte pode interferir com a discriminação no local de pulsação Alguns sites comumente palpados incluem:

O aspecto ventral do punho no lado do polegar (artéria radial)

1. A artéria ulnar

2. Do pescoço (artéria carótida),

3. O interior do cotovelo, ou sob o músculo bíceps (artéria braquial)

4. Virilha (artéria femoral)

5. Atrás do maléolo medial dos pés (artéria tibial posterior)

6. Meio do dorso do pé (pediosa).

7. Por trás da (artéria poplítea) joelho

8. Sobre o abdômen (aorta abdominal)

9. Tórax (aorta), que pode ser sentida com a mão ou dedos. No entanto, é possível auscultar o coração usando um estetoscópio.

10. O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com