TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES DE LAZER E RECREAÇÃO REALIZADAS PELOS PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DA CIDADE DE BOA ESPERANÇA/PR

Por:   •  25/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.701 Palavras (7 Páginas)  •  774 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

FACULDADE INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO

ATIVIDADES DE LAZER E RECREAÇÃO REALIZADAS PELOS PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DA CIDADE DE BOA ESPERANÇA/PR

Lucas Hariel da Silva Domingues

16.0023-8

CAMPO MOURÃO

2016

FACULDADE INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO

[pic 2]

ATIVIDADES DE LAZER E RECREAÇÃO REALIZADAS PELOS PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DA CIDADE DE BOA ESPERANÇA

Projeto de trabalho integrador apresentado como requisito as atividades de lazer e recreação realizadas pelos professores e alunos do ensino fundamental e médio da cidade de Boa Esperança. Explicando os objetivos, hipóteses e a metodologia e justificando o texto em questão que abrange a área da educação física, sob a orientação da professora Ma. Angélica Sbrolini Marques Mincache.

CAMPO MOURÃO

2016

ATIVIDADES DE LAZER E RECREAÇÃO REALIZADAS PELOS PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DA CIDADE DE BOA ESPERANÇA

Lucas Hariel da Silva Domingues - lucas.hariel@grupointegrado.br

Angélica Sbrolini Marques Mincache - angélica.marques@grupointegrado.br

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.............................................................................................. 04
  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.................................................................... 05
  1. METODOLOGIA........................................................................................... 08
  1. REFERENCIAS ..........................................................................................  09
  1. ANEXOS....................................................................................................... 10


1. INTRODUÇAO

A recreação e o lazer estão ligados direta e indiretamente a todos os seres humanos, não há quem nunca brincou, atuou, jogou, cantou, dançou ou contou histórias ao menos uma vez na vida.

Segundo Dumazedier (1976), lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais.

Assim, o lazer é a forma que a pessoa utiliza o seu tempo, se ocupando com atividades que goste de realizar, o que não significa que sempre será a mesma atividade, pois pode esta ser sempre alternada, de modo a não torna-la repetitiva e desgastante.

Já a recreação consiste em atividades utilizadas passar o tempo, distrair, uma forma de relaxamento mental ou físico do corpo. Logo, enquanto o lazer é uma forma de entretenimento ou descanso, a recreação exige um certo tipo de desempenho na execução das atividades.

O presente trabalho pretende responder à seguinte problemática: uma brincadeira, realizada por uma criança, de maneira impensada, ingênua, pode trazer algum benefício pra ela, além do prazer em brincar? Justifica-se a relevância do tema em estudo uma vez que a criança, enquanto brinca, desenvolve sua criatividade, o seu funcionamento efetivo, a sua socialização, inventa, aprende,  promove mudanças.

O objetivo geral desse trabalho é investigar qual forma de lazer dos professores da rede publica de ensino, estadual e municipal mais utiliza em suas práticas e qual a forma de recreação mais utilizada pelas crianças, jovens e adolescentes, de diferentes  classes econômicas da cidade de Boa Esperança.

Já os objetivos específicos, consistem em comparar os resultados dos questionários aplicados aos professores da rede publica de ensino, estadual e municipal, de forma a compreender sobre as diferentes situações de lazer deles, bem como identificar qual atividade e a hora preferida de as praticar das crianças, jovens e adolescentes de Boa Esperança.

        

2. FUDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1. O conceito de lazer

Trata-se o lazer de um grupo de ocupações que o indivíduo pode se entregar com livre e espontânea vontade, seja para repousar, para se divertir, se recrear e se entreter, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação sem interesse, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade de criar após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares ou sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (183.2 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com