TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DE TERMOGÊNICOS NO TRATAMENTO DA OBESIDADE

Por:   •  7/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  5 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE EVANGÉLICA DE CERES

CURSO DE FARMÁCIA

O USO DE TERMOGÊNICOS NO TRATAMENTO DA OBESIDADE

CERES – GO

2019

O USO DE TERMOGÊNICOS NO TRATAMENTO DA OBESIDADE

Projeto de pesquisa apresentado como requisito na disciplina de TCC-I para a composição na nota de 2° VA, do Curso de Farmácia da Faculdade Evangélica de Ceres-GO.

Orientador (a): Me.

CERES – GO

2018

RESUMO:

Palavras:

SUMÁRIO

  1. Introdução..........................................................................................................5
  2. Problema............................................................................................................7
  3. Hipótese.............................................................................................................8
  4. Fundamentação Teórica....................................................................................9
  5. Justificativa......................................................................................................13
  6. Objetivos..........................................................................................................14
  7. Metodologia.....................................................................................................15
  8. Cronograma....................................................................................................18

Referências...............................................................................................................19

  1. INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje, a obesidade é considerada a epidemia do século XXI. A obesidade é uma doença multifatorial, e atualmente representa um dos maiores desafios de saúde pública em todo o mundo (LOPES, 2016).

A obesidade é uma morbidade evitável com comportamentos, intervenções cirúrgicas e farmacológicas disponíveis atualmente. O aumento da incidência da obesidade ou do excesso de peso levam à procura de produtos que promovam a perda de peso ((CAVIVHIOLI; ABOURIHAN; PASSONI, 2017).

A obesidade constitui uma condição de alto risco ao indivíduo, podendo desencadear inúmeras patologias. Considerada atualmente como um problema de Saúde Pública, causada pela alimentação inadequada e sedentarismo, surge a necessidade urgente de tratamento destes quadros. Neste cenário aparecem o uso de medicamentos, alimentos, chás naturais e suplementos termogênicos que são frequentemente usados como emagrecedores naturais (PADILHA et al, 2013).

As principais razões que levam a população a consumir os termogênicos para a perda de peso incluem: estigma social da obesidade, benefícios para a saúde, solução milagrosa para a perda de peso, o acesso é mais fácil do que consultar um médico ou nutricionista, disponível facilmente sem a necessidade de prescrição e menos exigências nas mudanças do estilo de vida que incluem a dieta e o exercício físico (LOPES, 2016).

Considerando a alta incidência de obesidade e suas graves consequências à saúde, identificar propostas terapêuticas que auxiliem no seu tratamento, com reduzidos efeitos colaterais contribuiria de maneira positiva na saúde pública (BERLEZE, 2013).

 Nessa perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo revisar a literatura que versa sobre a ação de termogênicos para o tratamento da obesidade, buscando informações que comprovem sua eficácia, segurança e possíveis toxicidades.

  1. PROBLEMA

A obesidade tem sido considerada uma enfermidade crônica não transmissível de alta prevalência nas últimas décadas. A alimentação inadequada e o sedentarismo de muitos jovens e adolescentes, principalmente em países desenvolvidos, é a principal causa de números alarmantes de casos de obesidade. (PADRILHA et al, 2013)).

Diante desta perspectiva, destaca-se a questão problema desta pesquisa: Quais os benefícios do uso de termogênicos no tratamento da obesidade?

OBJETIVO GERAL

O objetivo do presente trabalho foi analisar através da consulta em bancos de dados da literatura científica e por meio de artigos científicos, o uso de termogênicos como produtos capazes de diminuir a gordura corporal, acelerando o metabolismo.

Objetivos Específicos

  • Analisar os problemas e complicações de saúde causados pela obesidade
  • Apresentar os principais benefícios do uso de produtos termogênicos;
  • Destacar os benefícios do uso de termogênicos no tratamento da obesidade.

METODOLOGIA

O presente estudo trata-se de uma revisão sistemática da literatura. A metodologia utilizada no presente estudo é qualitativa e com base em pesquisa analítica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (90.5 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com