TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enfrentamento da Obesidade na Atenção Primária à Saúde no Espírito Santo

Por:   •  8/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  7 Visualizações

Página 1 de 2

CURSO: “Enfrentamento da Obesidade na Atenção Primária à Saúde no Espírito Santo”

MÓDULO 1: Sistemas Alimentares 

ALUNAS: Débora Lumena da Silva e Janine Vitorasse Delboni.

MUNICÍPIO: Venda Nova do Imigrante

Módulo 1: 

Junto com sua equipe e, com base nas aulas que acabou de assistir, descreva em linhas gerais o ambiente alimentar do seu município, destacando os:

  1. ambientes institucionais do seu entorno tais como escolas, unidades de saúde, repartições públicas, dentre outros, e
  2. os que são frequentados pela população para fins de lazer e diversão.

R:

a) A prefeitura de Venda Nova do Imigrante tem projetos socias para melhorar o estilo de vida de seus habitantes, podendo citar o Centro de Convivência do Idoso que oferecer atividades como: Encontro de lazer com dança, jogos de bocha, Projeto “Bom Dia Idoso na Ginástica” com atividade física em uma academia ao ar livre e pilates solo; Projeto “VemSer Voleibol” com aulas de vôlei adaptado para terceira idade; Grupo de Dança “Sempre Avanti” com aulas de dança italiana e dança sênior; Aulas de Zumba Gold; Hidroginástica dentre outras atividades. E também podemos encontrar “Projeto Escolinha Esportiva” onde são realizadas aulas de futebol gratuitas. E o “Programa Campeões de Futuro” que apresenta as modlidades Karate, Xadrez, Vôlei, Futsal e Atletismo ambos projetos são para crianças e adolescentes de ambos os sexos com idade de 5 a 17 anos.

Nas escolas públicas podemos encontrar uma oferta de alimentos saudáveis que são    adquiridos através da agricultura familiar e com cardápios balanceados elaborados por nutricionistas.

Nas Unidades de Saúde temos equipe multiprofissional (Médicos, Nutricionistas, Farmacêuticos, Enfermeiros dentre outros) para atender os pacientes conforme suas necessidades clínica e grupos de emagrecimento com a nutricionista.

No município também encontramos “Feira Livre da Agricultura Familiar” que acontece uma vez por semana, destacando ainda que os funcionários públicos do município e os funcionários do Hospital Filantrópico Padre Máximo recebem “tickets feiras” para serem usados na mencionada feira, assim incentivar ainda mais a Agricultura Familiar local.

Por fim, encontramos pela a cidade academias ao ar livre para a população, quadras de esportes, campos de futebol, calçadão para caminhada e praças de lazer.

b) Apesar do município realizar todos os programas citados e ter obras que incentiva a atividade física, ainda, há um alto consumo de massas, bebidas alcoólicas, frituras principalmente na zona rural. Observando assim que necessita de mais programas da Prefeitura para a zona rural referente a importância de se alimentar bem. Ressalta-se que na zona urbana do município percebemos que a população jovem adulto está mais preocupada com um estilo de vida mais saudável onde realizam atividade física com mais frequência e se preocupa com uma alimentação mais balanceada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (713.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com