TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Intervenção Estagio em Nutrição clinica

Por:   •  29/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.105 Palavras (9 Páginas)  •  7 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS PARA ATENDIMENTO AMBULATORIAL

Salvador – BA

2020

ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS PARA ANTENDIMENTO AMBULATORIAL

Projeto de Intervenção

Apresentado ao Curso de Graduação em Nutrição da UNIFACS como um dos pré-requisitos para aprovação no estágio supervisionado I. Sob a orientação da preceptora Liliane Tosta.

Salvador – BA

2020

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        FINALIDADE        5

2.1        OBJETIVOS GERAIS        5

2.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        5

3.        METODOLOGIA        6

4.        CRONOGRAMA        7

5.        RELAÇÕES DE MATERIAIS        8

6.        RESULTADOS E DISCUSSÃO        9

7.        CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        11

ANEXOS        12

  1. INTRODUÇÃO

Os estágios curriculares supervisionados representam importantes momentos para estabelecer essa relação entre teoria e prática, por possibilitarem o desenvolvimento de competências relacionado à realidade profissional. Na Universidade Salvador (UNIFACS) os estágios curriculares é um dos requisitos para a conclusão da graduação e obtenção do título de bacharel em Nutrição. O estágio supervisionado ocorreu nos campos: Centro Comunitário Vida Plena (CCVP) e Fundação Lar Harmonia (FLH).

Atualmente a sociedade sofre grande influência da mídia e da industrialização, levando a mudanças nos hábitos alimentares, evidenciado pelo aumento da densidade energética, maior consumo de carnes, leite e derivados ricos em gorduras saturadas, e redução do consumo de frutas, cereais, verduras e legumes. Além disto, refeições de fácil preparo e consumo também tiveram seu consumo aumentado.

Com a alimentação desequilibrada vem o aumento de doenças relacionadas a dieta. Nos campos supracitados foram observadas algumas condições clínicas advindas do estilo de vida e hábitos alimentares, dentre elas, a dislipidemia, definida como um distúrbio que eleva os níveis plasmáticos dos lipídeos. A dislipidemia está entre os mais importantes fatores de risco da doença cardiovascular aterosclerótica, integrando o conjunto das doenças crônico-degenerativas, tais como hipertensão, obesidade e diabetes mellitus.

As doenças crônicas mencionadas são fatores predisponentes para a doença do refluxo gastroesofágico, sendo uma das mais importantes afecções digestivas tendo em vista a elevada e crescente incidência, a intensidade dos sintomas e a gravidade das complicações. A causa mais comum é a incapacidade do esfíncter esofagiano em impedir a volta do conteúdo gástrico, provocando a regurgitação.

Outra consequência de uma dieta desequilibrada é a constipação intestinal, sendo uma condição que na maioria das vezes é decorrente da ingestão inadequada de fibras e água.

Diante do exposto, o presente estudo teve como objetivo elaborar orientações nutricionais para dislipidemia, refluxo gastresofágico e obstipação intestinal, buscando uma intervenção nutricional educativa entre os pacientes atendidos e visando à modificação e à adoção de práticas alimentares saudáveis.

  1. FINALIDADE

  1. OBJETIVOS GERAIS

Elaborar orientações nutricionais para condições clínicas frequentemente atendidas nos respectivos campos de estágio e propor mudanças nos hábitos alimentares dos pacientes, promovendo a reeducação alimentar em busca de uma melhor qualidade de vida.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Levantar informações sobre as condições clínicas mais comuns nos atendimentos dos respectivos campos de estágios;
  • Identificar o padrão alimentar dos pacientes atendidos;
  • Desenvolver orientações nutricionais para as condições clínicas: dislipidemia, refluxo gastroesofágico e obstipação intestinal;
  1. METODOLOGIA

Trata-se de uma pesquisa teórica a partir da prática no estágio. Os locais de estudo foram as Instituições CCVP e Lar Harmonia, localizadas em Salvador- BA. O instrumento de coleta de dados utilizado nesta pesquisa foi a anamnese usada no atendimento ambulatorial na prática dos estágios de graduação em Nutrição da UNIFACS. O período de coleta dos dados ocorreu entre 26 de outubro a 06 de novembro 2020. Os dados coletados foram discutidos e analisados pelos estagiários. Excluiu-se as condições clínicas alvos de projetos de intervenções anteriores.


  1. CRONOGRAMA

  • 26 de outubro de 2020 – Início do estágio supervisionado;
  • 26 de outubro a 06 de novembro de 2020 – Coleta dos dados;
  • 07 a 12 de novembro de 2020 – Análise dos dados e construção do projeto;
  1. RELAÇÕES DE MATERIAIS

Utilizou-se o questionário denominado anamnese, onde são coletadas informações do paciente com foco na alimentação, doenças pessoais e antecedentes familiares.


  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Segundo CARVALHO et al. (2007) estudos variados confirmam uma relação entre excesso de gordura corporal e o risco de doenças, importantes causas de morbimortalidade, até mesmo de doenças cardiovasculares, aos quais são considerados como principais responsáveis por mortes no mundo e também no Brasil. (CARVALHO et al., 2007)

Diversos estudos, como o de Denadai et al. (1998) e Jaime et al. (2007) apresentam resultados positivos relacionados à implementação de educação nutricional, principalmente no que se refere à motivação e ao reconhecimento da necessidade de melhora na alimentação. Cervato et al. (2005) observaram que após intervenção nutricional educativa houve melhora na qualidade da alimentação, com redução no consumo de lipídios, carboidratos e de colesterol.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (153.5 Kb)   docx (43.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com