Projeto de Intervenção Estagio em Nutrição clinica
Por: Rodrigo Martucelli Achigar • 29/12/2020 • Trabalho acadêmico • 2.105 Palavras (9 Páginas) • 7 Visualizações
[pic 1]
ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS PARA ATENDIMENTO AMBULATORIAL
Salvador – BA
2020
ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS PARA ANTENDIMENTO AMBULATORIAL
Projeto de Intervenção
Apresentado ao Curso de Graduação em Nutrição da UNIFACS como um dos pré-requisitos para aprovação no estágio supervisionado I. Sob a orientação da preceptora Liliane Tosta.
Salvador – BA
2020
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. FINALIDADE 5
2.1 OBJETIVOS GERAIS 5
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
3. METODOLOGIA 6
4. CRONOGRAMA 7
5. RELAÇÕES DE MATERIAIS 8
6. RESULTADOS E DISCUSSÃO 9
7. CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
ANEXOS 12
- INTRODUÇÃO
Os estágios curriculares supervisionados representam importantes momentos para estabelecer essa relação entre teoria e prática, por possibilitarem o desenvolvimento de competências relacionado à realidade profissional. Na Universidade Salvador (UNIFACS) os estágios curriculares é um dos requisitos para a conclusão da graduação e obtenção do título de bacharel em Nutrição. O estágio supervisionado ocorreu nos campos: Centro Comunitário Vida Plena (CCVP) e Fundação Lar Harmonia (FLH).
Atualmente a sociedade sofre grande influência da mídia e da industrialização, levando a mudanças nos hábitos alimentares, evidenciado pelo aumento da densidade energética, maior consumo de carnes, leite e derivados ricos em gorduras saturadas, e redução do consumo de frutas, cereais, verduras e legumes. Além disto, refeições de fácil preparo e consumo também tiveram seu consumo aumentado.
Com a alimentação desequilibrada vem o aumento de doenças relacionadas a dieta. Nos campos supracitados foram observadas algumas condições clínicas advindas do estilo de vida e hábitos alimentares, dentre elas, a dislipidemia, definida como um distúrbio que eleva os níveis plasmáticos dos lipídeos. A dislipidemia está entre os mais importantes fatores de risco da doença cardiovascular aterosclerótica, integrando o conjunto das doenças crônico-degenerativas, tais como hipertensão, obesidade e diabetes mellitus.
As doenças crônicas mencionadas são fatores predisponentes para a doença do refluxo gastroesofágico, sendo uma das mais importantes afecções digestivas tendo em vista a elevada e crescente incidência, a intensidade dos sintomas e a gravidade das complicações. A causa mais comum é a incapacidade do esfíncter esofagiano em impedir a volta do conteúdo gástrico, provocando a regurgitação.
Outra consequência de uma dieta desequilibrada é a constipação intestinal, sendo uma condição que na maioria das vezes é decorrente da ingestão inadequada de fibras e água.
Diante do exposto, o presente estudo teve como objetivo elaborar orientações nutricionais para dislipidemia, refluxo gastresofágico e obstipação intestinal, buscando uma intervenção nutricional educativa entre os pacientes atendidos e visando à modificação e à adoção de práticas alimentares saudáveis.
- FINALIDADE
- OBJETIVOS GERAIS
Elaborar orientações nutricionais para condições clínicas frequentemente atendidas nos respectivos campos de estágio e propor mudanças nos hábitos alimentares dos pacientes, promovendo a reeducação alimentar em busca de uma melhor qualidade de vida.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Levantar informações sobre as condições clínicas mais comuns nos atendimentos dos respectivos campos de estágios;
- Identificar o padrão alimentar dos pacientes atendidos;
- Desenvolver orientações nutricionais para as condições clínicas: dislipidemia, refluxo gastroesofágico e obstipação intestinal;
- METODOLOGIA
Trata-se de uma pesquisa teórica a partir da prática no estágio. Os locais de estudo foram as Instituições CCVP e Lar Harmonia, localizadas em Salvador- BA. O instrumento de coleta de dados utilizado nesta pesquisa foi a anamnese usada no atendimento ambulatorial na prática dos estágios de graduação em Nutrição da UNIFACS. O período de coleta dos dados ocorreu entre 26 de outubro a 06 de novembro 2020. Os dados coletados foram discutidos e analisados pelos estagiários. Excluiu-se as condições clínicas alvos de projetos de intervenções anteriores.
- CRONOGRAMA
- 26 de outubro de 2020 – Início do estágio supervisionado;
- 26 de outubro a 06 de novembro de 2020 – Coleta dos dados;
- 07 a 12 de novembro de 2020 – Análise dos dados e construção do projeto;
- RELAÇÕES DE MATERIAIS
Utilizou-se o questionário denominado anamnese, onde são coletadas informações do paciente com foco na alimentação, doenças pessoais e antecedentes familiares.
- RESULTADOS E DISCUSSÃO
Segundo CARVALHO et al. (2007) estudos variados confirmam uma relação entre excesso de gordura corporal e o risco de doenças, importantes causas de morbimortalidade, até mesmo de doenças cardiovasculares, aos quais são considerados como principais responsáveis por mortes no mundo e também no Brasil. (CARVALHO et al., 2007)
Diversos estudos, como o de Denadai et al. (1998) e Jaime et al. (2007) apresentam resultados positivos relacionados à implementação de educação nutricional, principalmente no que se refere à motivação e ao reconhecimento da necessidade de melhora na alimentação. Cervato et al. (2005) observaram que após intervenção nutricional educativa houve melhora na qualidade da alimentação, com redução no consumo de lipídios, carboidratos e de colesterol.
...