TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimento dos enfermeiros intensivistas sobre dor

Por:   •  16/4/2015  •  Artigo  •  1.711 Palavras (7 Páginas)  •  798 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

Artigo de Revisão

Conhecimento dos enfermeiros intensivistas sobre dor

Knowledge of critical care nurses about pain

Maria Luiza Dantas da Silva

 Estudante de graduação em enfermagem, Universidade federal do rio grande do norte (UFNR)

Natal – RN – Brasil

E-mail marisilva336@hotmail.com

 

Resumo

Objetivo: Analisar o conhecimento das praticas dos enfermeiros em pacientes que se encontram na unidade de terapia intensiva, e apresentar uma estratégia para solução de problemas. Método: este trabalho teve uma abordagem qualitativa. Trata-se de um levantamento do tipo revisão narrativa de artigos científicos, relacionados ao tema na seguinte base de dados: Lilacs . Resultados: As pesquisas mostram uma prevalência de conhecimentos considerados úteis ao tratamento do paciente critico Conclusão: Verificou-se a necessidade de implementação de programa de medidas de divulgação de informações a respeito do tratamento da dor na UTI para melhor atender os enfermos.

Descritores: conhecimento, dor e enfermeiros.

                                                             

                                                                 Abstract

Objective: To assess the knowledge of nursing practices for patients who are in intensive care unit , and presenting a strategy for solving problems . Method : This study was a qualitative approach . This is a survey of the narrative kind review of scientific articles related to the topic in the following database : Lilacs . Results: The studies show a prevalence of knowledge considered useful in the treatment of critically ill patients Conclusion : There was a need to implement measures to disseminate information regarding the treatment of pain in the ICU program to better serve the sick .

Key words: knowledge, pain and nurses.

 

Introdução

  A dor em pacientes da unidade de terapia intensiva (UTI) é um fenômeno bastante comum, isso se deve aos procedimentos que essas pessoas são submetidas para melhora da sua saúde, mas as maiorias desses procedimentos realizados trazem algum tipo de desconforto ou trauma. Já foram desenvolvidos mecanismos de alivio da dor, mas é necessária a utilização adequada de outras fontes de avaliação.

  Os doentes em estado crítico possuem dificuldade de expressar a dor e os profissionais muitas vezes não dominam técnicas em identificar os sintomas revelados para avaliar esse quadro. A essas dificuldades deve-se a importância do conhecimento da dor pelo enfermeiro para a otimização e controle da mesma. É preciso que esse profissional tenha o saber da caracterização da dor, pois é ele possui maior contato com o paciente lidando diretamente com o mesmo a todo o momento.

  Este estudo tem como objetivo avaliar o conhecimento da equipe de enfermagem da unidade de terapia intensiva a respeito da dor para que se possa perceber a necessidades de aperfeiçoamento nesse tema para melhorar a qualidade de vidas das pessoas na UTI.

 

Metodologia

  Estudo do tipo revisão narrativa da literatura que é o levantamento de determinado tema pesquisado em diversas fontes. A pergunta utilizada para construir o problema foi: qual o conhecimento dos enfermeiros intensivistas sobre dor?A busca dos artigos foi realizada na base de dados eletrônica LILACS (base de dados latino-americana de informação bibliográfica em ciências da saúde) e foram usadas palavras-chaves em português apenas. Para a busca dos artigos a serem analisados foram utilizados os descritores em ciências da saúde pesquisados e existentes: conhecimento, dor e enfermeiros. A coleta dos dados foi feita no mês de novembro de 2014 no período de 19/11/14 a 20/11/2014 com duração média de quinze horas.

  Na base de dados LILACS foi usada na pesquisa em todos os índices a seguinte frase: conhecimento dos enfermeiros sobre dor. Ao todo apareceram dez artigos, dois quais foram selecionados cinco no idioma em português para analise por meio da questão norteadora e apenas dois para desenvolvimento do artigo.

ARTIGOS SELECIONADOS:

1- Dor em recém nascidos: avaliação e tratamento não-farmacológico em uti neonatal / Pain in newborns: a descriptive study about assessment and non-pharmacological treatment at a NICU

Barbosa, Flávia de Souza; Valle, Ianê Nogueira do.

Online braz. j. nurs. (Online); 5(2)2006. graf, tab

Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: bde-23680

Biblioteca responsável: BR1342.1

2- Dor em pacientes críticos sob a ótica de enfermeiros intensivistas: avaliação e intervenções / Pain in critical patients from the perspective of intensive care nurses: assessment and interventions

Cleyton Cézar Souto Silva, Josilene de Melo Buriti Vasconcelos, Maria Miriam Lima da Nóbrega.

Rev. RENE; 12(3): 540-547, abr.-jun. 2012.

Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: bde-24312

Biblioteca responsável: BR6.1

3- A dor e o recém-nascido de risco: percepção dos profissionais de enfermagem / Pain and the newborn at risk: nursing professional?s perceptions / El dolor y el recién-nacido de riesgo: percepción de los profesionales de enfermería

Veronez, Marly; Corrêa, Darci Aparecida Martins.

Cogitare enferm; 15(2)abr.-jun. 2010. .

Artigo em Português | LILACS | ID: lil-568448

Biblioteca responsável: BR16.1

4- Conhecimento da equipe de enfermagem sobre avaliação comportamental de dor em paciente crítico / Conocimiento del equipo de enfermería en la evaluación del comportamiento del dolor en el paciente crítico / Nursing team knowledge on behavioral assessment of pain in critical care patients

Souza, Regina Cláudia Silva; Garcia, Dayse Maioli; Sanches, Mariana Bucci; Gallo, Andréa Maria Alice; Martins, Cássia Pimenta Barufi; Siqueira, Ivana Lúcia Correa Pimentel.

Rev Gaucha Enferm; 34(3): 55-63, set. 2013. tab.

Artigo em Português | LILACS | ID: lil-695256

Biblioteca responsável: BR1.1

5- Conhecimento e percepção da equipe de enfermagem em relação à dor na criança internada / Nursing team understanding and perception of pain in hospitalized children

Kanai, Kenia Yurie; Fidelis, Wania Maria Zangirolamo.

Rev. dor; 11(1)jan.-mar. 2010. .

Artigo em Português | LILACS | ID: lil-562426

Biblioteca responsável: BR1.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (160 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com