TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Programa do Renascimento para Idosos

Tese: O Programa do Renascimento para Idosos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Tese  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 4

Programa de Revitalização de Idosos

Este programa tem como objetivo principal proporcionar à população da terceira idade uma oportunidade de convívio social, esportivo e acadêmico visando melhora da qualidade de vida destes indivíduos.

Aos idosos participantes são oferecidas aulas com temas diversos, prática de atividade física supervisionada por fisioterapeutas e educadores físicos, e avaliações periódicas de parâmetros físicos realizados por equipe treinada.

O objetivo da Revitalização Geriátrica é a melhora da qualidade de vida dos idosos participantes, assim como o da maioria dos programas voltados à terceira idade. Principalmente com o objetivo buscar intervir por meio de disciplinas semanais que atendam às diferentes necessidades dos idosos, considerando-se aspectos físicos, psicológicos e sociais. Nesses programas, as atividades foram adaptadas e tem acompanhamento dos profissionais nas aulas. Segundo achados de Binder et al.21, há maior melhora das variáveis de qualidade de vida e também físicas para grupos de idosos que fazem o programa de intervenção com acompanhamento do que para aqueles que fazem em casa seguindo orientação. Em seu estudo, Cornu et al.22 também concluíram que para haver resultados deve haver um bom acompanhamento e supervisão dos idosos; porém, tiveram bons resultados com programa domiciliar.

As atividades dos programas de Revitalização Geriátrica mostraram ser seguras e eficazes para grandes grupos e representam alternativas de baixo custo para intervenção coletiva. Os projetos que atendem às necessidades dessa população são raros no Brasil devido às grandes dificuldades sociais e econômicas.

Esses programas são acessíveis a um grande número de idosos e representam alternativa à Saúde Pública preventiva. Os resultados indicam que há ganhado de qualidade de vida, o que sugere a importância do incentivo para que os idosos participem dessas e de outras atividades a fim de prevenir o isolamento e a imobilização que podem ocorrer no processo de envelhecimento.

Técnicas Fisioterapêuticas para Revitalização Geriátrica

As técnicas fisioterapêuticas para revitalização geriátrica são atividades realizadas em grupos de até vinte pessoas, mas, em geral, dependerá do tamanho do local onde será desenvolvida. Normalmente, deve-se utilizar uma sala arejada e clara, com piso antiderrapante, com, no mínimo, 50 m2 de superfície e temperatura ambiente entre 18 e 20°.

Cada sessão deve durar entre 50 e 55 min e devem ser realizadas pelo menos duas vezes por semana, sendo a quantidade ideal e aconselhável três vezes por semana. No início de cada sessão, deverá ser verificada a presença dos inscritos e aprovados, e ser feita uma rápida inspeção da indumentária: roupa cômoda, larga, de tecido leve (algodão ou similar), e calçado esportivo (tênis) com sola antiderrapante.

A sessão começa com um período curto (5 a 7 min) de aquecimento e alongamento dos principais grupos musculares. Em seguida, são trabalhados componentes de mobilidade e força, dedicando-se em todas as sessões aos distintos segmentos corporais e combinando exercícios de força e mobilidade, com duração aproximada de quinze minutos.

Posteriormente, inicia-se uma marcha lenta que, pouco a pouco, converte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com