TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histórico de casos

Artigo: Histórico de casos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Artigo  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 3

4.10 Estudo de Caso

Identificação: L.N

Sexo: Feminino

Idade: 24 anos

Estado Civil: Casada

Profissão: Trabalhadora Rural

Religião: Católica

Naturalidade: Salinas

Cor: Parda

Queixa principal:

Paciente relata cefaléia persistente, epigastralgia e edema localizado em membros inferiores.

Historia progessa:

Paciente estava em uso de método anticonceptivo ciclo 21, teve seis consultas pré-natal sendo realizadas em consultório particular, com hipertensão na gestação atual, não possui antecedentes patológicos e nem cirúrgicos, não teve gestações anteriores, iniciou o uso de metildopa no 3º trimestre de gestação, não alérgica a medicamentos, não e tabagista e faz uso de álcool socialmente, com tipo sanguíneo o+.

Historia socioeconômica:

Possui 2° grau completo, casada, reside em casa própria com o esposo e a sogra, com água de cisterna e energia elétrica, sem rede de esgoto.

Exame físico:

Paciente consciente, ativa, normocorada, verbalizando, eupnéica, sem deformidades físicas, com edema localizado em membros inferiores, função intestinal e urinaria presentes, abdômen gravídico, deambulando normalmente.

Temperatura axilar: 36.5ºc, pulso: 89 bpm, respiração: 16 irpm, p.a: 170x110 mm/hg, spo2: 98%, realizado testes rápidos de VDRL e teste rápido para HIV ambos com resultados negativos.

Historia ginecológica:

GPA: G1 PO AO dum: 25-01-14 Dpp: 02-11-14 IG: 335 2 d.

Paciente apresentando colo fechado, centralizado, grosso, bolsa integra, polo cefálico, dinâmica interina -, BCF+ 145 bpm.

Diagnostico: A DHEG (doença hipertensiva específica da gravidez) pode ser definida como uma manifestação clínica e laboratorial resultante do aumento dos níveis pressóricos em uma gestante, previamente normotensa, a partir da 20a semana de gestação. A eclampsia e responsável por parcela significativa dos casos de mortalidade e perinatal sendo frequentemente associada a complicações de órgão vitais como o sistema nervoso central, o fígado e os rins.

Manifestações clinicas:

• Ganho de peso pode ser o primeiro indicio acima de 450g por semana, aparti da vigésima semana.

• Hipertensão arterial

• Proteinúria

• Edema maleolar

Paciente usa medicamentos:

Metildopa

Efeitos: agente anti-hipertensão no tratamento da hipertensão arterial moderada e severa incluindo a hipertensão maligna.

Ações esperadas: a metildopa e um eficaz agente no controle da hipertensão arterial, seu inicio de ação ocorre aproximadamente em 2 horas com ação persistente por ate 24 horas.

Posologia: a posologia usual de inicio d metildopa e 250 mg 2 ou 3 vezes por dia, nas primeiras 48 horas. A seguir a posologia diária pode ser aumentada ou diminuída preferencialmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com