TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O 5 Período da Segunda e Terceira Semana do Desenvolvimento Embrionário

Por:   •  30/5/2022  •  Resenha  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 2

5 Período da segunda e terceira semana do desenvolvimento embrionário

Com o passar dos dias, ocorre a gastrulação, cujo nome deriva de um evento primordial dessa etapa, e o surgimento do arquêntero ou intestino primitivo, e os folhetos embrionários são formados. Os folhetos embrionários são estruturas que darão a origem a diferentes órgãos e tecidos conforme sua posição e composição celular e são eles a ectoderme, que dará origem entre outros tecidos a estruturas da face, glândulas lacrimais, pele. O mesoderma orirginará rins, útero e coração. Já o endoderme é quem dará origem ao pâncreas ao fígado e outros órgãos e tecidos. Nessa etapa o zigoto é chamado de gástrula.

A placenta ainda não está completamente desenvolvida nessa etapa. O coração embrionário passa a receber sangue a partir da segunda semana de gestação, já que o sistema vascular começa a se desenvolver a partir das projeções trofoblásticas para o interior do endométrio. A cavidade amniótica e a cavidade vitelínica são formadas na segunda semana.

Uma nova população de células surge entre a membrana exocelômica e o Citotrofoblasto, formando o Mesoderma Extraembrionário. Várias cavidades pequenas irão aparecer nesse mesoderma. Depois essas cavidades pequenas se unem, formando agora uma única e grande cavidade, a chamada Cavidade Coriônica. O Saco Vitelino Primitivo diminui um pouco e deixa um resquício, o chamado Cisto Exocelômico, e agora essa cavidade vira Saco Vitelino Secundário. Enquanto isso, células do hipoblasto proliferam e migram para formar a membrana exocelômica. Essa membrana até o momento está junta do Citotrofoblasto. Você se lembra da cavidade do blastocisto? Então, depois que a membrana exocelômica surge essa cavidade muda de nome e passa a se chamar de Cavidade Exocelômica ou Saco Vitelino Primitivo. Vamos já ver mais na frente as imagens.
Continuando... A Cavidade Coriônica divide o Mesoderma Extraembrionário em duas porções: Esplâncnico e Somático. O Mesoderma Extraembrionário, o Citotrofoblasto e o Sinciciotrofoblasto, que agora estão juntos, irão formar o Saco Coriônico, que futuramente irá dar origem à placenta.
As células do hipoblasto (que são cúbicas) em um determinado local adotam a forma colunar. Essa área é chamada de Placa Pré-cordal ou Membrana Orofaríngea que indica o futuro local da boca. Agora nós conseguimos identificar a região cefálica do embrião (onde será a boca). A região do outro lado será a região caudal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com