TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DETERMINAÇÃO DA GRANULOMETRIA POR PENEIRAMENTO (NBR-7182)

Por:   •  29/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO – UNIFSA

CURSO: ENGENHARIA CIVIL

DISCIPLINA: MECANICA DOS SOLOS I

PROFESSOR: RONALDO SIQUEIRA

DETERMINAÇÃO DA GRANULOMETRIA POR PENEIRAMENTO (NBR-7182)

Aluna: Susy Silva Gomes

Teresina/PI

2018

RESUMO

O seguinte relatório faz uma análise dos procedimentos experimentais realizados no laboratório da UNIFSA. Os ensaios realizados foram de compactação dos solos (NBR – 7182), e Granulometria e limites de liquides e plasticidade. Na disciplina de mecânica dos solos a realização destes ensaios é muito importante, pois indicam as condições e características de um solo, o que implica diretamente na realização e dimensionamento das mais variadas estruturas.      Portanto, esse trabalho é satisfatório ao complementar a formação geotécnica do aluno através do contato direto e prático com instrumentos de análise de solos, sendo ainda um primeiro contato com a pesquisa científica.

2 OBJETIVOS

O objetivo da pratica é a analise granulométrica dos solos realizada pelo método de peneiramento permitindo assim a caracterização do solo.

3 MATERIAIS UTILIZADOS

-  Jogo de Peneira #10 (2mm)

- Estufa

- Balança

 4 PROCEDIMENTO

-Segundo a NBR 7181/84 deve-se através das recomendações NBR 6457/86 secar amostra de solo (1500g) ao ar para determinação da umidade higroscópica, desmanchar os torrões sem provocar a quebra dos grãos e realizar a devida homogeneização.

-Para determinar-se a quantidade de material que será utilizada empregou-se o processo de quarteamento e foi lavada a amostra total na peneira de número 10. E a amostra parcial lavou-se na peneira de número 200( esta peneira ira nos fornecer a quantidade de materiais finos que temos no solo).

- Em seguida pesou-se na balança a quantidade de cada amostra que ficou retida em cada peneira

5 RESULTADOR E DISCURSSÕES

Após os procedimentos realizados foram pesados os materiais retidos em cada peneira, e partir disso foi possível classificar o tipo de solo e verificar se está próprio para ser utilizado. O seguinte trabalho tem como meta apresentar uma análise, a fim de definir como se escolhe uma amostra de solo e a partir desta por meio das prescrições da norma vigente da ABNT obter dados que permita auxiliar a sua caracterização e utilização do solo de maneira apropriada por meio de curvas. Na tabela a baixo e possível verificar melhor os dados obtidos no laboratório.

[pic 2]

De acordo com dados obtidos na tabela a cima foi possível determinar o tipo de solo através da curva granulométrica

[pic 3]

6 CONCLUSÃO

Os procedimentos realizados demonstraram que o ensaio de granulometria mostrou-se indispensável para a caracterização do solo tendo em vista que ele fornece informações detalhadas da quantidade de material presente em uma determinada faixa de dimensão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (213.8 Kb)   docx (46.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com