TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESTEIRA TRANSPORTADORA DE RESÍDUOS

Por:   •  23/3/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.277 Palavras (6 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 6

ESTEIRA TRANSPORTADORA DE RESÍDUOS (E.T.R)[pic 1]

RESUMO

        A partir de uma esteira transportadora vazada, onde a mesma ficará localizada abaixo da boca de lobo, toda a captação das águas das sarjetas cairá na esteira que irá separar a água dos resíduos, dando início ao processo de transporte. Estes materiais serão transportados até o final dessa esteira caindo dentro de um container de lixo localizado em pontos centrais de coletas. A retirada do lixo dos containers será feita no mínimo três vezes por semana, em dias e períodos pré-determinados. Esse sistema será alimentado por energia solar e controlado por um timer, que ligará a esteira a cada cinco minutos, evitando o consumo de energia desnecessário. Este projeto foi pensado na melhor forma de lidar com esse problema, e realizar a prevenção, por meio da construção de um sistema eficiente de drenagem, fazendo parte de um planejamento urbano mais consistente.

Palavras-chave: Sustentabilidade; Inovação; Qualidade de vida social.  [a]

ABSTRACT

From a treadmill leaked carrier, where will be located below the culverts, all the uptake of water from the gutters fall in the wake that will separate water from waste, initiating the splitting process. These materials will be transported to the end of this treadmill falling into a trash container located at central collection points. The removal of the container the waste will be at least three times a week, by day and predetermined periods. This system will be powered by solar energy and controlled by a timer, which will connect the treadmill every five minutes, avoiding unnecessary energy consumption. This project was thought the best way to solve this problem, and to do a prevention, by building an efficient drainage system, and a more consistent urban planning.

Key-words: Economy; Innovation; Quality of life in society.

1. INTRODUÇÃO

Há tempos o homem vem lutando contra a poluição, o descarte incorreto de lixo na natureza já é um problema de nível global[b]. Porém existem empresas coletoras de materiais recicláveis que buscam amenizar esse problema. Atualmente o processo de limpeza nas ruas, na maioria dos casos, é feita manualmente e necessita de grande mão de obra, o que torna um processo lento e caro. Além disso, pesquisas mostram que o lixo é o principal problema nas grandes metrópoles. Os produtos não biodegradáveis depositados em locais inadequados, que tem como destino final lixões a céu aberto possibilitando a proliferação de doenças além de comportar animais transmissores de doença. O presente projeto, tem por finalidade combater a poluição e conscientizar a população sobre as catástrofes naturais geradas pelos mesmos, trazendo resultados positivos e favoráveis para a população e o meio ambiente.

2. MATERIAIS E SUAS APLICAÇÕES

        Para a construção de uma esteira transportadora de resíduos será necessário os seguintes materiais: uma esteira vazada, motor, roldanas, polias, calha inoxidável, rolamentos, container, botoeiras, led’s, placa solar, contactora, disjuntores monofásicos, sensor de nível, relé térmico, quadro de comando, temporizador, e para seu suporte, será necessário chapa de ferro.

  • ESTEIRA VAZADA

        A esteira terá sua função principal de fazer a separação dos resíduos da água da chuva, e conduzi-los até seu local de destino.

  • MOTOR E POLIAS

        O motor e as polias darão o torque necessário para que haja a movimentação da esteira.

  • ROLDANAS E ROLAMENTOS

        As roldanas e os rolamentos vão servir para dar suporte à esteira e impedi - lá de provocar o desnível.

  • CALHA INOXIDÁVEL

        Irá cercar toda a esteira para que não haja a queda dos resíduos.

  • BOTOEIRAS

        Será utilizado para acionar ou desativar a esteira quando a mesma houver necessidade de manutenção e afins.

  • LED’S

        Tem a função de indicar seu funcionamento ativo ou não.

  • PLACA SOLAR

        Tem como intuito gerar energia renovável, para que ocorra a movimentação da esteira.

  • CONTACTORA

        Irá acionar o motor.

  • TEMPORIZADOR

        Irá decidir seu tempo de acionamento. [c]

  • CHAPAS DE FERRO

        As chapas serão a estrutura de sustentação da esteira.        

  • DISJUNTORES MONOFÁSICOS

        Ficará encarregado da proteção do circuito caso haja uma sobrecarga. [d]

  • QUADRO DE COMANDO

        Recipiente onde ficará implantado internamente o disjuntor, a contactora, o relé térmico, o timer e o indicador de quantidade de lixo. [e]

  • RELÉ TÉRMICO

        Caso ocorra sobrecarga/superaquecimento no motor afim de, protege – lo.[f]

  • SENSOR DE NÍVEL

        Indicará a quantidade de lixo acumulada no reservatório de lixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (172 Kb)   docx (284.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com