TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE ENVOLVENDO CONJUNTO SOB A ÓPTICA DA ENGENHARIA DIDÁTICA

Por:   •  11/2/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.369 Palavras (14 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 14

ANALISE ENVOLVENDO CONJUNTO SOB A ÓPTICA DA ENGENHARIA DIDÁTICA

Fernanda Bastos Maciel – IFBA - fernandabastosmaciel@gmail.com

Sebastião Fagner Siqueira Carvalho – IFBA – sf.fagner@gmail.com

Tatiana dos Santos Lima – IFBA – tatylimasrc@hotmail.com

Didática da Matemática – Prof.ª Me. Eliana Gomes de Oliveira

RESUMO

A teoria dos conjuntos, criada por Cantor, é uma das mais notáveis inovações matemáticas dos últimos séculos, esta teoria tão logo revelou-se como o fundamento de toda a Matemática, possibilitando o desenvolvimento de novas disciplinas. O objetivo desse artigo foi verificarmos se os alunos do 1º ano do Ensino Médio, aplicam as técnicas possíveis para resolver situações envolvendo intersecção entre dois ou mais conjuntos. O artigo foi desenvolvido em torno das quatro fases da Engenharia Didática: Análises prévias; Concepção e análise a priori das situações didáticas da engenharia; Experimentação; Análise a posteriori e avaliação. Articulando assim, a construção de um saber matemático diante de uma sequência didática experimental. Realizamos uma investigação em microengenharia, trazendo uma visão mais restrita, na medida em que se interessa pelas relações e fenômenos ocorrentes em sala de aula. Chegando à conclusão que nem todos os alunos do 1º ano do Ensino Médio, da pesquisa em questão, utilizam técnicas possíveis para resolução de situações envolvendo intersecção entre dois ou mais conjuntos e também que o objeto matemático recebe pouco embasamento quando apresentado aos alunos e não é incluído por boa parte dos mesmos como um conteúdo essencial para o seu desenvolvimento educacional.

Palavras-chave: Conjuntos, Engenharia Didática.

1 INTRODUÇÃO

A metodologia da Engenharia Didática - ED surgiu na década de 80 no contexto da didática francesa. Com o passar dos anos a sua implementação tem deixado de ser uma alternativa, tornando-se uma solução, permitindo que os profissionais desenvolvam as competências essenciais para organizar os procedimentos metodológicos de pesquisas desenvolvidas no contexto de sala de aula.

O artigo será desenvolvido em torno das quatro fases da engenharia didática: Análises prévias; Concepção e análise a priori das situações didáticas da engenharia; Experimentação; Análise a posteriori e avaliação. Articulando assim, a construção de um saber matemático diante de uma sequência didática experimental.

O assunto ao qual analisaremos sob a óptica da ED, a Teoria dos conjuntos é um conteúdo abordado em diversas séries da educação básica, desde a educação infantil com conceitos basilar até o ensino médio, mais especificamente no 1º ano, em que a maioria dos professores de matemática inicia o ano letivo abordando teoria dos conjuntos e que reproduzem os conceitos que geralmente são descontextualizados e sem significados para os educandos

Quanto aos níveis de pesquisa, será uma investigação em microengenharia trazendo uma visão mais restrita, na medida em que se interessa pelas relações e fenômenos ocorrentes em sala de aula.

A primeira fase, análise preliminar, é composta de uma revisão bibliográfica envolvendo as condições no ambiente onde ocorrerá a pesquisa. A pesquisa terá embasamento em livros, revistas e artigos científicos sobre Engenharia Didática, Pesquisa bibliográfica e conjuntos. Posteriores, a aplicação de atividade para o despendimento das demais fases, conforme já citadas.

A problemática de uma pesquisa é o conjunto de questões coordenadas que se colocam num determinado quadro teórico para esclarecer o problema colocado e os objetivos do estudo. Ela introduz a metodologia da pesquisa e apresenta as conclusões esperadas sob forma de questões abertas (hipóteses) induzidas pelo quadro teórico escolhido.

Dessa forma, procura-se saber: Os alunos do 1º ano do Ensino Médio, aplicam as técnicas para resolver situações envolvendo intersecção entre dois ou mais conjuntos?

2. O ENSINO DA TEORIA DOS CONJUNTOS NO ENSINO MÉDIO

A teoria dos conjuntos, criada por Cantor, é uma das mais notáveis inovações matemáticas dos últimos séculos. Apresentada em pleno século 19, foi combatida pelos contemporâneos do matemático. Com a passagem dos anos, entretanto, as aplicações da teoria dos conjuntos vieram comprovar sua extraordinária importância para o progresso da análise matemática. No final dos anos 50 e começo dos anos 60, houve uma reformulação significativa da Matemática no Brasil. Sob a bandeira do modernismo, seus defensores buscaram inovações no ensino da Matemática. Dessa forma, os reformistas se concentraram essencialmente na linguagem abusiva e no formalismo da Teoria dos Conjuntos, o que trouxe mais danos do que benefícios do ensino da Matemática de 1º e 2º graus. A linguagem formal da Teoria dos Conjuntos é, porém, sua parte menos importante.

A teoria criada por Cantor tão logo revelou-se como o fundamento de toda a Matemática, possibilitando o desenvolvimento de novas disciplinas, segundo Antônio Acra, em artigo realizado na Universidade de São Paulo em 1992.

Ao falar de linguagem dos conjuntos faz-se necessário relacionarmos com o Movimento da Matemática Moderna - MMM, uma vez que nesse período temos uma forte presença da mesma. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL, 1998), a partir da década de 60 as ideias do Movimento da Matemática Moderna, chegaram às salas de aula, nesse contexto, o ensino de matemática passou a ter preocupações excessivas com abstrações internas à própria Matemática, mais voltadas à teoria do que a prática. A linguagem da teoria dos conjuntos, por exemplo, foi introduzida com tal ênfase que a aprendizagem de símbolos e de uma terminologia interminável comprometia o ensino do cálculo, da geometria e das medidas, a teoria dos conjuntos aparecia nos programas como elemento unificador da matemática.

Teoria dos conjuntos é um conteúdo abordado em diversas séries da educação básica, desde a educação infantil com conceitos basilar até o ensino médio, mais especificamente no 1º ano, em que a maioria dos professores de matemática inicia o ano letivo abordando teoria dos conjuntos e que reproduzem os conceitos que geralmente são descontextualizados e sem significados para os educandos.

Muitos livros atuais ainda são organizados de modo que elementos da teoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com