TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS FERRAMENTAS ESTRATÉGICAS

Por:   •  10/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 3

FERRAMENTAS ESTRATÉGICAS

Suponha que o gestor de uma empresa contrate seus serviços como consultor. Depois de algum tempo de gestão, o empresário acha que ela já está grande o suficiente para começar a sofrer algumas expansões, principalmente no que diz respeito às formas de gestão. Percebe ainda que a empresa precisa de uma maior profissionalização, visto que ela é uma empresa familiar. Percebendo isto, o gestor lhe passa as seguintes informações:

O foco do gestor sempre foi a produção e este lida com os problemas de relação humana conforme eles vão aparecendo, usando o conhecido “bom senso”. Porém, com o número de colaboradores crescendo cada vez mais e com a necessidade de contratar ainda mais pessoas para uma futura expansão, o trabalho de Gestão de Pessoas tornou-se bastante pesado para ficar somente nas mãos do gestor.

O objetivo do gestor era mudar de uma empresa familiar, paternalista, para uma empresa voltada para o mercado e buscando resultados, com uma maior profissionalização da gestão. Para isso, foram implementadas novas políticas de trabalho e um novo sistema que integrava os departamentos. Isto tudo de forma autocrática e da noite para o dia. Em pouco tempo, o gestor percebeu que a resistência das pessoas era muito alta. O nível de insatisfação entre os empregados era alto. A partir daí o ambiente de trabalho já não era o mesmo e o gestor contratou o consultor.

A partir das informações apresentadas, redija um texto explicando como você lidaria com a situação. Indique que ferramenta(s) estratégica(s) você utilizaria para a resolução da situação-problema, justificando sua resposta.

Acreditamos que o endomarketing na gestão de pessoas é a melhor maneira de motivar os funcionários a mudar o comportamento para alcançar as metas da empresa. O endomarketing irá ajuda a criar uma imagem positiva da empresa, usando métodos de comunicação.

Para aplicar o endomarketing na gestão de pessoas, o gestor irá iniciar definindo claramente o que deve ser alcançado, em comum acordo com as lideranças dos diversos setores envolvidos.

Com essa definição, o gestor, então, deverá identificar as necessidades e fazer uma pesquisa. Essa pesquisa não deve se restringir apenas ao padrão de comportamento dos funcionários, mas deve se aprofundar em questões importantes para a equipe. Isso pode ser conseguido com a ajuda de entrevistas. Perguntas como:  o que eles pensam do processo de recrutamento da empresa? Como enxergam os processos de treinamento? Estão felizes com as condições de trabalho? Sentem-se comprometidos com a empresa?

Com essas respostas, é possível entender de maneira profunda as questões que as pessoas estão enfrentando diariamente e qual seu contexto.

Após a realização da pesquisa e compilação de dados, o gestor analisará essas informações e elaborará um plano de ação por meio da ferramenta estratégica 5w1h. Ao usar a ferramenta, o gerente conseguirá se comunicar com seus colaboradores, informando o porquê das mudanças, como essas mudanças irá acontecer e como essas mudanças irá melhorar a empresa.

Exemplo:[pic 1]

Os resultados para a empresa são palpáveis: melhoria, diminuição do turnover, retenção dos talentos e fortalecimento da empresa como marca empregadora. O funcionário se torna um verdadeiro aliado do negócio, mais alinhado com a cultura da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (174.5 Kb)   docx (97.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com